Guia rápido de tipos de Espelhos: compre sem dúvidas

  • 0
  • 5 outubro, 2017

Está indeciso sobre quais tipos de espelhos comprar? Não se preocupe!
É uma dúvida muito comum, levando em consideração os diversos estilos de espelhos, cores, tamanhos, etc.

No post de hoje, preparamos um guia rápido sobre os tipos de espelhos para você escolher o modelo certo para comprar sem pensar duas vezes.
A utilização tradicional dos espelhos continua sendo indispensáveis para todos nós, isso é um fato!
Mas que tal usá-los também para decorar o ambiente e dar um aspecto diferente para ele?
Tenho certeza que a decoração com os espelhos deixarão a sua casa ainda mais bonita e elegante!

1) Tipos de Espelhos: compre sem erro

Atualmente, existem diversos tipos de espelhos decorativos presentes no mercado e é um ótimo assunto quando trata-se de designer de interiores. Vale citar outra definição de tipos de espelhos, no ponto de vista da Ótica também: espelho plano, esférico côncavo ou esférico convexo.

Hoje em dia o material tem infinitas aplicações. Onde vem sendo a principal escolha dos arquitetos, designers e consumidores finais, como recurso na estrutura e revestimentos dos ambientes, para  preencher uma parede, esconder um defeito, refletir a decoração do espaço, dar amplitude para o ambiente e até aumentar a luminosidade.

Mas existem uma grande variedade de modelos de espelhos no mercado, e,  não é fácil para o consumidor tomar a decisão certa na hora de comprar o espelho para a sua necessidade.
Por isso, iremos apresentar os espelhos mais utilizados e mais procurados no mercado para você escolher o seu favorito. Vamos lá?!

  • Clássico 

Um dos modelos mais comuns é o modelo clássico ou também chamado de retangular.
O modelo retangular/quadrado garante diversas molduras entorno do espelho, mudando o visual do acessório e combinando com a decoração do ambiente.
Se a moldura do espelho for horizontal, recomendamos que ele seja posicionado em cima de um móvel de mesmo tamanho, ou que o espelho nunca seja maior.

Utilizar espelhos menores clássicos verticais ou horizontais também é uma ótima ideia para deixar o ambiente diferenciado.
Os modelos sem moldura (o acabamento feito com o próprio vidro) garantem um estilo mais moderno à decoração. E ainda dispensa a preocupação da combinação com os móveis.

espelhoretangular-tiposdeespelhos

  • Veneziano

O espelho decorativo veneziano é oriundo da Veneza, até meados do século XVII, essa peça só era produzida por artesãos venezianos e tinha um custo altíssimo.
Esses espelhos advém da época da realeza e claro, não poderia deixar de ser elegante.

O espelho veneziano ganha molduras confeccionadas em vidro e, por sua vez, são ricas em detalhes, e este é seu diferencial. Apesar de ser oriundo de uma antiga técnica, ainda é um espelho clássico. Este acessório clássico, não impede que seja utilizado em ambientes mais modernos. Inclusive, é um mix que deixa o ambiente ainda mais sofisticado para a sua casa.

veneziano-tiposdeespelhos

  • Redondo/Oval

Um dos tipos de espelhos mais utilizados é o espelho redondo ou também pode ser chamado de oval. Um peça mais moderna do que o espelho clássico (retangular), mas não deixa de ser tradicional.O interessante desse espelho decorativo é que ele pode ser utilizado de várias formas.
A primeira delas é apenas para refletir parte do ambiente. Mas é preciso que seja de um tamanho considerável para que se tenha o resultado esperado.

A segunda é fazer uma composição de espelhos maiores e menores (tamanhos variados) para decorar uma parede vazia, por exemplo.Por último, para não deixar o ambiente muito carregado, uma vez que o espelho parece ser maior do que ele é, o espelho deve ser menor ou compatível com o espaço em que ele será instalado.

espelho-redondo-oval-tiposdeespelhos

  •  Camarim 

Como o próprio nome já diz, esse espelho é típico daquelas penteadeiras vintage com luzes ao entorno. Apesar de ser bastante comum no meio artístico, o espelho camarim tem invadido as residências e deixando o ambiente ainda mais elegante.

Esse espelho decorativo é um item utilizado em espaços que se faz necessário uma ótima iluminação.Por exemplo, quando usado para fazer maquiagens e também para penteadeira como já era usado antigamente.

espelhocamarim-tiposdeespelhos

 

 2) Espelhos Decorativos

A decoração com espelhos em conjunto ou particionados é uma alternativa para adicionar informação ao ambiente como também, leveza. Se você tem um ambiente grande pode abusar desse estilo.
Espelhos decorativos com molduras devem estar em harmonia com o restante do ambiente e não devem ser utilizados em ambientes muito pequenos, caso o espelho for grande.

Com algo tão robusto assim, é preciso saber dosar na escolha dos demais itens decorativos, para não sobrecarregar o ambiente. Em espaços menores, por exemplo, apartamentos você pode usar espelhos maiores desde que não fique com muita informação no ambiente. É indicado usar espelhos menores, pois você pode usar e abusar da sua criatividade para deixar o ambiente ainda diferenciado.

  • Cores

Outro fator para selecionar os tipos de espelhos ideias são as cores. As cores são uma parte importante quando queremos comprar um espelho e deve-se levar em consideração a decoração do ambiente da sua casa, pois os espelhos devem agir como um complemento da decoração.

E claro que ao escolher as cores também é importante ter em mente os tipos de acabamentos que iremos falar no próximo tópico. Mas antes vamos as cores, ok?!

Fumê 

O espelho fumê tem pouco poder refletivo, não sendo indicado seu uso em lavabos ou closets.

Por ter tons de cinza e preto, ele deixa qualquer ambiente mais escuro, porém, muito sofisticado.

Além disso, o fumê é ótimo para “quebrar” a luz excessiva em determinado local.

espelhofumê-tiposdeespelhos

Bronze

 O espelho bronze é mais voltado para tons terrosos, mas que garante elegância e a transformação de

qualquer ambiente.

Por ser menos refletivo que o fumê, este modelo é ideal para deixar o ambiente mais iluminado.

Além disso, espelho bronze é mais resistente a riscos e os mostra com menor intensidade.

bronzeespelho-tiposdeespelhos

  • Acabamento

Assim como escolher as cores, o acabamento também é fundamental para quaisquer tipos de espelhos. Pensando

nisso, iremos falar sobre os principais acabamentos existentes no mercado. Veja abaixo:

Bisotado

espelho bisotado - -tipos de espelhos

O acabamento bisotado é aquele com bordas cortadas em algum ângulo de maneira que fique emoldurada em torno dele. Recomenda-se utilizar esse tipo de espelho em ambientes com aspecto mais vintage, ou seja, mais clássico.

O bisotado pode ser utilizado nos mais diversos cômodos da sua casa e com diferentes objetivos, inclusive, como item decorativo. Sua característica apresenta um moldura delicada, o espelho transparece leveza e suavidade para o ambiente.
É uma boa ideia, inclusive, para quem quer deixar o ambiente com um ar menos pesado ou destacar alguma parte da casa.

Lapidado

espelho lapidado - tipos de espelhosO espelho lapidado é ideal para revestir paredes em ambientes onde é essencial a boa definição da imagem refletida. Esse tipo de acabamento é muito resistente e possui alta durabilidade. Por esse motivo, geralmente, é instalado em locais com maior umidade como banheiros, saunas, etc.

Junção

espelho junção - tipos de espelhos

Uma tendência dos espelhos decorativos é a junção de vários espelhos que é considerado um tipo de acabamento também. Esse tipo de acabamento (agrupamento de espelhos) pode revestir paredes nos mais diferentes ambientes da sua casa seu escritório ou para qualquer coisa que deseja espelhos montados.

É uma ótima opção para aqueles que são mais criativos e deseja um espaço diferenciado sem perder a própria personalidade.

3) Tipos de espelhos mais utilizados

Apesar da grande variedade de espelhos encontrados no mercado, ainda assim os consumidores não procuram apenas pela beleza e sofisticação, eles esperam que os materiais tenham qualidade e preços acessíveis para o seu bolso.

Por isso, pensamos em destacar os espelhos mais utilizados em casas e apartamentos.
O primeiro deles é o clássico retangular, principalmente, os verticais, uma vez que eles pegam o corpo inteiro, o que é ideal para quem quer um espelho para o seu uso tradicional.

espelho retangular clássico - tipos de espelhos

Mas o modelo retangular horizontal também é bastante utilizado, especialmente, para destacar algum objeto ou preencher alguma parede.

Outro tipo de espelho que é muito popular é o redondo (oval), ainda que seja mais moderno e até um pouco mais caro que o retangular, mas ainda acessível para os consumidores que não querem gastar muito.

espelho redondo em quarto - tipos de espelhos

É um modelo que pode ser usado para vários fins como item de decoração, para a sua utilização natural e claro, aqueles portáteis em que podemos carregar para onde quer que nós iremos.

  • Ambientes para aplicar espelhos

Sala

Espelhos na sala de estar é um dos melhores ambientes para aplicar esse recurso, uma vez que você pode abusar da criatividade.
Tanto espelhos maiores e menores podem ajudar a deixar o ambiente ainda mais bonito.
Mas é claro que isso depende do objetivo que você deseja atingir seja ampliação, apenas para decoração, etc.

Veja algumas fotos com vários tipos de espelhos para você se inspirar:

espelho decorativo em sala de estar - tipos de espelhosespelho preto e branco decoração - tipos de espelhostipos de espelhos

Quarto

O uso de espelhos em quartos é bastante comum para sua tradicional função. Mas, atualmente, é sinônimo de criatividade e estilo na hora de decorar o ambiente. Então, que tal começar a investir em espelhos no seu quarto como parte da decoração?

Como já foi dito, existem vários estilos (alguns até personalizados) para deixar com a sua cara!
Veja algumas inspirações que separamos para você:

quarto espelho vintage - tipos de espelhosdecoração com espelho quarto de casal - tipos de espelhosdecoração espelho clássico - tipos de espelhos

Banheiro

Espelhos são muito comuns em cômodos como banheiro, principalmente, em lavabos.
E claro, um espelho que combine com a composição do banheiro pode deixar o ambiente ainda mais interessante.
Veja alguns exemplos de inspiração para espelhos em banheiros:

banheiro com espelho com moldura dourada - tipos de espelhosbanheiro com espelhos - tipos de espelhosespelho em cima do lavabo - tipos de espelhos

4)Dicas para instalação de Espelhos

Espelho para ampliar espaços: o espelho é capaz de deixar a sensação de amplitude no ambiente decorado, representando uma dica interessante para cômodos pequenos que buscam maior visibilidade dentro de casa.

Para que dê certo o truque, é necessário encontrar a posição ideal para o espelho, ele deve ser instalado numa parede neutra e que não fique bem diante da porta de entrada. A ampliação é um truque que funciona principalmente na sala.

Espelho com ou sem moldura:  espelho com moldura costuma ser usado com maior freqüência numa decoração clássica ou um pouco mais vintage, deixando o ambiente sofisticado.

Por outro lado, o espelho com apenas o vidro pode ser instalado na parede dentro de composições diferentes. Isso deixa o espaço bem mais interessante e claro, original.

Cuidado com a posição: nem todo lugar é compatível para colocar um espelho e algumas apostas podem interferir na privacidade do cômodo.

Por exemplo: quando ele é posicionado de forma inadequada em um cômodo de frente à uma janela, os raios do sol podem refletir no espelho e resultar em algo desastroso.

Criatividade com espelho: Para fugir do básico, vale à pena apostar em espelhos redondos ou venezianos menores e fazer uma composição charmosa na sala de estar, por exemplo. Mas é importante que haja equilíbrio entre as peças, por isso cuidado para não sobrecarregar a decoração!

Outra dica interessante é ao invés de furar a parede para pendurar o espelho, você pode simplesmente encostá-lo e com isso, você mudará a atmosfera do ambiente, deixando-o diferenciado.

5) Qual o melhor espelho?

Como você pôde notar, existem diversos tipos de espelhos e inclusive, espelhos decorativos que vão além das suas funções tradicionais. No entanto, cada um deles podem oferecer um objetivo diferente para a sua casa.

Vale ressaltar que é importante ter em mente a pretensão que você deseja ter ao instalar um espelho para não haver um resultado diferente do esperado.
Além disso, recomendamos que você consulte um designer de interiores para maiores esclarecimentos.

6) Conheça a tecnologia em vidro da PS!

Aqui na PS do Vidro, o nosso cliente vem em primeiro lugar e se assim como nós, você é apaixonado por espelhos de diversos tamanhos, nós oferecemos espelhos sob medida para você realizar o seu projeto.

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes.

A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

 

PS do vidro orçamento

Gostou do conteúdo e quer saber mais?  Siga-nos em nossas redes sociais (Facebook, InstagramGoogle+Twitter e Pinterest) e acompanhar os conteúdos feitos especialmente para você! Até a próxima!




 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta