Piso de vidro e 4 aplicações na decoração

  • 0
  • 22 maio, 2017

O vidro traz modernidade, leveza e sofisticação ao ambiente. Por ser um material versátil, ele pode ser utilizado de inúmeras formas na decoração de interiores, incluindo em pisos. Para projetos mais ousados e, ao mesmo tempo inovadores, o uso do piso de vidro pode trazer não apenas beleza estética, como também melhorar a iluminação e aumentar a sensação de amplitude. Antes, esse tipo de recurso era amplamente utilizado em projetos comerciais, no entanto, de uns tempos para cá, o piso de vidro também vem se tornando uma tendência, também, em projetos residenciais.

piso de vidro

O vidro utilizado em pisos, ao contrário do que muitos pensam, é um material extremamente resistente e seguro. A espessura calculada garante melhor resistência desse material, permitindo a sustentação do piso num andar inteiro da casa, por exemplo.

Em geral, as instalações são feitas sobre estruturas metálicas robustas, que também contribuem para aguentar todo tipo de peso. Além da resistência, esse material conta com uma cobertura antiderrapante e que evita o envelhecimento, fazendo com que o piso de vidro tenha aplicação em diferentes tipos de cômodos, como nos banheiros, por exemplo.

Para quem é adepto de um estilo mais clean e ao mesmo tempo super arrojado, o piso de vidro certamente pode ser uma ótima opção. Quer conhecer mais sobre essa opção de revestimento e algumas das suas aplicações? Acompanhe e se inspire.

1. Interligação entre cômodos

Em sobrados e coberturas, os cômodos suspensos costumam ficar mais isolados do ambiente como um todo. Para integrá-los, uma ótima solução é o uso do piso de vidro. Por meio desse recurso, além de melhorar a iluminação natural, você pode fazer com que cômodos menores ganhem uma sensação de maior amplitude.

piso de vidro entre cômodos

 

Vale destacar que o piso de vidro não precisa ser aplicado no cômodo inteiro. Às vezes, apenas uma parte dele já é suficiente para garantir uma boa luminosidade e charme, sem comprometer a privacidade. A aplicação parcial, por exemplo, pode ser uma excelente solução para os quartos que ficam localizados na parte superior do imóvel, já que melhoram a luz do espaço, mas não tiram a sua característica de ser um cômodo íntimo e reservado.

A ideia de ter um piso de vidro em um ambiente sobreposto já vem sendo aproveitada em inúmeros projetos de design de interiores, e pode ser uma ótima solução para a sua casa ou apartamento.

2. Mezaninos

Outra aplicação bastante interessante dos pisos de vidro é nos mezaninos. Por ser uma parte mais destacada do cômodo superior, essa estrutura pode prejudicar a iluminação e até dar ao ambiente um ar mais pesado. Usando o piso de vidro, é possível que essa parte destacada ganhe mais leveza, sem prejudicar a sua funcionalidade.

mezanino de vidro

Usando placas de aço como sustentação e vidros especiais, esse tipo de projeto garante uma decoração extremamente inovadora e que pode ficar muito interessante quando composta com um estilo mais tradicional.

3. Escadas

A aplicação do piso de vidro em escadas também é outra alternativa para quem quer criar projetos de interiores que priorizam a beleza estética e a autenticidade. Além de muito bonitas, as escadas desse material criam a sensação de amplitude e podem ser utilizadas tanto em ambientes pequenos, quanto nos grandes.

escada de vidro

As escadas de vidro também podem servir para fazer uma interligação entre cômodos, sem que a luminosidade seja prejudicada.

Boa parte dessas escadas são confeccionadas com outros materiais de apoio, como aço e ferro, que garantem um acabamento único e moderno.

4. Aplicações na estrutura e mescla de materiais

Nem só de transparências se resume um piso de vidro. Em muitos casos, ele também pode se unir a outros materiais, que vão desde a madeira, o aço, a iluminação de led e até objetos diversos que ficam entre as estruturas.

Tudo vai do gosto do cliente e também do tipo de projeto. Na decoração, uma composição ousada pode gerar um efeito diferente e com personalidade, deixando o ambiente mais leve e criativo.

Piso de vidro opaco ou transparente?

Como uma das principais características do vidro é a transparência, muitas pessoas têm receio de utilizar o piso de vidro em determinados cômodos que a privacidade tem um grande valor.

No entanto, existem diversos projetos em que o piso de vidro é utilizado tanto em banheiros, como em quartos, sem prejudicar a privacidade e garantindo uma melhoria estética sem precedentes.

vido opaco ou transparência

Para isso, é necessário o uso de vidros opacos, que evitam a exposição total do ambiente e podem ser uma excelente solução para esse tipo de cômodo mais íntimo de casa.

Existem diversas formas de utilizar o piso de vidro. Essas são apenas algumas aplicações que podem lhe inspirar complementando sua decoração. Certamente, investir em um belo piso contribui para deixar muitos projetos de interiores com um toque único e ousado. Dependendo do tipo de imóvel e do gosto pessoal do cliente, o piso de vidro pode ser um diferencial.

Gostou dessas dicas? Você já inclui esse tipo de aplicação inovadora nos projetos de design de interiores dos seus clientes? Tem notado um crescimento na escolha de decoração? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta