Fachadas de Vidro: 10 opções vislumbrantes e com acabamentos impecáveis

  • 0
  • 22 junho, 2015

Ele não é só bonito, ele é funcional, prático e ao mesmo tempo sofisticado. Seja qual for o estilo o vidro tem sempre uma combinação perfeita capaz de emprestar um visual completamente novo e original às fachadas. No entanto mais do que um diferencial na decoração, o vidro é também amigo do meio ambiente, tornando-se uma das maiores tendências mundiais em design por garantir a passagem da luz natural, evitando o desperdício de energia e proporcionando um verdadeiro jogo de luminosidade capaz de transformar qualquer ambiente. Lisos, canelados, temperados, coloridos, transparentes, espelhados, esfumaçados, não há limites para as novidades que além de belas são funcionais e despertam cada vez mais a criatividade de designers e arquitetos de todo o mundo. Veja aqui 10 opções de vidros para fachadas deslumbrantes e inspire-se!

fac1

Vidro impresso inova na fachada gigantesca

O vidro impresso foi usado no Centro de Aprendizagem de Estudantes na Ryerson University de Toronto, inaugurado em fevereiro de 2015. Apesar do orçamento limitado, o projeto dos escritórios de arquitetura Zeidler Partnership Architects (Toronto) e Snohetta (Nova York, Oslo e Noruega) fizeram uma fachada de 5 mil metros em vidro com impressão digital de cerâmica em padrões geométricos brancos, garantindo sustentabilidade e inovação. Dica: você pode conseguir efeitos semelhantes também com o vidro serigrafado.

 

fac2

Dança de contrastes

O arquiteto Eliomar Venâncio usou vidros espelhados em contraste com madeira de tom escuro para levar claridade natural ao hall de uma casa em Minas Gerais. Outra dica é o vidro Neutral 14, altamente reflexível e com cerca de 14% de taxa de transmissão de luz visível.

 

fac9

Laminado controla a luz do sol

Composto por duas chapas e película plástica de segurança no miolo, o laminado de controle solar colorido e espessura entre 6 e 53mm da Fenavid é uma excelente opção para controlar a entrada de luz e calor, garantindo eficiência térmica à casa.

 

fac3

Vidro temperado e telhado curvo encantam na Paraíba

Rodrigo Simão trocou a alvenaria das paredes por vidro temperado na casa de telhado curvo amparado por treliças metálicas na Serra de Samambaia, na Paraíba.

 

fac11

Cortina de vidro com 52% a menos de calor

Ele parece um vidro comum, mas reduz até 52% do calor. O Eco Lite, da Pilkington, é ideal para fachadas em lugares com grande incidência solar. Você também pode utilizar uma cortina de vidro em seu projeto, garantindo proteção contra as diferenças de temperatura e conforto acústico.

 

 

Inovação tecnológica

A nanotecnologia já chegou à decoração, garantindo mais respeito ao meio ambiente através de imóveis que prezam pela sustentabilidade. O vidro Bioclean, da Cebrace, mantém a sua superfície limpa automaticamente, aproveitando a própria água da chuva e a captação dos raios ultravioleta. Tem 4 mm de espessura e é um dos queridinhos dos arquitetos ambientais.

 

 

Vidro inteligente garante privacidade e reduz luminosidade

Garanta sofisticação e privacidade com o Intelligglass. Importado dos Estados Unidos, com apenas um leve toque em menos de um décimo de segundo o vidro translúcido torna-se opaco graças a um display com partículas de cristal líquido colocado entre duas lâminas. Você também pode dar um visual diferenciado à fachada do seu projeto com o Ebony Guard, um vidro naturalmente negro com fundo espelhado que permite uma passagem leve da luz – e ainda é 10 vezes mais resistente que os vidros comuns.

 

fac14

Camadas de metal são o diferencial

Da série Solar-SunGard, da Guardian, o Silver 20 On Clear garante conforto e eficiência energética a qualquer fachada. Minúsculas camadas de metais na superfície do vidro potencializam a transmissão de luz – mas barram o calor, ao mesmo tempo. Pode ser encontrado em espessuras entre 4 mm e 8 mm.

 

fac6

fac5

Brinquedo de luxo

Em Chicago (EUA) uma fachada de vidro automatizada virou atração turística ao se inclinar diagonalmente projetando os visitantes para fora da Torre John Hancock a 304 metros de altura. O que parecem ser apenas pequenos caixilhos na verdade é um engenhoso sistema que permite uma inclinação de 30 graus, durante 30 segundos. Você pode nem querer nada tão radical, mas pode apostar no modelo de vidro Antílope, para ter um efeito também bastante original: a textura reflete a luz em ondas sinuosas por todo o ambiente, imitando a pele desse animal. Não precisa ser nada tão arrojado, mas experimente personalizar sua construção com os guarda-corpos de vidro dispostos estrategicamente pelo projeto.

 

fac7

Integração total

No projeto de Pitsou Kedem, a casa com volumetria reta se abre completamente em imensas portas de vidro deixando o jardim e a piscina em forma de raia em total integração com a sala. Uma boa opção é o Insulado (PKO) de 21,5 mm, que proporciona conforto térmico e isola ruídos. Quem quiser dar um toque de cor à casa também pode optar pelo Float, com PVB laranja, da Cebrace, que garante total transmissão de luz sem nenhuma distorção óptica.

Gostou das nossas ideias para você se inspirar? Então clique aqui e descubra as novidades da PS do Vidro para valorizar ainda mais o seu projeto!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta