Tipos de vidro para portas de vidro

  • 0
  • 26 setembro, 2017

Portas de vidro são uma excelente escolha para diversos ambientes. Além de esta ser uma opção que ajuda a aproveitar melhor a luz natural, ela também pode garantir a privacidade e o conforto dos cômodos: as portas de vidro podem ser instaladas em locais como sacadas, divisórias e fachadas.

Mas é muito importante saber quais são os tipos de vidro para portas de vidro. Ou seja, que materiais são ideais porque oferecem segurança, estética e durabilidade. Contamos quais são eles a seguir, confira:

Saiba quais são os devidos cuidados com a porta de vidro.

Conheça as possibilidades de Tipos de vidro para portas de vidro

Tipos de vidro para portas de vidro

Laminado

Este é um vidro considerado de segurança, que não se divide em pedaços pequenos e pontiagudos quando quebrado. Isso acontece porque ele é formado por duas ou mais camadas de vidro, com camadas de resina ou polivinil butiral (PVB) entre elas. Se a peça é quebrada, estas camadas intermediárias prendem os estilhaços menores.

Por este motivo, o laminado é um dos tipos de vidro para portas de vidro, e também é bastante utilizado em janelas, varandas, guarda-corpos e escadas. Vale dizer, ainda, que a camada entre as placas de vidro contribui para que o material tenha um maior isolamento térmico e acústico.

Outra característica deste material é que ele apresenta proteção contra os raios UV. Este é um benefício importante no material, porque garante a proteção dos moradores contra os raios solares nocivos à saúde. Além disso, também é importante para evitar danos em móveis, tapetes e demais objetos.

Você pode encontrar o vidro laminado em versão opaca ou colorida.

Porta de vidro

Float

Você já ouviu falar em vidros float? Recebem este nome os que passam por um processo que inclui a flutuação do vidro em estanho derretido. As maiores características deste tipo de vidro são:

  • Efeito liso, sem defeitos visuais
  • Altamente transparente – mas pode ser incolor ou colorido
  • Alta durabilidade
  • Superfície uniforme
  • Material reciclável

No entanto, o vidro float é um material frágil, podendo quebrar com facilidade e se estilhaçar em muitos pedaços cortantes. Para ser usado para portas de vidro, ele precisa ser temperado ou laminado.

O float temperado, por exemplo, é capaz de suportar pressões de 5.800 a 10.800 kg por cm².  Além disso, o vidro também apresenta bom desempenho acústico e térmico quando passa pelos dois processos – do float e da têmpera.

Tipos de porta de vidro

Temperado

Mais um exemplo que faz parte dos tipos de vidro para portas de vidro é o temperado. Para sua produção, é realizado um processo que envolve um rápido aquecimento e resfriamento da peça. O resultado é um material cinco vezes mais forte do que o vidro comum, com alta capacidade para suportar impactos. Assim como o laminado, este também é um vidro de segurança, que não se estilhaça em pedaços pontiagudos que podem oferecer perigo.

Mais uma característica do vidro temperado é a sua resistência térmica. Este também pode ser um dos tipos de vidro para portas de vidro porque não se altera quando exposto a altas ou baixas temperaturas.

Assim como o laminado, este também um material indicado para escadas, divisórias, vitrines, janelas e portas.

Uma folha de vidro temperado pode ter entre 4 e 10 mm de espessura. Para portas, o ideal é que a peça apresente, pelo menos, 8 mm. Você pode escolher entre uma ampla variedade de cores, como o verde e o cinza, ou optar por uma versão incolor.

O modelo incolor é o mais transparente, perfeito para espaços nos quais se queira aproveitar o máximo da luz natural. Já as outras opções são indicadas para dar mais cor à decoração ou para conferir mais privacidade ao cômodo.

Quarto com porta de vidro

Uma vez que o vidro é temperado, não há possibilidade de modificação do material. Existem algumas versões do vidro temperado, além do temperado float citado no tópico anterior:

Impresso temperado

No Brasil, estes vidros, que recebem um desenho ou textura em sua superfície, também são chamados de fantasia. O processo é feito quando o material ainda está quente.

O vidro temperado pode receber a impressão ou textura por dois motivos:

  • Decoração, uma vez que o detalhe confere um visual interessante à peça;
  • Aumento da privacidade, já que a impressão ajuda a bloquear a visão do cômodo sem impedir a passagem da luz.

A impressão pode ser feita tanto nos vidros coloridos quanto nos incolores, apenas em uma parte ou em ambos os lados. Entre os tipos de vidro para portas de vidro que podem ser impressos, estão o temperado e o laminado.

Serigrafado temperado

Outra maneira de dar mais detalhes ao vidro é utilizando uma tinta vitrificada para desenhar em sua superfície. O processo consiste na gravação do desenho em uma tela, para depois transferi-lo para o vidro. O próximo passo é usar o calor para fundir a tinta ao material.

Os desenhos podem variar de acordo com a decoração que se espera ver no ambiente. Este, que é mais um dos tipos de vidro para portas de vidro, pode apresentar:

  • Imagens de folhas;
  • Formas geométricas, como círculos;
  • Listras;
  • Cores chapadas.

O processo garante que a imagem gravada seja tão resistente quanto o vidro temperado. Além de objetos pontiagudos, a serigrafia também é resistente a manchas e gorduras. A transparência da porta feita com este material varia de acordo com as imagens escolhidas para serem gravadas na superfície.

Refletivo temperado

O vidro temperado já oferece um bom isolamento térmico, mas o efeito é potencializado quando o material também é refletivo.

Este é um dos tipos de vidro para portas de vidro que também pode ser chamado de controle-solar, exatamente porque protege o interior da residência contra a incidência de raios solares. Isso garante que os moradores tenham mais conforto, uma vez que a sensação térmica é sempre agradável.

O controle da temperatura e iluminação – somente parte do calor e da luz do sol é absorvida pelo vidro, a outra parte é refletida para a parte externa da casa – faz com que este seja um excelente material para portas externas, podendo ser incluído em projetos de varandas, terraços e fachadas.

Qual destes tipos de vidro para portas de vidro você acha mais interessante para incluir no seu projeto? Escreva pelos comentários, e, não se esqueça: conte com a PS do Vidro para a compra do material!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta