Mofo e umidade: saiba os cuidados que você deve ter em cada um dos ambientes

  • 0
  • 22 outubro, 2015

É só o tempo esfriar que percebemos que nossa casa está cheia de mofo: o cheirinho característico dos casacos guardados é a primeira e inegável pista. O problema é que nem sempre o mofo é visível e, na maioria das vezes, o problema de umidade não é muito fácil de ser resolvido. No entanto há alguns truques bem fáceis que podem ajudar bastante a manter o mofo e umidade longe dos cômodos, pelo menos até você conseguir sanar o problema pela raiz.

A primeira dica é manter os móveis longe da parede – claro que não precisa amontoar tudo no meio da sala, basta afastá-los de forma que não fiquem colados, como sofás, encosto de camas, armários e aparadores, por exemplo. Dessa forma você já evita o “contágio”, salvaguardando madeiras e tecidos.

Veja também como preservar espelhos e o box do banheiro, que também costumam sofrer com a umidade em excesso típica desse ambiente.

Como evitar mofo e umidade nos banheiros

É uma chateação caprichar na escolha do box e do espelho para o seu banheiro e, depois de pouco tempo, vê-los com aparência de velhos por causa da umidade. O problema é que o banheiro, por sua própria natureza, já é um ambiente propício à formação de fungos por causa do vapor do chuveiro e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. É agora que o vinagre entra em cena, como um excelente produto de limpeza com ação antibacteriana, desinfetante e neutralizadora de odores. Além disso, é completamente livre de substâncias tóxicas e, ainda por cima, barato.

Veja como higienizar em cada parte do ambiente:

Box – No box ele deve ser passado em uma solução composta por 3 colheres de sopa de vinagre em um balde de água morna com um pano umedecido e bem torcido. Depois, seque com outro pano seco.

Espelho – Já para os espelhos, o ideal é usar a proporção de uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água, aplicando diretamente com uma esponja e depois lustrar com papel toalha.

Azulejos – Para tirar as manchas de mofo dos azulejos do banheiro, a acidez do limão é a mais indicada. Esfregue metade de um limão diretamente sobre eles, inclusive no rejunte, e depois jogue água corrente.

Como evitar mofo e umidade nos quartos e na sala

Dependendo do lugar e do clima, as paredes de alvenaria dos quartos e da sala também podem ficar manchadas por causa da umidade. Para tentar reduzir o problema, misture 1 litro de água com 1 litro de cândida e 1 colher de sopa de sabão em pó ou líquido. Passe um pano encharcado com a mistura na parede e retire com um pano úmido apenas em água pura. Abra todas as janelas e deixe secar bem.

Armário – Prepare-se, porque vai dar um pouco de trabalho, mas vale a pena. Tire tudo do armário, deixando-o completamente vazio. Agora borrife vinagre branco por todos os cantos, paredes, prateleiras e gavetas do armário, passando depois um pano úmido. Deixe as portas abertas para secar totalmente e só depois devolva as roupas. Se você fizer esse processo pelo menos uma vez por mês já estará inibindo o desenvolvimento de fungos por causada acidez do vinagre.

Nas roupas – Sabe aquelas manchinhas de mofo que aparecem na roupa que ficou guardada muito tempo, como as de inverno? O vinagre tira também. Encharque uma escovinha macia em vinagre branco e passe delicadamente sobre a mancha, deixando agir por 15 minutos. Depois basta jogar água quente por cima e deixar secar. Depois de seca a peça, lave-a normalmente.

Aprenda a prevenir mofo em sua casa

Limpeza frequente e janelas abertas são as duas maiores armas contra o mofo e a umidade, mesmo que o sol não bata diretamente dentro dos ambientes da sua casa. De tempos em tempos deixe portas e gavetas dos armários abertos para que o ar circule, arejando também os móveis do ambiente.

Roupas de cama, banho e de inverno devem tomar um belo banho de sol pelo menos a cada seis meses. Faça o mesmo com travesseiros e almofadas que ficam guardados no quarto de visitas, por exemplo.

Use a mistura de vinagre e água morna indicada para o box para limpar regularmente todos os vidros da casa, como os de portas de correr, janelas e guarda-corpos de varandas, mas também de tampos de mesa e objetos de decoração.

Outra boa dica é usar o ar-condicionado a seu favor: deixe-o ligado na função desumidificar durante pelo menos duas horas, principalmente nos dias quentes e chuvosos, e ele vai remover a umidade do ar combatendo os fungos.

E você, como faz para acabar com a umidade e o mofo na sua casa? Conte para a gente aqui nos comentários!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta