Sala de estar e Cozinha – 6 dicas para integração

  • 0
  • 24 novembro, 2016

A integração entre sala de estar e cozinha é uma alternativa que proporciona mais dinamismo e modernidade, além de estimular o convívio entre as os moradores. O recurso propicia também o compartilhamento de experiências, sendo ideal para receber visitantes de uma forma mais despretensiosa e agradável, além de tornar a cozinha funcional. A proposta de cozinha integrada envolve opções bem versáteis. Veja algumas delas e se inspire.

1.Balcão

Uma das possibilidades mais utilizadas é a do balcão para servir refeições, podendo ser fixo ou móvel. Veja as principais características:

Balcão fixo

O balcão fixo pode ter a base de alvenaria, placa de concreto e tijolo de vidro ou madeira com o tampo de mármore, vidro, madeira, entre outros materiais. Se a ideia é reformar para integrar, a meia parede que dividia os ambientes pode ser a base do balcão.

sala de estar e cozinha

Balcão móvel

O balcão móvel também é uma alternativa interessante, principalmente para quem não quer usar a parede que dividia os ambientes. A vantagem de um balcão móvel é que ele pode contar com armários e compartimentos. As medidas ideais são 1,10m do piso para ser compatível com bancos e cadeiras.

sala de estar e cozinha

2.Pia

A pia pode ser um delimitador da integração, em especial quando agregada à uma bancada que auxilia no preparo. Na parte de cima, podem ser instalados suportes para copos e taças, além de uma luminária. Valorize as paredes da pia com pastilhas, azulejos de cores diferenciadas, ladrilhos ou adesivos impermeáveis para destacar a transição.

sala de estar e cozinha

3.Adega e bar

A integração pode ser feita com uma pequena adega e bar, separando os dois cômodos. Se essa for a proposta, um balcão pode ser incluído no projeto.

sala de estar e cozinha

4.Coluna no meio da sala

A coluna no meio da sala é uma proposta interessante e ocorre quando o pilar estrutural não pode ser demolido. Quando agregado a outros elementos da decoração, como nichos e prateleiras, a coluna não interfere na sensação de amplitude e ainda delimita as áreas.

sala de estar e cozinha

5.Fogão e bancada

Quem disse que o fogão não pode fazer parte da integração? Além de funcional, é possível adicionar balcões com gavetas, espaço para microondas, entre outros elementos para facilitar o cotidiano dos moradores.

sala de estar e cozinha

6.Armários e divisórias

Armários e divisórias podem ser integrados para delimitar os espaços, como a área da sala de TV. Além de versáteis, essas opções podem ser interessantes quando bem exploradas.

sala de estar e cozinha

Dicas gerais para sala de estar e cozinha

O mesmo piso nos dois ambientes permite uma união entre ambos, sendo recomendado um acabamento lavável. Invista também em uma coifa ou depurador eficiente para evitar que o cheiro do preparo das refeições possa se expandir para outros ambientes.

Quando planejar a integração entre a sala de estar e cozinha, é importante pensar nos ambientes unidos como se fossem apenas um, mas com funções que se complementam. Isso pede estilos diferentes de decoração ou paletas de cores diferentes para cada um. Evite sair quebrando as paredes sem a avaliação de um profissional capacitado, que irá analisar se será necessário realizar algum reforço estrutural. A medida garante a segurança do imóvel e a tranquilidade dos moradores.

Gostou das dicas? Caso você esteja pensando em integrar sua sala de estar com a cozinha, conheça os produtos da PS do Vidro.

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta