Iluminação natural com vidros em casas. Inspire-se!

  • 0
  • 3 novembro, 2015

Iluminação natural

A iluminação natural é um dos grandes trunfos da decoração moderna, independente do estilo escolhido. Conectada à onda de sustentabilidade, a tendência de utilizar vidros para permitir a entrada da luz do sol gera ambientes requintados, projetos personalizados e estruturas valorizadas por sua arquitetura diferenciada.
Veja no post de hoje algumas propostas em que o vidro é a atração principal, tanto na fachada como em seu interior dos imóveis, e inspire-se para montar seu próprio projeto.

Saiba como escolher uma vidraçaria para o seu projeto de decoração.

1. Painéis e piso de vidro em Paris

Em Paris (França), um edifício de mais de 200 anos teve seus dois últimos andares reformados para transformar 12 dependências de empregados em um duplex de três quartos. As características originais do prédio foram realçadas com a evidência de suas estruturas originais, como vigas de madeira e paredes de pedras de calcário, mas é a larga utilização do vidro que mais chama a atenção: os painéis de 5 m² forma as paredes que dividem a sala do pátio interno e parte do piso do segundo andar. Além da integração entre ambientes a luz natural banha fartamente todos os ambientes. Projeto do arquiteto Michael Herrmann.

iluminação natural

iluminação natural

iluminação natural

2. Integração com o oceano

Painéis fixos e portas deslizantes deixam a luz do dia entrar em todas as unidades do Sava Luxury Villas, um condomínio de luxo à beira mar localizado na Tailândia que foi completamente vendido antes mesmo do fim das obras. Os sete chalés e as áreas comuns praticamente não contam com paredes de alvenaria, já que a ideia é integrar a paisagem natural com a construção, permitindo o máximo da claridade solar. O projeto é do escritório Original Vision.

iluminação natural

iluminação natural

3. Reforma ilumina casa sexagenária

Construída na década de 50, a casa californiana ganhou ares atuais com uma imensa claraboia que deixa a iluminação natural entrar de forma farta. O vidro está presente em praticamente todas as paredes da casa, da fachada aos quartos. O projeto da Archplan conta ainda com telhado verde para total integração com o meio ambiente.

iluminação natural

iluminação natural

iluminação natural

4. Fachada de vidro valoriza formas geométricas

O vidro laminado valoriza as construções retas, baseadas em formas geométricas. O conjunto ganha leveza no exterior e maior sustentabilidade no interior, já que este tipo de vidro que permite a entrada de luz em abundância. No entanto, é capaz de bloquear 99% dos raios UV, protegendo a saúde dos ocupantes e também o mobiliário.

iluminação natural

iluminação natural

5. Iluminação natural realça linhas curvas

As linhas curvas também são valorizadas com projetos que priorizam a entrada da iluminação natural através das fachadas de vidro. É o caso do projeto Casa das Águas, assinado por Aquiles Nicolas Kilares, na Região Metropolitana de Campinas (SP). Com decoração contemporânea baseada no feng shui, ela traz ambientes integrados no térreo, área de lazer privilegiada e especial atenção ao uso estratégico de vidros para a captação de luz natural.

iluminação natural

6. Componha madeira e ferro

Para quem gosta do estilo rústico, a fachada de vidro combinado com elementos de madeira e ferro aquece o visual, contrastando a transparência de um material com a opacidade dos outros. O ambiente fica naturalmente iluminado e aconchegante, dando a sensação de texturas interessantes.

iluminação natural

iluminação natural

7. Feche varandas com vidro

Uma boa ideia para lugares de clima frio é aproveitar toda a luminosidade das varandas mantendo-as confortavelmente fechadas com placas de vidro. É possível coloca-las fixas ou móveis, já que tanto os vidros temperados como os laminados têm alta resistência a impactos e podem ser fixados com ou sem caixilhos, tornando a decoração ainda mais bonita.

Conheça as vantagens de investir em uma sacada de vidro.

iluminação natural

iluminação natural

8. Vidro compõe uma verdadeira obra de arte

Se o visual é de tirar o fôlego e a casa fica em um local privilegiado, a utilização de planos de vidro cria uma iluminação natural ainda mais diferenciada. Em Dover Heighs, na Austrália, a casa no topo de um penhasco de 70 metros de altura foi projetada pelo escritório Durbach Block Jaggers inspirada na pintura “O Banhista”, de Pablo Picasso. Nas linhas retas da fachada grandes planos de vidro abrem a paisagem.

iluminação natural

iluminação natural

iluminação natural

9. Aproveitando a piscina interna

O luxo das piscinas internas merece a sensação de liberdade dos painéis de vidro. Como este apartamento no topo de um arranha-céu em Manchester. A propriedade tem nada menos que 1.200 m², mas o que se destaca mesmo nesta que é uma das torres mais altas da Europa é a imensa parede de vidro que abriga a piscina. O projeto é do arquiteto Ian Simpson, o mesmo que projetou todo o edifício e é dono do imóvel.

iluminação natural

10. Caixa de vidro leva luz para a sala

Outra boa ideia é a criação de uma casa de vidro que avança para o jardim. Solução perfeita para quem mora em sobrados de vila ou nas grandes cidades. A ideia leva mais luz para dentro dessa casa espremida entre edifícios. No projeto do escritório Arkitito, os 80 cm que a caixa avança sobre o jardim, acompanhando a altura da escada de acesso ao segundo andar, já são suficientes para iluminar e transformar completamente o ambiente da casa dos anos 60.

iluminação natural

Quer mais sugestões para a sua casa? Inspire-se nesses projetos de casas de praia e comece a planejar as suas férias!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta