Papéis de parede e espelhos: como ousar na decoração de forma rápida e sem sujeira

  • 0
  • 12 outubro, 2015

Verdade seja dita: por mais esmerada e bonita que seja a decoração, chega uma hora em que não se aguenta mais olhar para as mesmas paredes e objetos da casa. O que é perfeitamente normal, afinal o ser humano é ávido por novidades, principalmente quando o assunto é a beleza e o conforto do ninho. Mas nem sempre se tem tempo, vontade ou recursos para fazer aquela reforma imensa, com quebra-quebra, cheiro de tinta e troca total da mobília, ainda mais quando o imóvel é alugado, não é mesmo?

Mas, para contarmos um segredo: todo esse trabalho não é necessário! É possível conseguir efeitos incríveis utilizando apenas papéis de parede e espelhos, dois materiais rápidos e cuja instalação não faz sujeira, trazendo resultados surpreendentes para os seus ambientes prediletos!

Faça composições inusitadas – mas de muito bom gosto

Quer sair do comum e fazer um look marcante para a sua sala? Que tal pintar a parede atrás do sofá de preto e, sobre ¾ dela, colocar um papel de parede de cores vibrantes? A ideia é montar o papel de parede meio fora de esquadro, de forma que a pintura preta forme uma espécie de moldura.

O efeito será o de uma tela acesa, iluminada. Complete com um grande abajur de pé e cúpula também preta, sofá neutro, como branco off white, e almofadas também pretas. Todas as demais paredes devem ser brancas ou off white, harmonizando com o sofá. O resultado é incrível, perfeito para pessoas jovens e arrojadas.

Amplie rumo ao infinito

Todo mundo sabe que uma parede espelhada de cima a baixo amplia o ambiente, mas nem todo mundo acerta na hora de colocar os elementos de forma harmoniosa. É o caso da mesa de jantar, por exemplo. Para tirar proveito do reflexo e prolongar a sala, a mesa deve ficar transversal ao espelho, ou seja, no sentido do comprimento, de forma que as pessoas sentadas fiquem de lado para o espelho, não de frente ou de costas.

Dessa forma, você não só evita que alguém bata no espelho ao arrastar a cadeira para sair, como visualmente multiplica por dois o número de cadeiras, dando a sensação de a sala ter o dobro do tamanho. Se quiser ganhar ainda mais espaço, aplique um aparador suspenso em toda a largura do espelho, também espelhado – mas pare por aí. Limite a quantidade de espelhos a um por ambiente para não causar desconforto visual.

No quarto, os dois elementos juntos dão o tom diferencial

Nada mais gostoso do que ter ideias personalizadas para o seu quarto e essa é uma ótima oportunidade para você deixar a imaginação solta. Se a sua cama fica em uma parede limpa, ou seja, sem janelas nem portas, faça uma cabeceira de madeira que vá até o teto e que avance 20 cm para as laterais da cama. Escolha a padronagem que você preferir: florais para o estilo romântico, grafismo para os modernos, lisos para quem não quer errar, de tijolinho ou madeira de demolição para os rústicos.

Complete o que sobrar de parede nas laterais da cabeceira com espelho: ele pode acompanhar a cabeceira até o teto ou parar a meia parede. Além de lindo e aconchegante, você terá a sensação de que seu quarto cresceu um bocado. Você também pode adaptar a ideia a um estilo mais clássico de cabeceira, colocando, por exemplo, dois espelhos grandes de cada lado com acabamento bisotê.

Molduras realçam o toque romântico da sala

Um toque de ousadia é tudo de bom, mas também há quem queira apenas a tranquilidade de uma salinha romântica para beber um chá tranquilamente. Aquele cantinho pode ficar muito mais gostoso com um papel de parede suave em tons pastéis e vários espelhos diferentes acima do sofá. E vem aí o toque de ousadia: não coloque nada igualzinho, procure espelhos diferentes e espalhe-os por toda a área. Para harmonizá-los escolha tons próximos uns dos outros e formatos parecidos, ou seja, ou todos retangulares e quadrados ou todos redondos e ovalados.

Papel de parede no banheiro? Claro!

Quem disse que papel de parede no banheiro não pode? Pode sim, e deve: essa é uma grande tendência da decoração internacional que tem conquistado cada vez mais adeptos. Mesmo que o seu banheiro seja pequeno, ele vai ficar muito mais aconchegante. Você pode escolher a cor que quiser e ajudar a ampliá-lo com um grande espelho tomando toda a parede acima da pia. Certifique-se apenas que as paredes estejam bem protegidas contra a umidade e evite a área do box por causa da água direta.

Você tem espelhos e papéis de parede na sua casa? Conte aqui para a gente como você fez a sua decoração!

101 Banheiros para se inspirar

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta