Tampos de Mesa: O que saber a respeito?

  • 0
  • 6 março, 2017

tampo_de_mesa_vidro

Mesas são objetos com variadas finalidades, pois podem acomodar objetos, compor a decoração de um ambiente, servir como área de trabalho ou reunir amigos e familiares em refeições e momentos especiais.

Por isso, a escolha de uma mesa deve ser pensada minuciosamente, e muitos fatores precisam ser levados em consideração.

Seja qual for o plano que você tem para sua sala de jantar, cozinha, sala de estar ou qualquer ambiente onde queira acomodar sua mesa, certamente o artigo de hoje vai ser útil para ajudar nessa decisão! Continue lendo, para conferir tudo o que você precisa saber sobre tampos de mesa.

sala-jantar-branca-bege-tampo-vidro

Formato da mesa x quantidade de lugares

Alguns aspectos físicos do ambiente devem ser considerados antes de escolher o formato de sua mesa. Por exemplo, mesas retangulares se ajustam melhor a salas retangulares; assim como mesas redondas ou quadradas acomodam-se melhor às salas quadradas.

Além disso, é preciso considerar a passagem e o espaço para circulação de pessoas. Uma dica interessante é que mesas redondas se adequam melhor a ambientes pequenos, principalmente pelo fato de não possuírem quinas.

mesa_redonda_vidro

Tampo retangular

A medida de 1,60m x 0,90m é suficiente para que as cadeiras da ponta, dividam a mesa no meio com as cadeiras vizinhas das laterais. Considerando as extremidades da mesa, o tampo pode ser menor. A menor área aconselhável, de acordo com a quantidade de lugares, é:

  • 6 Lugares – 1,60m x 0,90m;
  • 8 Lugares – 1,80m x 1,00m;
  • 10 Lugares – 2,00m x 1,00m.

tampo_retangular

Tampo redondo

Para que haja um espaço adequado para circulação, o ideal é que a distância entre a mesa e a parede seja de pelo menos 70cm. Os espaços entre as cadeiras deve ser de 10cm. Ao total, o diâmetro mínimo, conforme a quantidade de lugares, é:

tampo_mesa_redondo

Tampo quadrado

Assim como a mesa redonda, a distância ideal para que haja espaço de circulação é de 70cm entre a parede e a mesa e o espaço entre as cadeias também deve ser de 10cm. Para a mesa quadrada, as dimensões mínimas aconselháveis são:

  • 4 Lugares – 1,00m x 1,00m;
  • 6 Lugares – 1,30m x 1,30m;
  • 8 Lugares – 1,60m x 1,60m.

tampo de mesa quadrado

Escolha do vidro

Para fazer a escolha do tipo de vidro para o tampo de mesa, deve-se considerar os seguintes fatores:

  • Qual é o objetivo do tampo da mesa de vidro?
  • Em qual ambiente ele será utilizado?
  • Ele será utilizado como composição decorativa de um ambiente?
  • A mesa vai acomodar objetos pesados?
  • O tampo servirá proteger seus móveis?

Vidro temperado x vidro comum

Nem todas as mesas de vidro precisam necessariamente de tampos de vidro temperado. Pois, dependendo do tamanho da peça, o peso que o tampo vai suportar e a sua relação custo x benefício, o vidro comum pode ser uma ótima escolha. Atente-se, entretanto, para os seguintes fatores:

  • Todo tampo de vidro comum deve possuir, ao menos, 8mm de espessura. Menos do que isso, apenas se ele for completamente apoiado em uma superfície;
  • Tampos de vidro temperado podem ser produzidos em qualquer medida.

Para saber se o tampo de sua mesa precisa ser de vidro temperado ou comum, confira a tabela de medidas:

 Área/Espessura do Tampo 08mm 10mm 12mm 15mm 19mm
Até 0,80 m² Comum Comum Comum Comum Comum
Até 1,10 m² Temperado Comum Comum Comum Comum
Até 2,20 m² Temperado Temperado Comum Comum Comum
Acima 2,30 m² Temperado Temperado Temperado Comum Comum

Variações de tampo de vidro

Diamond Guard

O Diamond Guard é 10 vezes mais resistente a arranhões do que vidros comuns ou temperados, o que o torna perfeito para tampo de mesa.

Na hora da instalação é importante ficar atento para manter a face protegida para cima. Ele é utilizado comumente nas espessuras de 15 e 19 mm.

Ebony Guard 20

Também 10 vezes mais resistente a riscos e arranhões, o Ebony Guard 20 possui o diferencial de ser um vidro naturalmente negro, até mesmo em suas bordas.

Seu fundo espelhado e sua leve passagem de luz o tornam o protagonista na composição decorativa de qualquer ambiente. A espessura comumente utilizada é de 10 mm.

Tampo de vidro pintado

Ideal para projetos e arquiteturas intencionalmente modernas e decorativas, o vidro pintado garante a suavidade de qualquer ambiente sem perder a sofisticação e elegância.

Além disso, se combinado com outros objetos decorativos do ambiente, ele torna possível obter uma infinidade de resultados incríveis.

vidro pintado

Quer saber mais detalhes sobre tampos de mesa de vidro? Então acesse o nosso Guia de Compras ou entre em contato conosco!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta