Mesa de jantar de vidro em 7 estilos de decoração

  • 0
  • 1 agosto, 2017

Móvel indispensável em qualquer casa, a mesa de jantar de vidro é o ponto de encontro da família no dia a dia, reúne os amigos para aquele papo descontraído e agrega beleza à decoração do cômodo onde está. Por isso, precisa ser escolhida com bastante cuidado, para que nenhuma dessas importantes funções seja comprometida.

Já comentamos aqui no blog que uma das principais características do vidro é deixar qualquer peça ou ambiente mais moderno. No entanto, a versatilidade também permite que esse material seja incorporado aos mais diferentes estilos de decoração para tornar a casa mais ampla, clara e limpa. Tudo o que um móvel grande como a mesa precisa oferecer, não é mesmo?

mesa de jantar de vidro

Mas claro que, para ter sucesso na escolha da peça, é preciso contar com a ajuda de um bom arquiteto ou designer de interiores, além de uma vidraçaria de qualidade. Buscar informações e referências sobre diferentes estilos é bacana para você saber exatamente o que quer para a sua casa.

Por isso, no artigo de hoje, listamos alguns estilos de decoração que ficam ainda mais bonitos com uma mesa de jantar de vidro. Confira.

7 estilos de decoração que pedem uma mesa de jantar de vidro

mesa de jantar de vidro

1 – Clássico para quem gosta de requinte

Inspirado no rococó – movimento estético do século XVIII que valorizava linhas curvas, cores claras e total simetria –, o estilo clássico é perfeito para pessoas que desejam ter uma casa luxuosa e valorizam detalhes. Vale se inspirar na corte francesa para desenvolver uma paleta de cores que misture tons neutros, escuros e metálicos. Papéis de parede, lustres e flores não podem faltar.

Normalmente, os móveis escolhidos para ambientes em estilo clássico são produzidos em madeiras nobres, pesadas e escuras. Essas características também se aplicam à mesa da sala de jantar, que pode ser coberta com um tampo de vidro para proteger a superfície da ação do tempo e facilitar na hora da limpeza. Para completar o cenário, cadeiras estofadas são bem-vindas.

mesa de jantar de vidro

2 – Moderno para quem deseja ter uma mesa de jantar de vidro

É o estilo ideal para pessoas que adoram novidades e têm a cabeça no futuro. Tecnologia, inovação e sustentabilidade se unem para otimizar o uso dos espaços, colocando-os à serviço dos moradores da casa e, às vezes, do planeta. Em termos estéticos, cores sóbrias, formas geométricas e materiais inteligentes – como os tecidos – são indispensáveis.

Entre as principais matérias-primas empregadas para a fabricação de móveis que combinam com a decoração em estilo moderno estão o aço inoxidável e o vidro. Portanto, é possível ter uma mesa de jantar de vidro maravilhosa! Mas é preciso prestar atenção em dois detalhes: ela não pode ter formas muito rebuscadas ou proporções incompatíveis com o espaço onde será colocada.

3 – Étnico para quem aprecia outras culturas

Já faz algumas temporadas que essa tendência invadiu as passarelas de moda e os projetos de decoração! Inspirado em culturas latino-americanas, africanas e asiáticas, o estilo étnico se caracteriza pela valorização de cores fortes, uso de padronagens e adoção de objetos que remetam ao país que serve de referência. A natureza também marca presença significativa.

Aliás, materiais com aspecto bem natural são os mais indicados para a produção de móveis que sigam o estilo. Nesse caso, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre a região homenageada para descobrir quais são as opções adequadas. Assim como na decoração clássica, um tampo de vidro é uma boa pedida para proteger a mesa de jantar.

mesa de jantar de vidro

4 – Rústico para quem quer voltar às raízes

Esse é um bom estilo para quem tem apego às próprias raízes ou valoriza as coisas simples da vida! A decoração rústica se inspira no campo para criar ambientes para lá de aconchegantes. Tudo começa com a paleta de cores, que costuma mesclar tons terrosos a cores vibrantes, como vermelho e laranja. Os objetos decorativos são confeccionados em materiais como pedra, couro e ferro.

Móveis produzidos com madeira de demolição são os mais indicados para compor uma decoração em estilo rústico por aliarem sustentabilidade e autenticidade. Para dar ainda mais destaque a uma mesa de jantar produzida com esse tipo de material, o tampo de vidro se apresenta, mais uma vez, como um grande aliado.

5 – Escandinavo para quem gosta de minimalismo

O estilo escandinavo surgiu no início do século XX, e tem como principal referência o modo como o artista sueco Carl Larsson decorou sua própria casa. Para dar um clima confortável aos cômodos, ele investiu em ambientes bem iluminados a fim de combater a escuridão típica do norte da Europa no inverno, móveis de madeira e tecidos quentes.

Nesse estilo de decoração, os móveis seguem uma linha mais discreta! Por isso, é preciso dar preferência a peças que foram fabricadas com madeiras de tons claros e tenham formas simples. Uma mesa de jantar de vidro ajuda a manter o ambiente devidamente iluminado e amplo, alem de deixa-la charmosa.

6 – Industrial para quem é cool

O estilo industrial nasceu nos Estados Unidos, em meados do século XX, quando vários moradores de Nova York começaram a transformar antigos galpões de fábricas em lofts. Suas principais características são o pé direito alto, as estruturas rústicas expostas – como tijolos, vigas e encanamentos – e os objetos decorativos modernos.

Como os lofts tendem a ser espaços pequenos e inspirar a integração de cômodos, os móveis costumam assumir mais de uma função. Quem faz questão de ter um ambiente bacana para receber a família e os amigos em casa pode investir em uma mesa de jantar de vidro. Isso para não deixar o espaço muito carregado. Ela pode ter algumas partes produzidas em madeira e metal.

mesa de jantar de vidro

7 – Pop para quem é fã de diferentes tipos de expressão

Que tal levar os principais ícones da cultura pop para a decoração da sua casa? Sem dúvidas, essa é uma grande ideia para os amantes de cinema, música e televisão! Apostar em cores chamativas como vermelho, amarelo e azul. Valorizar sua coleção de toy arts são algumas formas de incorporar o estilo. Inspire-se nas obras do artista norte-americano Andy Warhol.

Os móveis usados na decoração pop podem ser uma combinação das peças empregadas em outros estilos que mencionamos aqui. Como moderno, rústico, industrial, e o retrô também pode ser usado como uma grande fonte de inspiração. A mesa de jantar de vidro é uma boa alternativa para manter a sala equilibrada e destacar os objetos decorativos.

Gostou de conhecer os principais estilos de decoração que podem contar com uma mesa de jantar de vidro? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta