Vidro Jateado na Decoração: 10 dicas de como e onde usar

  • 0
  • 29 novembro, 2017

A decoração moderna utiliza muito o vidro como material versátil que pode assumir diferentes formas. Exemplo disso é o vidro jateado, que se transformou numa referência de estilo e personalidade na decoração. Com toque contemporâneo, o efeito jateado no vidro pode trazer inúmeras possibilidades, misturando texturas, formas, cores e até relevo, proporcionando beleza e refinamento à decoração.

vidro jateado

O jateamento é uma técnica que lança grãos de areia contra o vidro em alta velocidade, deixando-o com efeito fosco e opaco. Dessa forma, a peça permite o controle da luminosidade e pode ser usada para diferentes ambientes. Confira aqui algumas dicas de quando e onde usar sem errar na decoração!

Quais as indicações e como é produzido o vidro jateado?

Existem inúmeros tipos de vidros disponíveis no mercado, e cada tipo de vidro tem as suas características, funções e indicações específicas. O vidro jateado por exemplo tem se destacado como uma grande tendência de decoração, pois, pode ser utilizado em portas, janelas, mesas, objetos de vidro, entre outros.

Vindo de uma técnica milenar, esse tipo de vidro transforma o liso em fosco e opaco. Por isso, o vidro jateado é ideal para lugares onde se preze pela privacidade como porta de vidro, divisórias de ambientes, janelas e etc. No processo de jateamento antigo, o vidro recebia a aplicação de jatos de areia na superfície. Mas com o avanço na produção desse material, a forma de fabricação do vidro jateado mudou.

Hoje, ele é produzido em cabines fechadas com o usos de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos, o que aumentou a resistência do produto.

Características do vidro jateado

O vidro jateado contribui muito para a decoração moderna de casas, comércios e empresas. Devido a segurança que proporciona, ele vem sendo muito utilizado por decoradores e arquitetos do mundo inteiro. E podem ser empregados em vários ambientes diferentes, sem perder o toque de originalidade.

Ele pode ser encontrado com diferentes texturas e figuras, fazendo com que cada peça seja única. É uma boa opção para quem quer elegância e modernidade, já que ele alia beleza e segurança, proporcionando o máximo de estilo e bom gosto. Os vidros jateados podem ser aplicados em boxes, janelas, portas, espelhos, vidros em geral, há várias possibilidades de estampas ou tipos de jateados, que mudam de ambiente para ambiente.

Veja alguns exemplos:

1. Divisórias de ambientes

Essa é a forma mais usada do vidro jateado. Separar ambientes com uma peça de vidro jateado permite manter a claridade dos espaços, enquanto sua opacidade traz privacidade.
As divisórias de vidro jateado são muito usadas para separar a cozinha da área de serviço e outros ambientes sociais. Uma dica interessante é usá-las para fechar o jardim de inverno.

vidro jateado divisoria

2. Tampo de mesa

vidro jateado também pode ser uma opção bem bacana para o tampo da mesa. Escolha um desenho que faça um composição harmônica com as cadeiras e a decoração do restante da sala de jantar.

vidro jateado mesa

3. Armários de cozinha

Esse tipo de vidro costuma ser muito usado em portas de armários de cozinha. Compõem um efeito moderno quando usado com armários de cores claras. O fosco não deixa a louça tão evidente e ajuda a esconder a desorganização, quando necessário.

vidro jateado armario

4. Vidro jateado com desenho

Os desenhos realmente são o ponto forte das peças, pois permitem a personalização do vidro jateado. Com técnicas cada vez mais modernas, os desenhos variam bastante entre as formas geométricas, listras orgânicas e desenhos florais.  Você pode escolher até desenhos divertidos para criar um ambiente descontraído, por exemplo, no quarto das crianças.

vidro jateado desenho

5. Box do banheiro

vidro jateado no box do banheiro é uma opção para trazer mais privacidade ao espaço de banho. Costuma ser mais usado para banheiros com maior movimentação de pessoas, como em academias e clubes, por exemplo.

vidro jateado banheiro

6. Portas com vidro jateado

O vidro jateado é muito usado em portas de ambientes sociais, em escritórios e também em estabelecimentos comerciais. Seu efeito fosco permite mais privacidade para estes ambientes e os desenhos contemporâneos permitem um toque sofisticado à decoração.

