Reutilização de Vidro na Decoração

  • 0
  • 5 setembro, 2017

A reutilização de vidro na decoração é uma tendência, mais do que isso, trata-se de uma atitude sustentável.

E por isso, profissionais como arquitetos, designers, revistas e canais voltados para decoração tem apostado nessa ideia.

Quem nunca comprou algo com embalagem de vidro e jogou fora?

Pois é, o post de hoje foi feito para você aprender como reutilizar o vidro na decoração e ainda estará preservando o meio ambiente.garrafa de vidro coloridaO vidro é o único material 100% reciclável e que pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder a sua eficácia em termos de características e qualidade.

Ao invés de ser direcionado para o lixo e ter um fim breve, ou seja, sem uma nova utilização.

Um pedaço de vidro pode tornar-se um item de decoração na sua sala de estar, por exemplo.

Copos e potes de vidros, entre outros podem fazer parte da decoração do ambiente ou pode fazer parte da composição de utensílios, ou seja, não é necessário desfazer da sua utilização primária.

Já que estamos falando de reutilização de vidro na decoração, antes será preciso compreender qual a importância da reciclagem de vidro e quais as vantagens que essa reutilização oferece para o meio ambiente.

A importância da reciclagem de vidro

decoração com vidroA reciclagem de vidro sempre teve um grande destaque, e ganhou forças nos últimos anos com os grandes investimentos feitos para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro descartável como matéria-prima.

É entendido como processo de reciclagem de vidro, o derretimento do material a fim de criar novos produtos, sendo o mais comum, novas embalagens para produtos.

Os vidros reciclados são misturados com uma nova matéria-prima, em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado.

Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%.

Dessa forma, os resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.

Também não podemos esquecer que no Brasil, a reciclagem de vidro também pode ser uma fonte de renda.

Pois, milhares de pessoas atuam como catadores e recicladores de vidro, além de outros materiais recicláveis.

Vale ressaltar que quando reciclamos o vidro ou quando compramos vidro reciclado, estamos contribuindo para com o meio ambiente.

Em países de primeiro mundo como a Alemanha são feitas campanhas educacionais que promovem a reciclagem do vidro para a população.

E também o ensino desde o início da vida educacional das crianças para conscientização ambiental.

Por todo o país, existem aproximadamente mais de 300 mil postos de reciclagem de vidro, o que atinge em média 97%  dos domicílios.

Além do processo educacional também é visto como uma ótima forma de lucro para empresas.

Atualmente, empresas que se preocupam com a reciclagem de matérias são vistas como empresas que pensam no futuro, ou seja, quanto mais uma empresa separa o seu lixo, mais ela agrega valor no mercado.

Vantagens de reutilização de vidro

luminária de vidro decoraçãoA reciclagem de vidro é considerada uma atividade extremamente econômica e com grande lucratividade, mas ainda é pouco explorada no Brasil.

Isso é, devido à pouca instrução ambiental da população, o que acaba resultando em uma grande perda para os aspectos políticos, econômicos e sociais do país.

Mas ainda assim, a reutilização de vidro oferece diversas vantagens para o meio ambiente. Vamos ver quais são elas?!

A primeira delas é a economia de energia e principalmente de recursos naturais, diferentemente do que acontece quando o vidro está sendo produzido pela primeira vez.

O vidro quando reciclado reduz cerca de 300 kg de gás carbônico por tonelada.

Para você ter uma noção a fabricação de uma garrafa de vidro feita com vidro reciclado daria para alimentar uma televisão a cores por 20 minutos.

Como já foi dito, o vidro é um material 100% reciclável e pode ser feita uma garrafa idêntica a primeira, sem que haja alternância em termos de qualidade.

A higienização também é outro fator positivo na reciclagem do vidro ou na reutilização de vidro na decoração.

Já que é um material produzido com elementos naturais e não permite a passagem de fungos ou bactérias e é fácil para ser limpado.

Resistência é outro argumento para você fazer a reutilização de vidro na decoração e cuidar do meio ambiente.

Pois, o vidro é um material impermeável e permite mudanças bruscas de temperaturas como umidade e calor em excesso, por exemplo.

Além disso, o vidro é um material inerte, ou seja, não se desfaz.

Vale lembrar que o vidro  não é biodegradável, o que pode levar até 10 mil anos para se decompor.

Por isso, tenha conscientização e conscientize o próximo!

Como o vidro é reciclado?

No processo de reciclagem de vidro, o primeiro passo é a coleta seletiva. Isso é,  separar o vidro dos demais materiais. Em empresas, estabelecimentos e casas, existem tipos de lixos destinados a esse tipo de descarte.

Em seguida, o vidro passa pela retirada de impurezas como metais, plásticos e outros objetos estranhos que podem acompanhá-lo. A ideia principal é retirar materiais que possam estar contaminados.

A próxima etapa de prensar e enfardar consiste em transformar os cacos de vidros encontrados em pedaços homogêneos. Logo, esses pedaços são fundidos em temperatura acima de 1.300º .

Quando ainda aquecidos, é possível moldá-los e por fim, o vidro reciclado se torna um novo produto. Depois disso, são destinados ao comércio e consequentemente, para os consumidores.

É importante lembrar que para maior eficácia e rapidez na reciclagem é necessário que a população faça a coleta seletiva nos espaços corretos.

Outra forma interessante para a conscientização, é incentivar que os produtos sejam fornecidos em embalagens de vidro retornáveis.

Fazendo a reutilização de vidro na decoração

vidro recicladoSempre estamos descartando embalagens de vidro como em produtos alimentícios, perfumes, etc; e não percebemos que com eles pode ser feita a reutilização de vidro na decoração do ambiente.

Pensando nisso, separamos algumas ideias que possam te inspirar para você deixar o seu espaço mais aconchegante e bonito e o melhor: reutilizando embalagens e sem gastar nada!

Copos para drinques

Pote de vidro drinquesSabe aquele pote de vidro que você ia jogar fora?

Você pode utilizá-lo como um copo e servir um drinque para os seus amigos no pote de vidro.

Deixando customizado, pintando-o ou deixando transparente, apenas contando com as cores dos seus drinques.

Tenho certeza que todos irão achar super criativo!

Porta Lápis e Canetas

porta lápis e canetasNão tem onde colocar seus lápis e suas canetas? Use os potes de vidro para colocá-los.

Você estará economizando o seu dinheiro e ainda tem a possibilidade de deixá-lo com a sua cara, desenhando sobre o pote.

Vaso

vaso de vidro reutilizadoSe você pretende deixar o ambiente mais romântico ou com mais vida, uma boa ideia é colocar arranjos de flores no seu pote de vidro.

É ótimo para decorar ambiente, econômico para o seu bolso e você ainda pode colaborar com o meio ambiente.

Pode ser utilizado não apenas em decoração da casa, mas também como enfeite para datas especiais.

Porta -Retrato

porta retrato de vidroO pote de vidro pode ser utilizado como porta-retrato.

Você vai economizar, sem gastar com porta-retrato e deixará um ambiente diversificado.

Além disso, protegerá suas fotografias da ação do tempo, evitando que ela estrague ao longo dos anos.

Pote de Doces

porta doces vidroUma ideia que pode ser super valiosa é guardar doces em embalagens de vidro.

Eles podem deixar o ambiente mais charmoso e colorido e também ajuda na conservação dos doces com a temperatura ambiente.

Luminária

luminária pote de vidroJá pensou em ter uma luminária com embalagens de vidro? É fácil e simples!

Basta furar a tampa da embalagem e adaptar um soquete – fixe a lâmpada nele e feche o vidro.

E pronto, ela ficará linda para ser pendurada no seu quarto, por exemplo.

Armazenador de temperos

reutilização do vidro na decoraçãoNão é novidade para muitos, mas a embalagem de vidro pode ser muito bem utilizada para armazenar temperos.

Para identificá-los, você utilizar uma fita com o nome da especiaria em volta do vidro ou na tampa.

Além de ser diferente, você ainda estará conservando os seus temperos para que não perca a validade tão rápido.

Porta Velas

porta velas de vidroO seu pote de vidro pode virar um  porta velas. Para isso, será necessário cortar o vidro, deixando-o da altura da vela. Se a vela for muito alta, você só precisa retirar a rosca que encaixa a tampa.

Você pode deixar o vidro transparente ou criar uma pintura para deixar o seu porta velas com a sua cara!

Outras inspirações para você decorar sua casa com vidrovidro reutilizado decoraçãoQue tal preparar um jantar especial para aquela pessoa especial reutilizando vidro?

Olha esse vaso utilizando um copo de vidro… Não ficou uma graça?!enfeite de vidroEssa garrafa de vidro para alimentar os pássaros, não é linda?! Além disso, pode deixar a sua casa muito mais charmosa!

Mas é preciso tomar alguns cuidados como deixar bem fixa e verificar se não há nenhum defeito para que não quebre e não machuque o seu bichinho.cabideiro de vidroGosta de praticidade? Olha esse cabideiro… Utilizando materiais totalmente recicláveis e você ainda estará colaborando com o meio-ambiente!decoração de vidroOlha o enfeite para decorar o seu cantinho favorito da sua casa!!!

 

Texto: Ana Tamires

Como você viu, existem diversas formas para a reutilização de vidro na decoração. Que tal fazer você mesmo? Mostre o resultado para nós e acompanhe o nosso blog e aproveite para seguir as nossas redes sociais (Facebook, InstagramGoogle+Twitter e Pinterest) para receber dicas diárias sobre esses assuntos. Até a próxima!




 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta