Como fazer a instalação da porta de vidro?

  • 0
  • 9 agosto, 2017

Você escolheu a porta perfeita para o seu projeto, mas tem dúvidas sobre as melhores práticas para instalação da porta de vidro?

Então, este post é perfeito para você! Hoje, traremos dicas sobre a melhor forma de instalação dos quatro tipos de porta em vidro mais utilizados em construções atuais.

instalação da porta de vidro

 

Você vai ver que, com conhecimento sobre o assunto, não terá mistério na instalação da porta de vidro de seus sonhos! Ter a porta que você deseja pode estar a um passo (e a algumas marteladas).

Mas fique atento: se você não tem experiência neste tipo de instalação, não tente fazê-lo sozinho. Além de ser um trabalho pesado, exige conhecimentos avançados, próprios dos profissionais da área. Neste processo, qualquer milímetro faz diferença e um detalhe errado pode prejudicar todo o seu projeto.

É importante você saber como funciona o processo, mas se apoiar na garantia de um serviço qualificado. Depois desses avisos importantes, vamos, então, às dicas para a instalação da porta de vidro? Acompanhe!

1. Instalação da porta de vidro tradicional

Esta é a porta clássica, encontrada no interior de grande parte das residências. Sua medida padrão é 2,10 m x 80 cm e a instalação é a mais simples e conhecida pelos profissionais da área.

A etapa inicial da instalação da porta de vidro tradicional compreende em sua medição e marcação, de acordo com a necessidade da abertura.

É sempre importante lembrar de que a altura desta porta deve ter alguns centímetros a menos do que a abertura, e o vão em questão precisa ter dimensões um pouco maiores que a dela.

Após a marcação, parte-se para a instalação das duas dobradiças na folha da porta, cuja indicação é 20 cm abaixo do topo e 20 cm acima da base. Posteriormente, é realizada a fixação, a partir de parafusos, destas dobradiças da porta no batente.

porta de abrir pivotante

2. Instalação da porta de vidro pivotante

Este é um dos modelos de porta mais requisitado pelos profissionais de arquitetura atualmente. Seu design é moderno e sofisticado, se adaptando perfeitamente a ambientes maiores, como casas e apartamentos altos.

A incidência de vidro neste tipo de porta é menos comum do que nas demais. Ainda assim, é uma opção bastante requisitada e que exige extrema atenção para colocação.

Como este tipo de porta não exige o uso de dobradiças, a sua instalação parte da colocação de um eixo vertical. A porta pivotante utiliza um pivô que regulariza o giro a partir do seu eixo.

Para a instalação da porta de vidro pivotante, o primeiro passo é realizar a instalação de um pino de sustentação para a porta na parte de baixo, a partir da análise de medições previamente realizadas.

Esta medição deve considerar não somente o espaço da porta em si, como também o necessário para a movimentação dela.

O segundo passo é realizar a instalação de outro pino, agora na parte superior. É muito importante ter atenção ao alinhamento de ambos, que deve ser perfeito para garantir o bom funcionamento da porta.

porta de vidro de correr

3. Instalação da porta de vidro de correr

As portas de correr são sucesso, e não é de hoje. Elas são muito utilizadas, principalmente entre ambientes internos e externos. O procedimento de instalação da porta de vidro deste modelo é um pouco mais complicado do que o das demais, devido aos detalhes envolvidos.

Para este processo é preciso, primeiramente, fazer a medição da abertura em questão. Posteriormente, deve-se conferir se o nivelamento do solo e das paredes está de acordo, ajustando possíveis irregularidades.

A colocação da estrutura inicia pela parte superior e, na sequência, parte-se para o trilho na parte inferior. Ambos devem estar em perfeito alinhamento para a instalação da porta, a fim de evitar retrabalho ou perda de material (do vidro, por exemplo, que é o investimento mais caro).

A porta, então, é fixada à estrutura do batente a partir da utilização de parafusos. Toda a colocação exige cuidado, pois trata-se de uma porta ampla, pesada e com a presença de vidro. Ainda, para garantir a qualidade da instalação da porta de vidro deste modelo, é necessária a vedação – contra vazamentos, ventos fortes e afins. Para teste, a orientação é que se realize o “abre e fecha” diversas vezes.

4. Instalação da porta de vidro articulada

A porta articulada é uma opção muito prática e moderna, considerada, também, um item decorativo nas residências.

Para a sua instalação, assim como das demais, primeiro é preciso verificar e determinar o espaço disponível – vertical, lateral, frente e trás.

A partir disto, são colocadas três dobradiças entre as folhas, a fim de uni-las, enquanto na estrutura deve ser feita a instalação dos batentes.

Neste processo, é preciso considerar que a largura do vão seja a mesma do batente, evitando riscos de instabilidade.

Na sequência, é feita a instalação da porta de vidro, já em formato agrupado. Com parafusos, elas devem ser fixadas em uma espécie de trilho, localizado na parte de cima da estrutura. É preciso tomar muito cuidado na aplicação de vidros no modelo de porta articulada, principalmente no ato da instalação.

E agora, já está sabendo tudo sobre a instalação da porta de vidro? Instalar portas pode parecer complicado, mas é tudo questão de estudo e prática. E é por isso que a orientação é que, para a colocação, seja feita a contratação de um bom profissional, com recomendação no mercado, além de investir no uso de materiais de qualidade.

E se você acha que o vidro só faz parte dos grandes elementos, tais como as portas, que tal mudar um pouco esta visão? Perceba como ele pode fazer diferença, também, nos pequenos detalhes, conhecendo nossas dicas de decoração com modelos de aparadores de vidro, que são sinônimos de beleza. É hora de se inspirar!

Você ficou com alguma dúvida sobre instalação da porta de vidro? Tem alguma dica extra sobre o assunto? Participe deixando sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta