Materiais de Construção: Custo x Benefícios

  • 0
  • 17 outubro, 2017

Escolher os materiais de construção não é uma tarefa fácil. Ainda mais, quando se pretende gastar pouco dinheiro, mas não é algo impossível. Para que isso seja realizado, é exigido bastante cuidado e atenção na hora de efetuar as compras.

O adequado é já ter em mente os materiais de construção que serão necessários para o seu projeto. Sempre prezando pela maior qualidade e um preço acessível para o seu bolso! Pensando nisso, no post de hoje, iremos abordar os materiais mais utilizados durante uma construção e compará-los em relação ao custo-benefícios que eles podem oferecer para o consumidor. Vamos lá?!

materiais de construção

Tipos de Materiais de Construção

  • Madeira

A madeira é um dos principais tipos de materiais de construção de casas. Esse material pode ser utilizado nas mais diferentes formas, compondo vários ambientes, principalmente nas estruturas de casas, coberturas e até mesmo móveis rústicos e como parte da decoração.

  • Telha

A telha também é um material muito comum na construção civil. Normalmente, é utilizado em coberturas de casas. Geralmente feita em cerâmica, também pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, como pedra, cimento, fibro cimento, metal, vidro, plástico, madeira e outros.

  • Calha

A calha é uma espécie de cano aberto na parte superior semelhante à um sulco – espécie de falha deixada na terra pela pá do arado (ferramenta agrícola) – que pode ser feita com diversos materiais como zinco, cobre e outros. É utilizada para escoar a água do telhado e direcioná-la ao solo.

  • Pedra

Apesar de parecer muito fora de época, a pedra ainda é um dos tipos de materiais de construção utilizados. Ela possui como destaque, principalmente, na composição de concreto, em casas. E deixa um ambiente charmoso quando utilizado em partes externas como jardins, por exemplo.

  • Cimento

O cimento é um pó fino que endurece após a ação da água. É um material muito utilizado na construção civil, especialmente, para a composição de argamassa e também o concreto que será abordado no próximo tópico.

  • Concreto

O concreto é composto por cimento, areia, água e pedra. Na mistura, forma-se uma massa que é colocada em fôrmas para que endureça. Ele é um dos principais tipos de materiais de construção usado como parte da estrutura de uma casa, por exemplo.

  • Argamassa

A argamassa é feita a partir de areia, água e outros materiais mais “pegajosos”.  Esse material é restritamente utilizado para o nivelamento de superfícies com ondulações como paredes, pisos, etc.

  • Tijolo

O tijolo é um bloco composto de barro cozido ou pode ser feito por argila e depois ser seco no sol, geralmente em forma de prisma retangular. O mais comum possui cor avermelhada e é um dos principais materiais de construção civil, mas também é utilizado na construção industrial e artesanal.

  • Piso

O piso é um revestimento do solo que fica sob o concreto ou cimento e também é onde se caminha.
É um dos principais materiais de construção civil, utilizados na parte interna e externa de um ambiente. Alguns modelos possuem funções como antiderrapantes, evitando acidentes e outros apenas para fins decorativos.

  • Rejunte

O rejunte é um dos principais tipos de materiais de construção e seu uso é especifico para preenchimento de lacunas de peças de cerâmica com a função de uni-las, bastante comum em pisos e azulejos.

  • Vidro

O vidro, assim como os demais materiais, é um dos tipos mais utilizados na construção civil. Ele está por todo lado, principalmente, devido a sua resistência, durabilidade e também por causa da estética.

Muito utilizado como forma de estruturação na construção de prédios, mas também tem sido utilizado em casas. Além de fazer parte de itens indispensáveis como portas, janelas, box de banheiro e como forma de decoração do ambiente.

Custo x Benefícios dos Materiais de Construção

construção obra

  • Madeira

Benefício: Apesar da madeira ser um material extremamente resistente, bonito e ecológico, é necessário uma série de cuidados a mais na construção.

Desvantagem: Uma das desvantagens de fazer a construção de sua casa em madeira é que quando não tratada contra cupins, umidade e desgaste das ações do tempo certamente farão com que a casa tenha uma vida útil menor.

  • Telha

Benefício: A telha é um material que traz um certo benefício quanto ao custo, pois é relativamente barato. E confere uma série de variedades em tipos e modelos para os consumidores.

Desvantagem: No entanto, as desvantagens são os danos que essas telhas causam ao meio-ambiente e são frágeis a qualquer tipo de impacto.

  • Calha

Benefício: A calha apesar de facilitar no escoamento da água da chuva no solo.

Desvantagem:  Quando não limpada regularmente, ela pode trazer bastante sujeira e também esteticamente, não é uma das melhores opções. Uma alternativa é pintá-la, de acordo, com a telha ou telhado.

  • Pedra

Benefício: Material resistente e requintado.  A maior dificuldade da construção civil em pedra é mão de obra qualificada para que não haja erros durante a obra.

Desvantagem: Mesmo trazendo um efeito diferente para o ambiente externo de uma casa, sempre se faz necessário remendas devido às ações do tempo.

  • Cimento, Concreto, Argamassa e Rejunte

Benefício: Materiais como o cimento, concreto, argamassa e rejunte, apesar de oferecem um custo acessível ao consumidor.

Desvantagem: A grande desvantagem desses materiais citados é no processo de secagem após a execução.

Por exemplo: Uma calçada após feita de cimento ou concreto demora cerca de 2 dias para a secagem total. Se alguém pisar durante o período, pode deixar marcas e estragar a modelagem.

Já no caso da argamassa e rejunte, não é muito diferente! Quando utilizado em pisos e azulejos, podem levar de 3 – 12 horas para secar. E causar o mesmo problema, tendo de refazer  o processo.

  • Tijolo

Benefício: O tijolo tradicional, aquele de cor avermelhada feito pelo barro cozido ou de argila.Oferece uma grande desvantagem para o meio-ambiente que é a poluição.

Desvantagem:  Apesar de ainda, ser muito utilizado nas construções, infelizmente. Se você deseja ter a sua casa construída com tijolos, opte pelo tijolo verde que é ecológico.

  • Piso

Benefício:Existem diversos tipos de modelos encontrados no mercado, o que é ótimo para o consumidor.

Desvantagem: Alguns modelos normalmente vendidos por m² podem sair caros. E claro, quando não é de qualidade pode não ser tão resistente e ter uma vida útil muito pequena.

  • Vidro

Benefício: O vidro é um material extremamente durável e resistente e por isso, tem sido o “queridinho” de muitos projetos de arquitetura. Ainda, incluindo, o fato de deixar qualquer ambiente mais moderno.

Desvantagem: Assim como os demais materiais, é necessário que o vidro seja de alta qualidade para evitar acidentes e colocar em risco a vida humana ou algum tipo de dano material para o consumidor.

Sobre a PS do Vidro

A PS do Vidro está no mercado há mais de 30 anos, teve seu início em Campo Belo – SP. Atualmente,  possui atendimento em quatro lojas: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes.

Temos  estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Procuramos oferecer aos clientes a excelência no atendimento, na qualidade, na diversificação e oferta de produtos no mercado de vidros, espelhos e artigos de decoração.

Se você quer segurança, conforto e ótimo atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa! Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

Texto: Ana Tamires

Gostou do conteúdo de hoje? Confira nossas redes sociais (Facebook, InstagramGoogle+Twitter e Pinterest) e acompanhe os conteúdos feitos especialmente para você!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta