Você sabe o que é Retrofit de Fachada? 5 cases que vão encher os seus olhos

  • 0
  • 27 agosto, 2015

Você já ouviu falar em retrofit de fachada? Esta é uma forma de revitalizar e valorizar fachadas de prédios antigos, trocando pastilhas, mudando cores e alterando revestimentos. O resultado são edifícios mais modernos, sustentáveis e revestidos com materiais mais duráveis. Confira cinco exemplos de renovações de prédios feitas no Brasil:

1. Condomínio Edifício San Fernando

Este é um prédio construído em 1949, com nove andares e 54 unidades, localizado na região da “cracolândia”, em São Paulo. A reforma da sua fachada ficou por conta do arquiteto Arnold Pierre Merelsein e do designer Carlos Perrone. Para a revitalização, os profissionais investiram na alteração das cores do edifício, que, antes da renovação, era azul. Além das novas cores, os peitoris das unidades receberam revestimentos de ferro e as janelas de madeira foram substituídas por modelos de alumínio. O resultado do retrofit valorizou o condomínio San Fernando, que ganhou aparência mais leve e moderna.

2. Edifício Bela Paulista

Localizado na Avenida Paulista, o prédio de escritórios de 14 andares Bela Paulista recebeu uma renovação completa, que modificou tanto sua fachada quanto seu interior. O projeto, de responsabilidade do escritório KV&A Arquitetura, modificou a antiga fachada formada por quadros de vidros maxim-ar 4 mm. Na reforma, o prédio ganhou quadros de vidros laminados refletivos prata. Os pilares – que eram marrons – foram revestidos com Alucobond preto fosco. Além disso, os terraços receberam nova cobertura e revestimento de quadros fixos que acompanham o design da fachada. O objetivo era deixar a fachada do prédio moderna, sustentável e elegante.

3. Iguatemi de São Paulo

Iluminação natural e inspiração nos prédios de Nova York são duas características do projeto de revitalização do Iguatemi São Paulo, feito em 2013. Janelas amplas e revestimento em pedras do tipo Limestone fizeram parte das alterações realizadas pela equipe de arquitetura do Iguatemi São Paulo, em parceria com o escritório francês Carbondale. A pedra escolhida para revestir a nova fachada é a mesma presente na estrutura do Palácio de Versailles, da Catedral de Notre Dame e da Estátua da Liberdade. O tipo Limestone foi escolhido por proporcionar durabilidade e sofisticação ao projeto.

4. WZ Jardins

Uma ideia de retrofit bastante moderno foi o projeto desenvolvido pelo arquiteto Guto Requena. As alterações tecnológicas feitas na fachada deste prédio fazem com que ele “converse” com o movimento da cidade. Os matizes da iluminação variam de acordo com a qualidade do ar e as luzes do prédio, de 26 andares, piscam de acordo com o barulho das pessoas na rua, formando diferentes desenhos coloridos. E não é só isso: quem possui o aplicativo WZ Hotel Luz pode usar o celular para interagir com a fachada do prédio. Basta falar ou escrever alguma coisa no app e ver o resultado ao vivo.

5.  Laboratório de Análises Clínicas Santa Luzia

Em Florianópolis, o projeto de retrofit do laboratório Santa Luzia resultou em edificações mais confortáveis e modernas. Para isso, a renovação incluiu revestimento com painéis de membrana têxtil tensionada nos 162 metros de fachada, que funcionam como uma tela de proteção solar para os prédios, e em novos tipos de esquadrias para as janelas, que garantem um melhor desempenho acústico. O projeto buscou realizar alterações que recuperassem e modernizassem a fachada, respeitando a estrutura original. Benhur Basso foi o arquiteto responsável pela obra.

Mudar a fachada do prédio é uma ótima maneira de revitalizar e valorizar o condomínio! Quer ver mais ideias para deixar seu apartamento mais bonito? Veja estas matérias com excelentes sugestões para envidraçar sua sacada. Além de deixar a sua área privativa mais confortável, esta também é uma forma de modernizar o lado de fora do seu prédio!

O que você acha do retrofit como forma de valorizar prédios e recuperar antigas fachadas? Deixe sua resposta nos comentários. 

Espelhos Decorativos: O Guia Básico para Decorar Ambientes

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta