Portas de Vidro, alumínio ou madeira: qual escolher?

  • 0
  • 15 agosto, 2017

A decoração da casa não fica só por conta das cortinas, móveis e quadros. Elementos como janelas e portas também dão cor e personalidade ao ambiente, por isso, merecem tanta atenção na escolha quanto uma luminária ou a cor das paredes.

Falando sobre as portas, algumas dúvidas comuns são: existe um modelo ideal? Qual é o melhor material que pode ser utilizado para garantir qualidade e beleza?

Três boas opções são: a porta de vidro, de alumínio e de madeira. Cada uma destas alternativas confere um visual diferente ao projeto de decoração. Acompanhe a leitura para tirar dúvidas sobre o assunto!

O que considerar na escolha das portas? Qual é a ideal?

Portas são elementos úteis, necessários para proteção e para separar ambientes, mas que também podem possuir um design interessante. Por isso, para escolher a porta certa para o seu projeto, é preciso considerar, principalmente, três fatores:

  • O estilo da porta e como ela se encaixará no ambiente;
  • A resistência do material;
  • A qualidade do material.

Observando estas três características, você garante que o item escolhido tenha a ver com o seu gosto pessoal, além de apresentar alta durabilidade – que é um fator muito relevante, porque é ele que garante que você não vá precisar trocar a porta pouco tempo depois da instalação. Estes três fatores também contribuem para que a porta ofereça mais segurança e privacidade para os moradores da casa.

Um bom começo é decidir quais materiais serão utilizados nas suas portas, também considerando os fatores citados. Comece analisando: porta de vidro, madeira e alumínio – quais as vantagens e custo/benefício de cada alternativa?

Porta de madeira

Portas de madeira são clássicas e podem ser utilizadas tanto na parte interna da casa quanto na externa. São os modelos mais comuns na entrada de apartamentos, por exemplo, mas elas também podem ser utilizadas em cozinhas, quartos ou para dividir ambientes. Uma grande porta de madeira de correr pode separar as salas de estar e de jantar ou fazer a divisão entre o escritório e uma sala.

Fachada com porta de madeira

Fachada com porta de madeira

Existem alguns fatores que devem ser analisados na escolha da porta, como o tamanho ideal. Para portas de entrada, é preciso ter, pelo menos, 80 centímetros de largura, mas a porta pode ser bem maior.

Ela pode ser feita de uma só folha ou ser formada por duas ou mais partes, com madeira clara, escura ou colorida. Os detalhes também podem ser na horizontal, na vertical, ou, ainda, de madeira ripada. São muitas possibilidades que conferem diferentes estilos à porta, e isso faz com que ela ofereça muito mais do que segurança e privacidade: ajuda a valorizar a decoração do ambiente.

Um ponto bastante importante, caso a porta escolhida seja de madeira, é analisar a qualidade do material e a manutenção necessária – como cuidados com a pintura. Também é importante prestar atenção à exposição ao sol e à chuva – fatores que podem estragar o material.

Porta de alumínio

Outra opção de material é o alumínio, e entre as vantagens desta escolha, podemos citar o preço e a durabilidade. Além disso, o alumínio é resistente à umidade e se adapta bem a diferentes temperaturas, mas, para garantir que a porta irá durar muitos anos, é preciso ter atenção com os cuidados de manutenção.

Banheiro com porta de alumínio

Banheiro com porta de alumínio

Entre as possibilidades de portas de alumínio existem as prateadas e as brancas – que dão um ar mais elegante ao ambiente. Elas também podem ser lisas ou ter detalhes, como o friso.

De uma forma geral, esta é uma escolha mais popular para ser utilizada em ambientes não sociais. Na lavanderia, por exemplo, é comum encontrar portas feitas deste material, as elas podem ser utilizadas em outros espaços da casa, como em terraços, cozinha, sala e saída para o jardim.

Porta de vidro

Vale falar, ainda, da porta de vidro. Enquanto a madeira pode apodrecer e o alumínio oxidar, o vidro não se altera com os anos. Por isso, é um material que oferece excelente custo/benefício, inclusive quando comparado com as alternativas citadas nos tópicos anteriores.

Saiba como escolher uma vidraçaria para adquirir sua Porta de Vidro.

Porta de vidro na sala

Porta de vidro na sala

Uma dúvida comum em relação à porta de vidro é sobre a privacidade, uma vez que, ao pensar no material, muitas pessoas se lembram da sua transparência. Mas a porta pode ser feita de vidro colorido, fumê ou jateado, por exemplo, que quebram a transparência e garantem a intimidade. Outra possibilidade é utilizar uma persiana na porta – que pode ser aberta ou fechada, sempre que necessário.

Cozinha com porta de vidro

Cozinha com porta de vidro

Para a arquiteta e designer de interiores, Elaine Oliveira (Facebook: elaineoliveiradesign), um arquiteto pode ajudar a sair do tradicional, trazendo ideias de uso criativo para o vidro:

“O cliente tem uma visão tradicional para o uso do vidro. Quando se fala no material, ele logo pensa em espelhos, box para banheiros e divisórias de cozinha. Eu imagino que, para o cliente mudar esta visão sobre o vidro, os profissionais devem utilizar a criatividade e empregar o material de formas menos tradicionais. “

A arquiteta aponta ainda que um profissional que atua na área de decoração pode ajudar na escolha do melhor modelo e cor – uma vez que existem inúmeras possibilidades, entre elas as portas de abrir, de correr e articuláveis. Um arquiteto ou decorador também fica responsável por todos os detalhes relacionados ao tamanho das portas e bandeiras, além das aberturas e kits necessários.

Porta de vidro deslizante

Porta de vidro deslizante

O vidro é um material que traz inúmeras vantagens para o projeto de decoração. Além da durabilidade, ele é de fácil manutenção. Também confere um visual limpo ao ambiente, não precisa de caixilharia e é fácil de ser instalado.

Mais do que qualquer outro material, ele faz com que as portas fiquem mais modernas, além de ser excelente na propagação da luz – o que faz com que o espaço fique mais iluminado e visualmente confortável. A escolha de uma porta de vidro faz com que salas, cozinhas, escritórios e fachadas fiquem ainda mais interessantes.

A porta de vidro também combina com os outros materiais apresentados neste artigo, e você pode optar por um modelo com estrutura de madeira ou alumínio, por exemplo.

Texto: Ana Tamires

Já pensou em fugir do tradicional e aproveitar o vidro, também, nas portas da sua casa? Conte com a PS do Vidro na realização do seu projeto e até a próxima. 




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta