Tampo de Mesa de vidro comum ou temperado? Entenda a diferença entre eles e como escolher

  • 0
  • 27 maio, 2015

Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o tampo de mesa de vidro ideal.  Primeiramente, é importante considerar o material da base da mesa e os objetos no ambiente em que a mesa será posicionada.  Depois, o seu uso e, consequentemente, suas dimensões (para que e por quantas pessoas ela será utilizada, e o espaço disponível).  Finalmente, além de características como formatos, cores e dimensões, é muito importante saber escolher entre o tampo de mesa de vidro comum e o vidro temperado.  Você sabe a diferença entre eles e suas utilizações?

tampo8

 

Tampo de vidro comum ou temperado?

Vidro comum

O vidro comum pode ser encontrado hoje no mercado com diversas características e utilizações, de maneira que é possível customizar o seu projeto de tampo de mesa em muitos níveis. Cores, formatos, acabamentos e espessura são algumas das escolhas que podem ser feitas nesse momento para fugir do tradicional e acrescentar toques personalizados à sua decoração.  Entretanto, o vidro comum enfrenta algumas restrições em relação a tamanho e espessura, sendo em alguns casos necessário partir para uma outra alternativa, como o vidro temperado.

Vidro temperado

O vidro temperado é considerado antes de tudo um vidro de segurança.  Ele é obtido à partir do vidro comum, através de um processo de térmico de aquecimento gradual até aproximadamente 700 graus, seguido por um rápido resfriamento.  Esse processo torna o vidro até cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos, como impactos, flexão e torção, do que o vidro comum, mas ainda mantendo as suas características de transmissão luminosa e composição química.

Uma das principais vantagens do vidro temperado em elação ao vidro comum é que, ao ser quebrado, o vidro temperado não cria fragmentos pontiagudos, estilhaçando-se em fragmentos pequenos bem menos cortantes do que o vidro comum, sendo dessa maneira mais seguro em relação a potenciais ferimentos.  É por isso que o vidro temperado pode ser utilizado em todas as situações que exigem segurança, como portas, janelas, boxes de banheiro ou prateleiras, além de mesas de vidro. No caso de tampos de mesa, por uma questão de segurança, indica-se o uso de vidro temperado nas peças com dimensões acima de 1,20 m.

Qual tampo de mesa de vidro escolher?

A escolha entre os dois tipos de tampos de vidro deve ser baseada em suas dimensões e uso. O que vai orientar a sua escolha é, principalmente, em que tipo de móvel será utilizado o tampo. Se a ideia é utilizar o tampo em peças maiores, como mesas de jantar ou para a cozinha, recomenda-se a utilização de tampos mais espessos de vidro temperado, muito mais resistente. Também recomenda-se esse tipo de vidro para mesas de centro da sala, principalmente se você possui crianças em casa, pois diminui a probabilidade de acidentes graves caso o tampo sofra grandes choques. Mesas de canto não precisam ter tampo tão resistentes, mas é importante que sejam espessos também. No caso de tampos para escrivaninha, o vidro comum é uma excelente escolha, pois facilita a limpeza além de dar um ar mais moderno ao móvel.

E você?  Conhece outras possibilidades e utilizações para o uso de vidro comum ou temperado como tampo de mesa?  Deixe sua opinião nos comentários.

Quer orçar um tampo de mesa em poucos segundos?

Tipo do tampo*

Cor do tampo*

Tamanho da Mesa*

Comentários

A espessura padrão para tampos é de 10mm, caso deseje um tampo mais espesso mencione no campo de comentários.

Primeiro nome*

Seu melhor e-mail*





Deixe seu comentário abaixo