vidro jateado porta

7. Janelas com vidro jateado

O vidro jateado geralmente é utilizado apenas em partes da janela, como efeito decorativo. É muito comum o uso deste tipo de vidro nas janelas das igrejas, mas hoje vemos seu uso se expandindo para a decoração de casas e escritórios.

vidro jateado janela

8. Objetos de vidro jateado

O vidro jateado tem sido muito usado em peças de decoração e utensílios domésticos, como copos, garrafas, taças, pratos e bandejas. Além de ficarem bem charmosos, o vidro traz exclusividade aos objetos.

vidro jateado objeto

9. Jateamento em tijolos de vidro

Mais uma forma de diferenciar um espaço da casa que antes passaria despercebido. Jatear desenhos ou formas geométricas em tijolos de vidro pode deixar sua decoração ainda mais estilosa.

vidro jateado tijolos

10. Biombo com efeito decorativo

Se você tem um biombo ou pretende colocar um para criar uma separação de ambientes, aproveite para deixa-lo ainda mais personalizado com o vidro jateado. O uso do material ajuda a criar uma divisória entre os ambientes, além de ter um ótimo efeito decorativo. Opções não faltam para usar o vidro jateado na decoração. Com técnicas modernas, é possível personalizar o ambiente do seu jeito.

vidro jateado biombo

Entenda o conceito do vidro jateado

Inicialmente, para inserir texturas ao vidro, os artistas utilizavam pontas de diamantes, que riscavam o material formando desenhos artesanais. Com o surgimento do jato de areia, os profissionais experimentaram avanços e o ressurgimento de um mercado consumidor.

A cada ano as técnicas se modernizaram, e atualmente oferecem uma gama cada vez maior de possibilidades, formas e desenhos. Podendo inclusive ser jateado todo o vidro, sendo feitos em box, espelhos e vidros comuns, dando um toque de beleza e refinamento delicados.

De uma maneira simples, o jato de areia sobre o vidro consiste no lançamento de pequenos grãos de abrasivo com alta velocidade, contra a superfície do vidro, gerando micro lascas, tornando-as foscas (totalmente foscas ou parcialmente). De acordo com o efeito desejado, o que exige treinamento e habilidade do profissional.

 vidro jateado divisoria

Material

Os equipamentos para a produção do vidro jateado são, basicamente, um compressor de um dispositivo de jateamento. Que podem ser de sucção, ou seja, que suga o abrasivo com a passagem do ar em alta velocidade.

Vidro jateado: modo de fazer

De um modo básico, inicialmente é feita uma ilustração sobre uma máscara ou molde de papel vinil adesivo. Em seguida, faz-se o contorno do desenho usando um estilete, recortando e tirando a área que se deseja fosquear. Assim, protege-se parcialmente a superfície da peça e o jateamento é executado através das partes não protegidas.

O produto é um contraste de grande nitidez no acabamento final. A máscara pode ser feita de vários materiais como metais, obtidos de chapas de aço perfurados com pantógrafo e temperados. Látex ou outro material elástico resistente; armações metálicas revestidas de material elástico, e plásticos gomados como fita isolante, contact ou fita crepe resistente são os mais utilizados.

Faça você mesmo: incremente os ambientes

Esse tipo de material também traz originalidade e charme ás peças de decoração. Veja como fazer uma linda garrafa com vidro jateado, e deixe a sua casa ainda mais bonita!

(Decoração com garrafa de vidro jateado – canal: Arte de menina)

O que nós indicamos

O vidro jateado pode ser encontrado com diferentes texturas e figuras, fazendo com que cada peça seja única. É uma boa opção para quem quer elegância e modernidade! Já que ele alia beleza e segurança, proporcionando o máximo de estilo e bom gosto em qualquer ambiente em que ele for instalado.  O que acha de reformar a sua casa hoje mesmo? Depois conte para nós o resultado!

PS do vidro orçamento

Conheça a tecnologia em vidro da PS!

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

Gostou das dicas? Conte aqui para gente o que você achou e aproveite para conhecer nossas opções sob medida em vidro jateado!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta