Como usar Pastilha de Vidro na sua obra ou projeto?

  • 0
  • 4 dezembro, 2017

Como usar Pastilha de Vidro na sua obra ou projeto?

Mas antes, o que é uma pastilha? É uma pequena peça de revestimento, quadrada ou hexagonal. Podendo ser feita com vários materiais, dentre eles o vidro e o azulejo; nos quais são os mais utilizados nas construções.

Muito usada em piscinas, cozinhas e banheiros, a pastilha de vidro tem se tornado cada vez mais popular, além de ser uma alternativa para trazer modernidade e cor aos projetos arquitetônicos. Porém, é importante saber escolher e entender sua funcionalidade no projeto para não se decepcionar. Por isso, confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre esse material. E surpreenda-se com o resultado!

Versáteis, as pastilhas de vidro são opções para quem quer colorir o ambiente, já que sua paleta de cores é bastante ampla. E oferece opções que não são encontradas em outros revestimentos;  tais como azulejos, por exemplo. Além disso, as pastilhas podem ser feitas dos mais variados materiais. Exemplos:  vidro, coco, metal e mármore.

pastilha de vidro destaque

Pastilha de vidro e suas aplicações

A pastilha de vidro vai muito bem em ambientes úmidos como a cozinha e o banheiro. São muito usadas para proteger as áreas sujeitas à água, como backsplash (parte posterior) das pias de cozinha e banheiro. Podem ser utilizadas em faixas horizontais, verticais ou ainda em toda a superfície das paredes.

Podem também conter estampas, desenhos ou serem artesanais, com bolhas de ar no vidro e aplicações de folhas, frutas, pedras e pétalas de flores; e em tamanhos distintos. Seja qual for a preferida, a sua escolha deve ser avaliada de acordo com o local em que as pastilhas serão aplicadas.

Como usar a pastilha de vidro na decoração

Feitas de uma multiplicidade de materiais, as pastilhas sempre dão certo quando o assunto é reforma. Seja pela beleza do material, ou pelo trabalhoso acabamento. Esse tipo de revestimento nunca saí de moda.
O mercado tem desenvolvido pastilhas dos mais diversos materiais, como porcelana, cerâmica, vidro e até bambu. A gama de produtos é grande, assim como o preço pode variar bastante, mas na PS do Vidro você encontra os melhores materiais com ótimos valores!

E para te inspirar ainda mais, a Oficina de Mosaicos é referência na criação e restauração de mosaicos.
Conheça a iniciativa:

Edifício Exclusive. Av. Angélica, 2016. Mosaico: Oficina de Mosaicos/ MOA. Criação: Claudio Tiozzi

1) Toque especial no quarto

Olha o charme desse quarto com a parede toda coberta com a pastilha de vidro!
Ideal para dar aquela incrementada no ambiente.

pastilha de vidro1

2) Banheiro enfeitado

O jogo de cores das pastilhas de vidro nesse banheiro trouxeram o colorido necessário para o lugar, que geralmente é composto por cores mais sóbrias.
pastilha de vidro2

3) Cozinha delicada

As pastilhas de vidro coladas em papel deram todo o toque de delicadeza dessa cozinha.
O que acha de experimentar?
pastilha de vidro3

4) Diferencial nos acabamentos

Você sabia que as pastilhas de vidro podem ser usadas até para os acabamentos em piscinas?
Olha que linda ficou essa ideia! Leia também Pergolados: seu charme e funcionalidades, para combinar com a sua área de lazer e trazer sombra e sensação de relaxamento.
pastilha de vidro4

5) Decorando momentos especiais

Essa mesa ficou linda com o acabamento em pastilha de vidro. Aproveite esse final de ano e teste a ideia aí na sua casa!
pastilha de vidro5

Como instalar as pastilhas de vidro?

A instalação das pastilhas é simples, quando colocamos esse tipo de acabamento, o procedimento é igual feito com o azulejo, ou seja, de baixo para cima.

Mas, o maior problema é que a pastilha de vidro pesa, então para quem não tem prática a pastilha se não for bem assentada pode acabar saindo do prumo e ficando torta, sem alinhamento e isso é um problema que acontece pela falta de experiência.

Existem 2 tipos de assentamento mais usuais, com argamassa própria para pastilha que serve tanto para a fixação como para o acabamento, pois é argamassa e rejunte em um produto único, pode ser usada também a cola para azulejos. O assentamento com argamassa é o mais recomendado, pois, é o que dará um acabamento profissional a sua parede.

Faça você mesmo!

A youtuber Gaby Garcia também resolveu reformar a cozinha, e usou a pastilha de vidro nesse projeto.
Veja como foi a instalação:

Vantagens das pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro são vantajosas por diversos motivos, como a aplicação fácil e limpa, que não resulta em uma grande quantidade de resíduos durante a construção ou reforma. As pecinhas permitem revestir uma superfície detalhada, com cores vivas e marcantes.

As pastilhas de vidro se diferenciam dos demais revestimentos por seu brilho inalterável, ou seja, as pecinhas permanecem com o efeito brilhante, sem sofrerem alterações com a exposição à chuva e ao sol, que costumam afetar outros tipos de materiais.

tampo de vidro6

Outro diferencial das pastilhas de vidro é a absorção de água, que está abaixo de 0,05% e por isso garante um bom revestimento para os espaços afetados por umidade. Além de suportar o contato com a água sem sofrer danos, as peças usadas para fazer o acabamento também são resistentes aos produtos químicos, como ácidos e alcalinos.

A manutenção das pastilhas de vidro também é muito mais fácil em relação a outros materiais. Pois, não retém sujeira e nem requer o uso de produtos especializados para remover o possível efeito encardido ou acúmulo de resíduos.

Como praticamente não existe dilatação térmica, as juntas não acumulam tanta sujeira. A vantagem estética da pastilha é que ela se adapta a outras formas de revestimento, permitindo assim composições maravilhosas para a área interna e externa!

Desvantagens das pastilhas de vidro

O orçamento nem sempre comporta a compra de pastilhas de vidro para revestir, afinal, os preços das placas são superiores em relação a outros materiais mais populares, como a cerâmica.
No momento de revestir uma superfície com pastilhas de vidro, é necessário caprichar no assentamento. Caso contrário, o acabamento ficará desnivelado. Nas paredes, o efeito das peças fica muito bonito, mas é importante tomar cuidado com o tipo de material usado para revestir o piso. As pastilhas, quando feitas de vidrotil, podem cortar os pés.pastilha de vidro6

O que nós concluímos

As pastilhas de vidro são ótimas opções se você estiver pensando em fazer aquela reforma na sua casa! Desde os detalhes mais simples, aos sofisticados, elas fazem a diferença nos ambientes nos quais são inseridas.
Aproveite hoje mesmo para mudar os espaços aí da sua casa com elegância e sofisticação.

Texto Isadora Couto

tampo de vidro - orçamento online

Conheça a tecnologia em vidro da PS!

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta