Tipos de porta de vidro em diversos ambientes

  • 0
  • 7 agosto, 2017

Tipos de porta de vidro… Ser um arquiteto ou um designer de interiores não é uma tarefa fácil, pois existem tantas opções de produtos no mercado que é um desafio escolher o que mais se adapta ao ambiente em questão.

Existem, por exemplo, diversos tipos de porta de vidro que cumprem mais que a simples função de entrar e sair de ambientes, e são um verdadeiro objeto de decoração.

No post de hoje, vamos analisar os tipos de portas de vidro disponíveis no mercado e quais as vantagens que cada um possui ao integrar determinados ambientes.

4 tipos de porta de vidro para ambientes

Porta de abrir batente

tipos de porta de vidro batente

tipos de porta de vidro puxador

Esta é a porta mais comum de todas, mesmo que existam suas diferenças de padrão e acabamento. A porta de abrir no estilo batente é adequada para grandes espaços. Pois ocupa uma área de mais ou menos 1 m2 para a abertura. Ela é fixada com dobradiças no batente da porta, e não no chão.

Indicada para praticamente todos os tipos de ambientes, principalmente nos boxes dos banheiros, as suas  dobradiças na parede evitam o contato constante com a água. Aliás, essa é a maior vantagem deste tipo de porta: a boa vedação, o que garante qualidade acústica e térmica. Além disso, a porta de vidro de abrir é muito resistente contra arrombamentos, garantindo a segurança dos imóveis.

Na hora de optar por este modelo, preste atenção no tamanho que a porta ocupará na planta, pois o espaço de abertura pode impossibilitar que móveis fiquem muito próximos a ela e os espaços fiquem apertados.

Porta de abrir pivotante

tipos de porta de vidro pivotanteEste é um dos tipos de porta de vidro que gera um grande diferencial e requinte ao ambiente. A porta de abrir pivotante pode ser usada tanto como porta principal de entrada quanto dentro dos ambientes, como na cozinha, no banheiro e na varanda.

Elas são indicadas para espaços grandes, pois a distância de onde elas giram até o batente pode variar de 5 a 10 cm. Dessa forma, a parte da porta que gira realiza esse movimento em torno de um eixo vertical – o pivô – no lugar das tradicionais dobradiças. Os pinos de fixação são colocados embaixo e em cima do portal, o que garante muita leveza e flexibilidade à porta.

Além da economia de espaço, outra grande vantagem é que a porta pivotante de vidro é de fácil instalação quando comparada às portas tradicionais, justamente por conter apenas dois pivôs de sustentação. Além disso, a chance de ela não se encaixar corretamente quando está fechada é bem menor.

Porta flex (porta camarão)

tipos de porta de vidro flex

tipos de porta de vidro camarão

Também chamada de porta articulada, a porta flex (ou porta camarão) é um estilo bem diferente. Ela não abre do jeito convencional, mas pelas laterais, de modo que ela se acumule em pequenos módulos.

Esse é um dos tipos de porta de vidro perfeito para quem não tem muito espaço no imóvel. Pois a abertura lateral não afeta a disposição de móveis e nem compromete o espaço.

Ela é ótima para ser usada em lavabos, banheiros, corredores, cozinhas, área de serviço. É coringa para qualquer ambiente, trazendo um estilo bem interessante ao projeto.

Outra vantagem é que a porta camarão não precisa ficar aberta com um peso que a segure. Sendo muito apropriada para integrar salas aos demais ambientes de forma mais elegante.

Porta de correr

porta de vidro de correr no banheiro

porta de vidro de correr no escritorio

porta de vidro de correr no quarto

A porta de correr é um dos tipos de porta de vidro mais utilizados nos projetos de decoração de ambientes. Também chamada de deslizante pode ser uma ótima solução, principalmente em espaços pequenos, como corredores, por exemplo.

Como praticamente não ocupa espaço, ela funciona muito bem em todos os cômodos. Inclusive substituindo paredes na hora de projetar ambientes integrados. Permitindo a comunicação entre os espaços, deixando a área com amplitude, mais arejada, e, ao mesmo tempo, permitindo a privacidade de forma discreta.

Uma boa dica é utilizar a porta de correr para deslizar na frente da parede, aproveitando ainda mais o espaço, não sendo necessário ter uma peça fixa para compor a instalação; o uso de trilhos com roldanas aparentes também agrega ainda mais sofisticação à porta.

Viu como existem excelentes tipos de porta de vidro para integrar os ambientes dos imóveis? Então, use a sua imaginação, analise bem o projeto e escolha as melhores opções para seus clientes!

Se você tem alguma dúvida sobre quais os tipos de porta de vidro são mais adequados para certos ambientes do seu projeto; deixe seu comentário abaixo que a nossa equipe está a postos para te responder. Até a próxima!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta