Tijolo de vidro: Onde aplicar

  • 0
  • 28 julho, 2017

Você já pensou em incluir tijolo de vidro na reforma da sua casa? O material, que pode ser utilizado tanto em paredes internas quanto externas, pode transformar a decoração de salas, quartos, cozinhas, banheiros e outros ambientes.

Além de conferir um aspecto bacana ao espaço em que são instalados, estes tijolos garantem mais luminosidade ao local. Com o maior aproveitamento da luz natural, os cômodos da casa ficam mais agradáveis e interessantes.

Além disso, este é um material versátil, que pode ser utilizado de diferentes maneiras. Você pode fazer uma parede inteira de tijolo de vidro, mesclar peças incolores com coloridas ou optar por uma versão moderna com estrutura metálica.

As vantagens do tijolo de vidro

Existem algumas versões de tijolo de vidro, o que permite que você utilize a ideia de forma criativa! O tijolo pode ser fixo, com acabamento liso ou canelado, ser vazado – uma boa opção se você também quiser usar esta parede para ventilar o ambiente -, incolor ou colorido.

Para acertar na escolha, é importante saber o que você espera com o uso do material no seu projeto. Se a ideia é dar mais luminosidade a um ambiente escuro, por exemplo, o tijolo de vidro colorido pode não ser a melhor escolha – uma vez que ele não reflete a luz de fora com tanta eficiência quanto o modelo sem cor.

Para o banheiro e paredes externas, o mais indicado é optar por uma versão canelada ou ondulada, que confere mais privacidade para quem está do lado de dentro.

Outra vantagem deste material é que ele pode ser utilizado em qualquer parte da casa. Você pode incluí-lo na decoração da sala de estar, do escritório ou da cozinha. O corredor e a parede da escada também são bons lugares para instalar o tijolo de vidro.

tijolo de vidro

Vale dizer, ainda, que este é um material com excelente custo-benefício e durabilidade. De fácil manutenção, ele pode ser parte do décor do ambiente por muitos anos.

6 ideias para utilizar o tijolo de vidro na decoração

1. Na parede do banheiro

tijolo de vidro

O banheiro é um ótimo lugar para instalar uma parede de tijolo de vidro – e são muitas as possibilidades. Você pode fazer uma parede para dividir ambientes, assim, não há uma parede de alvenaria bloqueando a luz que vem da janela, e o ambiente ganha em conforto visual.

Mais uma maneira de utilizar o tijolo de vidro no banheiro é usando o material como box, que, neste caso, será uma meia parede fixa. Para deixar o ambiente mais descontraído, basta optar por tijolos coloridos. Outra forma interessante de utilizar o material neste ambiente é na parede atrás ou ao lado da banheira.

Se não quiser fazer uma parede inteira com o tijolo de vidro, a dica é usar apenas quatro ou cinco blocos e criar uma composição que pode ser linear ou desconstruída.

2. Na divisória entre as salas de estar e de jantar

Além da ser uma maneira de aproveitar melhor a iluminação natural, o tijolo de vidro também é um elemento decorativo que ajuda a dar mais originalidade e beleza aos ambientes da casa.

Uma possibilidade é fazer uma parede com o material para dividir as salas de estar e de jantar. A parede pode ser inteira ou fazer apenas uma meia divisão, deixando o resto do espaço aberto.

Mais uma vez, podem ser utilizados apenas tijolos de vidro sem cor ou uma composição de peças incolores com versões coloridas. Você também pode mesclar materiais: colocar os tijolos de vidro em um suporte de metal ou de madeira, por exemplo, para obter um resultado ainda mais moderno.

3. Entre a cozinha e a lavanderia

Esta é uma ideia que funciona em cozinhas de todos os tamanhos, mas que é especialmente vantajosa em lugares com pouco espaço. Se a lavanderia ficar ao lado da cozinha, o que acontece em muitas plantas de casas e apartamentos, considere utilizar o tijolo de vidro na meia parede que divide os dois ambientes.

tijolo de vidro 2

Assim, a luz de um cômodo se propaga pelo outro e ambos ganham em luminosidade e sensação de amplitude. Além disso, o material confere um visual mais moderno a sua casa!

4. Outras partes da cozinha

Existem outras áreas da cozinha em que o tijolo de vidro pode ser instalado. Este é um ambiente que precisa estar sempre bem iluminado, por isso, o material é bem-vindo no espaço.

Você pode fazer uma espécie de janela fixa na parede em que fica o balcão da pia, por exemplo. Prefira a parte superior da parede, para aproveitar melhor a iluminação natural.

Outra opção é usar estes tijolos em boa parte de uma parede, no lugar da alvenaria. Isso pode ser feito na parede ao lado das janelas ou de uma porta de vidro. Assim, a iluminação se propaga com mais intensidade e o ambiente fica mais confortável.

5. Na parede da sala de estar

A sala de estar também fica mais interessante com uma parede feita de tijolo de vidro. Neste ambiente, você também pode fazer uma parede inteira, criar uma espécie de janela fixa ou optar por uma composição utilizando poucas unidades do material.

tijolo de vidro

Lembre-se: quanto mais tijolos são utilizados, mais iluminada e maior é a sensação de amplitude da sua sala de estar. Para um efeito clássico, prefira os modelos incolores. Para um resultado mais descontraído, considere mesclar tons na sua parede de tijolos de vidro.

6. No Home Office

Você tem um espaço de trabalho em casa pouco iluminado porque faltam janelas? Opte por substituir a alvenaria de uma das paredes por tijolos de vidro. O espaço ganha mais charme, conforto e luminosidade com esta ideia!

Saiba como escolher a melhor vidraçaria parceira na criação de janelas e paredes feitas de tijolos de vidro. Leia mais sobre como escolher a loja ideal para o seu projeto e até a próxima.

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta