Telhado de vidro: Inspirações e Benefícios

  • 0
  • 27 julho, 2017

Você sabia que existe telhado de vidro? Não é mentira! Saiba um pouco mais dessa opção para deixar sua casa mais luxuosa.

Você já sabe que a cobertura de qualquer imóvel tem como principal objetivo proteger o interior da ação do tempo. Talvez, nunca tenha parado para pensar que os materiais que podem ser empregados na construção do telhado possuem características particulares e trazem outros benefícios!

Um bom exemplo disso é o telhado de vidro. Esse material transparente pode ser adotado em alguns pontos estratégicos da sua casa para deixa-la mais bonita, moderna e original. Ele também rende uma série de vantagens para quem faz questão de curtir o conforto do lar e não quer se preocupar com manutenções frequentes.

telhado de vidro

Confira, no artigo de hoje, os benefícios do telhado de vidro e veja algumas ideias para adotá-lo.

As vantagens do telhado de vidro

Economia de energia

Dependendo da cor do vidro escolhido para o telhado – que pode ir dos tons escuros até os extra claros –, é possível aproveitar mais de 90% da iluminação natural dentro de casa!

Os raios solares atravessam esse tipo de cobertura praticamente de maneira livre.o que incentiva os moradores a manterem as lâmpadas apagadas e acaba diminuindo o consumo de energia elétrica.

Portanto, o telhado de vidro é uma excelente alternativa para ambientes que são muito escuros e/ou precisam de iluminação constante. Escritórios e estabelecimentos comerciais são bons exemplos de imóveis que podem se beneficiar, já que costumam manter lâmpadas acesas ao longo de todo o seu horário de funcionamento, independente do período do dia.

Proteção contra raios ultravioleta

Já reparou como o sol deixa as pessoas mais dispostas e felizes quando resolve aparecer? Dentro de casa, sua luz ainda exerce efeito bactericida e é capaz de proporcionar conforto térmico. A exposição exagerada ou errada aos raios solares pode provocar sérios danos à saúde, especialmente na pele e nos olhos.

Infelizmente, problemas desse tipo são registrados com cada vez mais frequência por conta da destruição da camada de ozônio, que tem a missão de absorver grande parte dos nocivos raios ultravioleta antes que eles cheguem à superfície terrestre. Então, quem pensa em ter um telhado de vidro deve buscar materiais de fabricantes que garantam proteção contra eles.

telhado de vidro

Pouca manutenção

Um telhado de vidro, geralmente, é composto por telhas – em formatos parecidos com as tradicionais de cerâmica – ou painéis. Se você preferir materiais do primeiro tipo, é importante comprar uma quantidade pelo menos 10% maior que a necessária para ter uma pequena reserva, caso seja necessário realizar manutenções.

A boa notícia é que isso quase não acontece!

Seja qual for sua escolha, as telhas de vidro são resistentes e ainda contribuem para a integridade de outras partes da casa: a incidência da luz do sol elimina umidade, mofo e fungos, por exemplo. Por sua vez, o material protege sistemas de captação solar e tubulações e as peças que quebram são recicláveis e podem ser reutilizadas.

Ideias inspiradoras para a sua casa

Corredores

Em casas muito grandes, os corredores que levam aos principais cômodos podem sofrer com a falta de uma iluminação adequada. Durante a elaboração de projetos de decoração para imóveis desse tipo, a adoção de alguns truques ajuda a contornar o problema, como pintar as paredes com tons claros ou investir em um bom jogo de lâmpadas.

No entanto, quem pensa em construir um imóvel ou fazer uma reforma estrutural pode considerar a possibilidade de cobrir essa parte da casa com telhado de vidro. Além de garantir uma boa iluminação para o corredor, essa alternativa também dá um toque especial para uma área que costuma ser pouco valorizada por ser apenas de passagem.

Jardim de inverno

O jardim de inverno é um recurso paisagístico capaz de deixar qualquer casa mais bonita, viva e aconchegante. Porém, seu planejamento exige uma verdadeira série de cuidados para garantir que as plantas escolhidas tenham todos os recursos de que precisam à disposição, de forma que possam crescer de maneira saudável.

Além de proteger as plantas da chuva, o telhado de vidro é capaz de fornecer as quantidades adequadas de iluminação e calor, dependendo das espécies escolhidas para a montagem do jardim de inverno. Sua transparência também permite a visualização do céu, o que deixa esse cantinho da casa com um aspecto ainda mais natural.

Varanda

Aos poucos, as varandas ganham importância em projetos de decoração e se transformam nos mais diferentes tipos de ambientes – do cantinho de leitura à área gourmet. Nesse sentido, o telhado de vidro se apresenta como uma boa alternativa para deixar esse cômodo mais interessante, amplo e confortável.

Durante o dia, o espaço oferecerá a iluminação necessária para que você possa curtir a companhia de um bom livro em paz. À noite, servirá como incentivo para que receba familiares ou amigos para um jantar caprichado. Com um pouco de sorte, vocês podem até ganhar de presente um céu estrelado – que, com certeza, deixará a ocasião ainda mais especial!

Garagem

Quem pensa em comprar um imóvel precisa se preocupar com aspectos externos.Geralmente não incomodam quem mora em apartamento, como pintura e paisagismo.

Se o objetivo for construir a casa do zero, também é necessário considerar a necessidade de construção de estruturas extras, como área de lazer e garagem.

Para evitar que a fachada da casa fique muito escura, pesada ou poluída por conta do uso excessivo de concreto, avalie a possibilidade de cobrir esses anexos com telhados de vidro. No caso da garagem, é especialmente importante tomar cuidado com a escolha das telhas, já que materiais de pouca qualidade podem deixar que a luz do sol comprometa a pintura do carro.

Para garantir que o telhado de vidro combine com o estilo da casa ou do cômodo, é possível estruturá-lo com aço, alumínio e madeira, entre outros materiais.

telhado de vidro

Gostou das nossas ideias para ter um telhado de vidro em casa? Para garantir que seu projeto sairá exatamente como o desejado, converse com seu arquiteto ou designer de interiores e não deixe de perguntar a respeito da qualidade da vidraçaria contratada para o serviço!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta