Aposte na porta de vidro de correr!

  • 0
  • 31 agosto, 2017

Como o próprio nome já diz, a porta de vidro de correr é aquela que conseguimos abrir quando fazemos um movimento na horizontal. E é justamente essa característica que faz dela uma ótima solução para diversos projetos!

Quando produzida em vidro, as vantagens da porta de correr só aumentam. Afinal, esse material reúne diversas características que o tornam um grande aliado de quem deseja tirar os projetos mais inusitados do papel.

No post de hoje, mostramos quais são os principais benefícios da porta de vidro de correr, os modelos mais adequados para os diferentes cômodos de uma casa, como escolher a ideal e mantê-la no cotidiano. Acompanhe!

Confira como fazer a instalação da porta de vidro!

As vantagens da porta de vidro de correr

Ampliação

É um fato: os imóveis estão cada vez menores nas grandes cidades do Brasil! Portanto, é essencial pensar em estratégias para promover a sensação de amplitude e aproveitar melhor os espaços na hora de elaborar um projeto.

As portas de correr de vidro ocupam menos espaço do que outros modelos, e evitam conflitos entre diferentes aberturas. Por sua vez, o vidro costuma ser um material transparente e permite a passagem de luz, o que amplia os ambientes.

Integração

Para garantir a amplitude, muitos projetos preveem a retirada de paredes e, consequentemente, a integração de espaços. Inclusive, estilos decorativos da moda, como o escandinavo e o industrial, se aproveitam dessa configuração.

Porém, privacidade cai bem quando precisamos trabalhar ou queremos assistir a um filme, certo? Nessas situações, a porta de correr de vidro se apresenta como alternativa para dividir os ambientes sem comprometer a integração.

Beleza

Já percebeu como o vidro é versátil? Quando combinado com outros tipos de materiais – como madeira e metal –, ele se adéqua a ambientes que seguem os mais diferentes estilos e ajuda a deixar a sua casa ainda mais bela.

Para ter uma porta de correr realmente bonita, é interessante que você busque um equilíbrio entre os materiais. Se o vidro for transparente, fica bem com uma madeira imponente; se for trabalhado, cai melhor com um metal simples.

O modelo mais adequado para cada cômodo da casa

Quarto

porta de vidro de correr

O quarto é um ambiente que costuma ter vários “anexos”, como banheiro, closet e varanda. Nesse caso, uma porta de vidro de correr ajuda a manter os diferentes ambientes integrados sem comprometer suas respectivas áreas totais.

Na execução da obra, é preciso tomar cuidado para que esse cômodo ofereça isolamento acústico e privacidade. Dê preferência aos vidros como o laminado (que abafa sons) e o jateado (que é fosco).

Sala

porta de vidro sala

A porta de vidro de correr parece ter sido criada especialmente para a sala! Nesse ambiente, não há restrições quanto ao uso de materiais: basta escolher os que ofereçam durabilidade e tenham a ver com o estilo da decoração.

Atualmente, a sala é integrada a outros cômodos da casa, como a cozinha e o escritório, por isso, instalar uma porta de vidro de correr é uma boa pedida para unir esses espaços sem diminuir a privacidade deles.

Cozinha

porta de vidro cozinha

Para a cozinha, a porta de vidro de correr ideal precisa ser produzida em materiais resistentes à umidade e ter um tamanho adequado para a passagem de eletrodomésticos. Evite modelos embutidos, que dificultam a manutenção.

Como a maioria dos imóveis novos vem com a cozinha e a lavanderia integradas, nossa dica é investir em uma porta de correr com vidro jateado, que ocupa pouco espaço e “esconde” a bagunça típica do dia a dia.

Banheiro

porta de vidro banheiro

Sabia que a porta de vidro de correr está em alta nos projetos para banheiros? Ela ajuda a economizar espaço em cômodos menores e pode até ser o grande atrativo da decoração!

Assim como na cozinha, a porta de vidro de correr é perfeita para o banheiro da sua casa.

Precisa ser produzida em materiais resistentes à umidade. Para garantir a privacidade do ambiente, o jateado se apresenta, mais uma vez, como uma ótima opção.

Cuidados essenciais no momento da escolha

porta de vidro escritório

Tenha um objetivo em mente

Como você já deve ter percebido, o mercado oferece porta de vidro de correr dos mais variados tipos! Para não se perder, converse com seu arquiteto ou designer de interiores e determine o que é melhor para o ambiente em questão.

Também é importante pensar nas medidas para não cometer erros e prejudicar as atividades cotidianas. Normalmente, as portas de correr são bem largas; se você não quiser uma assim, garanta que cada lâmina tenha, pelo menos, 70 cm.

Dê preferência a um vidro de segurança

Você pode escolher entre os diferentes tipos de vidro para a porta de correr de acordo com as características do seu projeto. Contudo, o mais indicado é investir em um material que proporcione segurança, como o temperado.

O vidro temperado é aquele que passa por tratamentos químicos ou térmicos para ganhar resistência. Em caso de acidentes, ele se estilhaça em pequenos pedaços não cortantes, o que garante a segurança dos moradores da sua casa.

Escolha um trilho de qualidade

Uma porta de vidro de correr precisa deslizar de forma natural quando é puxada ou empurrada. Mas isso só é possível se ela contar com um trilho adequado às suas características físicas.

Certifique-se com o seu fornecedor de que o trilho que você pensa em comprar é de uma empresa conhecida por fabricar produtos de qualidade, uma vez que essa peça é a única responsável por sustentar a porta.

Como fazer a manutenção

porta de vidro desenhada

Verifique o estado das ferragens

Periodicamente, avalie as ferragens da sua porta para descobrir se elas precisam de lubrificação.

Esse cuidado evita que você tenha que fazer mais esforço que o necessário para abri-la e preserva os puxadores.

Escolha os produtos adequados

Evite empregar produtos abrasivos na limpeza de qualquer parte da sua porta de vidro de correr! Eles podem comprometer a estrutura ou simplesmente deixá-la feia. Você não quer isso, certo?

Limpe os vidros

No dia a dia, limpe o vidro da sua porta com pano de algodão úmido com detergente neutro. Caso a superfície apresente manchas, una o detergente neutro com vinagre branco, aplique a mistura com uma esponja de aço e enxágue.

Passe aspirador

Para limpar o trilho, você pode contar com a ajuda do bom e velho aspirador. Equipe o eletrodoméstico com um de seus bocais mais finos, abra a porta ao máximo e tire toda a sujeira que estiver solta.

Capriche na limpeza dos cantos

Os cantos de uma porta de vidro de correr são de difícil acesso e inspiram mais cuidados. Quando estiverem sujos, tente limpá-los com uma escova de dentes velha embebida em uma mistura de água com detergente neutro.

Texto: Ana Tamires

O que você acha da ideia de ter uma porta de vidro de correr na sua casa? A PS do Vidro ajuda a transformar projetos desse tipo em realidade. Solicite um orçamento sem compromisso agora mesmo e até a próxima.

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta