Sacada de vidro: vantagens em investir

  • 0
  • 3 julho, 2017

Sacada de vidro

Basta caminhar pelas ruas das grandes cidades e olhar para o alto para perceber: a sacada de vidro é cada vez mais popular, especialmente em prédios residenciais.

Ainda não existe uma norma técnica que determine como deve ser o fechamento de uma sacada, mas as vidraçarias mais respeitáveis do mercado costumam trabalhar com os chamados “vidros de segurança”: laminados e temperados.

No entanto, é preciso descobrir se o condomínio autoriza esse tipo de obra. Fechar a sacada sem a autorização do síndico pode render uma série de problemas para você e seu prédio.

Não sabe se fechar a sacada com vidro é a melhor solução para o seu projeto? Reunimos alguns dos motivos pelos quais você deveria considerar esse investimento. Confira!

1 – Facilidade de limpeza

Quem vive em cidades grandes, como São Paulo, sabe o quão difícil pode ser manter uma sacada limpa. Além da poluição, a exposição ao vento e à chuva contribui para que esse espaço necessite de manutenção recorrente.

Uma forma prática de lidar com essa questão é apostar no envidraçamento da sacada. Assim, você pode abri-la para deixar o ar circular e fechá-la caso o vento ou a chuva resolvam aparecer.

A limpeza do vidro pode ser semanal: tire a poeira com um pano que não solte pelos, prepare uma mistura de água com detergente neutro e passe-a na superfície. Deixe agir por 30 segundos e depois remova com uma esponja macia.

Manchas mais persistentes podem ser tiradas com vinagre branco ou água quente. Evite empregar produtos abrasivos, limpa vidros e toalhas de algodão durante o processo.

2 – Segurança

Casas com crianças pequenas ou animais de estimação precisam ser estudadas em detalhes para que ofereçam toda a segurança necessária e deixem os adultos um pouco mais tranquilos.

Nesse sentido, uma das primeiras medidas é fechar a sacada com uma cortina de vidro, pois essas estruturas contam com um sofisticado sistema de travas que impede que elas se abram com facilidade.

A escolha do vidro também exige cuidados. Como você já sabe, os que garantem mais segurança são os laminados e temperados. Entre eles, dê preferência a opções que tenham entre 8 e 10 mm de espessura.

Tomando esses cuidados, a sacada pode se transformar em uma brinquedoteca para as crianças ou em um espaço para o pet se alimentar, dormir e fazer suas necessidades. Que tal?

sacada de vidro

3 – Isolamento acústico

Outra desvantagem das grandes cidades é a poluição sonora. Quem mora em regiões movimentadas precisa aprender a abstrair dos mais diversos tipos de sons para conseguir se concentrar nas atividades diárias.

A cortina de vidro atenua significativamente os ruídos de baixa frequência, desde que seja fechada da forma correta. O resultado é uma casa livre de sons graves, como de trânsito pesado e indústrias.

Se você trabalha em regime home office ou tem um bebê em casa, fazer uma sacada de vidro pode ser a melhor alternativa para obter o silêncio necessário e deixar o seu dia a dia mais tranquilo.

Para quem não dispensa a companhia de um bom livro nos momentos de lazer, vale até considerar a possibilidade de transformar a sacada de vidro em um aconchegante cantinho de leitura!

4 – Conforto térmico

Instalar aparelhos de ar condicionado em todos os cômodos da casa significa investimento inicial alto, além de aumento na conta de luz e manutenções regulares. O envidraçamento de sacadas oferece melhor custo-benefício

No verão, vidros devidamente tratados evitam que o ambiente se transforme em uma “estufa”, bloqueando os raios ultravioletas sem comprometer a iluminação natural.

No inverno, o material contribui para o aumento da temperatura e é um convite para noites aconchegantes na companhia de familiares e amigos. Que tal um bom filme ou um delicioso jantar?

Atualmente, muitos projetos de interiores adotam o fechamento da sacada para transformá-la em um espaço de convivência, como área gourmet ou de café da manhã. Basta escolher o que tem mais a ver com o seu estilo de vida.

sacada de vidro

5 – Valorização do imóvel

Por ter um visual simples, o vidro é um material versátil e combina com, praticamente, todos os estilos de decoração, deixando a sua casa mais bonita e sofisticada.

Geralmente associado a composições com ares modernos – que prezam por linhas retas e cores fora do comum –, ele também pode valorizar ambientes no estilo clássico ou com uma pegada rústica.

Mas quando aplicado em uma sacada, o vidro não pode harmonizar apenas com a decoração do interior; é preciso que ele converse de alguma maneira com a fachada da construção.

Se você mora em um condomínio, conheça as especificações sobre fechamento de sacadas. Escolher o modelo adequado valoriza o seu imóvel e, também, os dos seus vizinhos!

6 – Amplitude

Os imóveis estão cada vez menores, então, arquitetos e designers de interiores precisam desenvolver novas técnicas para otimizar espaços e garantir a tão necessária sensação de amplitude.

Atualmente, integrar ambientes, como cozinha e sala, está em alta. No entanto, fechar a sacada com uma cortina de vidro permite a criação de um cômodo inteiramente novo na sua casa. Já pensou nisso?

Como vimos, esse novo ambiente pode ser transformado em brinquedoteca, espaço do pet, cantinho de leitura, área gourmet e sala de café da manhã. Ainda existem outras opções bem bacanas, como jardim, escritório e spa.

Mas quem realmente prefere a ideia de integração pode unir a sacada de vidro à sala, deixando-a significativamente maior. Assim, é possível reunir a família e os amigos com muito mais conforto.

7 – Vista panorâmica

Investir numa sacada de vidro pode ser uma boa alternativa para fazer você se sentir mais integrado à sua vizinhança. Se houver áreas verdes ou belas construções nas proximidades, melhor ainda!

Para fortalecer seu sentimento de pertencimento ao bairro que escolheu para viver com sua família, considere com carinho aquela ideia de transformar sua sacada de vidro em uma sala para o café da manhã.

Outra boa opção é criar um pequeno jardim, deixando essa área da sua casa como um ponto intermediário entre a sobriedade das construções contemporâneas e a alegria da natureza lá fora.

Mas fique atento: é importante tomar cuidado para não perder privacidade – especialmente se houver outros prédios muito próximos. Vale a pena instalar cortinas ou persianas nas janelas.

Está convencido das vantagens de uma sacada de vidro? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta