Porta de vidro para cozinha, conheça as melhores formas de usá-la

  • 0
  • 6 setembro, 2017

Utilizar uma porta de vidro para cozinha dá um verdadeiro charme e elegância ao ambiente. Ainda mais quando se deseja integrá-la com a sala, e a área de serviço de forma organizada e sofisticada.

No post de hoje, vamos listar algumas vantagens de utilizar o vidro na cozinha. Bem como dicas e algumas imagens inspiradoras para o seu projeto de reforma e construção. Vamos lá?

porta-de-vidro-para-cozinha-durabilidade

As vantagens de uma porta de vidro na cozinha

Quando você escolhe uma porta de vidro para cozinha, ganha com ela alguns benefícios, tais como:

# Durabilidade

O custo-benefício de uma porta de vidro é superior ao dos demais materiais por conta de sua durabilidade. Isso significa que você não precisará trocar o seu produto tão cedo. Pois fatores como água e vento não danificarão a porta.

E se você pensa que uma porta de vidro é frágil e se quebra com facilidade. Saiba que existem versões extremamente resistentes a choques térmicos, como o vidro temperado, por exemplo.

# Isolamento acústico

Se a sua sala é integrada à cozinha, uma porta de vidro para cozinha é uma peça fundamental que garante. Além da beleza, o conforto acústico necessário. É o caso dos vidros duplos e dos laminados.

Dessa forma, quando você estiver recebendo visitas na sala e as tarefas realizadas na cozinha fazendo muito barulho. Basta fechar a porta de vidro. Você continua integrado à sala, mas garante que os visitantes estejam confortáveis para conversar.

# Fácil manutenção

A porta de vidro é muito fácil de limpar e não necessita de manutenções caras. Como a pintura e o envernizamento, no caso das portas de madeira. Basta limpá-la com um pano macio umedecido com água. Caso haja manchas de gordura, é só acrescentar um detergente neutro na solução. E depois aplicar o limpa-vidros, finalizando com um papel toalha.

# Propagação da luz

Uma cozinha precisa de claridade para tornar as atividades mais práticas e seguras. Nesse caso, uma porta de vidro para cozinha é a ideal. Pois este material tem a capacidade de propagar a luz, dando a sensação de amplitude no ambiente.

Você também pode incluir uma porta de vidro entre a cozinha e a área de serviço, garantindo a amplitude e conforto visual.

# Resistência

A porta de vidro é resistente a um dos principais fatores que fazem com que portas de outros materiais tenham que ser substituídas: a corrosão, que pode ter várias causas, incluindo a umidade.

Mas como o vidro é resistente à corrosão, ele não enferruja e nem apodrece. O que lhe dá a vantagem de maior durabilidade em comparação aos outros materiais. E alie isso ao fato de que na cozinha a gente precisa lidar com uma limpeza do chão mais pesada. Ou seja, o chão do ambiente precisa ser umedecido com mais frequência para se retirar a gordura e outras sujeiras, a porta de vidro é a melhor opção para esse cômodo.

Tipos de porta de vidro para cozinha

Agora que você já conheceu todas as vantagens das portas de vidro. Vamos aos tipos que você pode instalar na cozinha:

Porta vidro para cozinha de correr 

porta-de-vidro-para-cozinha

Uma ótima vantagem ao optar pela porta de vidro para separar a cozinha dos demais ambientes é o isolamento acústico.

Isso significa que, em horários de uso de aparelhos e máquinas que possam fazer muito barulho. Como máquinas de lavar ou outros eletrodomésticos, os moradores podem isolar o ambiente. Deixando os outros cômodos mais confortáveis e sem barulho.

Dessa forma, quando o morador optar, ele pode deixar a porta aberta para a devida integração (aliás, temos um post com ótimas dicas para realizar a perfeita integração entre a sala de estar e a cozinha).

Nesse sentido, a porta de correr é uma excelente opção. Pois pode ser utilizada tanto em ambientes grandes quanto nos pequenos. Uma vez que não ocupa espaço e auxilia na melhor distribuição dos cômodos.

Uma segunda vantagem da porta de vidro para cozinha é evitar que o cheiro de comida fique impregnado nos estofados da sala e nas roupas que estão no varal da área de serviço.

Porta de vidro para cozinha no estilo abrir batente 

porta-de-vidro-para-cozinha-batente

Outra opção de porta de vidro para cozinha é o tradicional estilo de abrir batente. Ideal para ambientes maiores para preservar o espaço de abertura, que geralmente é de 1m2. Essa porta também garante uma boa vedação e qualidade acústica.

Para tornar esse estilo de porta diferenciado, vale a pena apostar em vidros que não necessariamente sejam transparentes. Mas que são decorados, adesivados ou esmaltados. O ambiente fica bem moderno e a porta se torna um verdadeiro objeto de decoração.

Porta de vidro para cozinha no estilo camarão 

porta-de-vidro-para-cozinha-camarao

Como a porta de vidro no estilo camarão (também chamada de flex ou articulada) é diferente dos modelos convencionais. É uma ótima opção de integrar ambientes de forma moderna e elegante.

Além disso, é ideal para ambientes pequenos, pois ela se abre pelas laterais que se acumulam em pequenos módulos. Não atrapalhando a disposição dos móveis e eletrodomésticos e nem comprometendo o espaço.

Uma boa opção de integração da cozinha com a área de serviço, por exemplo, é a utilização do vidro temperado. Que é produzido através de um tratamento térmico que garante resistência e durabilidade. Uma porta de vidro temperado, portanto, é segura. Pois quando quebra, o vidro se divide em pequenas partículas pouco cortantes, evitando acidentes e outros danos.

Com todas essas opções de porta de vidro para cozinha, certamente, o seu ambiente ficará charmoso, elegante, cheio de personalidade e extremamente funcional. Não se esqueça de adequar o tipo de porta ao espaço que você tem disponível nos ambientes.

Texto: Ana Tamires

E na hora de optar pelos melhores vidros, entre em contato conosco. Atendemos a diversos projetos com porta de vidro sob medida, tudo de acordo com o proposto pelos profissionais e por seus clientes. Até a próxima!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta