Dimensões e Tamanhos Para Janelas de Vidro

  • 0
  • 4 setembro, 2017

Saber dimensões e tamanhos para janelas de vidro é importante para compor o ambiente. Afinal, elas são responsáveis pela ventilação, iluminação e outros aspectos importantes para a sua casa.

As janelas também fazem parte da estética do ambiente e é preciso que as dimensões e tamanhos para janelas de vidro converse com o ambiente, ou seja, fiquem alinhadas com a decoração, de modo geral.dimensões e tamanhos para janelas de vidroAlém disso, as dimensões e tamanhos também fazem parte do aspecto funcional, ou seja, das funções que cada janela possui.

Por isso, escolher os modelos, dimensões e tamanhos para janelas de vidro é o primeiro passo a ser feito.

Uma dica importante é tirar a medida de onde será instalada a janela e até mesmo do cômodo todo para ter uma noção completa do espaço.

No post de hoje, iremos mostrar algumas dimensões e tamanhos para janelas de vidro nos principais cômodos. Vale ressaltar que deve-se respeitar os respectivos ambientes da sua casa.

Aproveite para conhecer os tipos de janela de vidro.

Dimensões e Tamanhos para Janelas de Vidro

Sala

sala de estar janela de vidroEm cômodos como salas, normalmente, as janelas são maiores do que os demais cômodos. Principalmente em salas que as janelas ficam expostas para as ruas, por isso é recomendado janelas com modelos horizontais.

Para esse modelo, a largura costuma ser de 2 m e é muito utilizada para salas, exceto, salas pequenas onde a largura costuma ser adaptada com o tamanho do cômodo.

Mas, se a sua sala possui um espaço grande, você  pode optar por uma janela de vidro com medidas maiores.

Pois, podem proporcionar um espaço mais iluminado e arreijado e com mais opções, esteticamente falando.

Cozinha

cozinha janela de vidroA largura de 2 m para salas também costuma ser utilizada para cozinhas.

Pois ajuda na ventilação e principalmente, iluminação que é um fator indiscutível quando falamos desse cômodo.

Diferentemente, de cômodos como quartos e banheiros que devem ser mais fechadas para a sua privacidade e comodidade.

Claro que você pode optar por uma janela menor na cozinha, mas geralmente tanto a sala quanto a cozinha costumam ter a mesma divisão em termos de tamanho.

Ambiente como a cozinha que possui ter tendência a ser uma área molhada e gordurosa e por isso, se faz necessário janelas grandes que permitam a entrada de luz e ventilação.

Vale dizer que o estilo de janela escolhida para a cozinha também possui papel influente no quesito de iluminação e ventilação. Por isso, fique atento na hora de fazer a escolha!

Como você pôde ver as medidas da sala e cozinha costumam ser iguais. Pensando nisso, separamos as dimensões e tamanhos mais comuns no mercado:

  • 1,00 x 1,50
  • 1,00 x 2,00
  • 1,00 x 1,20
  • 1,20 x 1,50
  • 1,20 x 2,00
  • 0,60 x 0,80
  • 0,50 x 0,50
  • 0,40 x 0,60
  • 0,60 x 0,60

Quarto

quarto janela de vidroÉ recomendado que para quarto, a janela de vidro não seja muito larga, isso porque cômodo como quarto costuma ter uma medida padrão de 1 m e meio de largura.

Embora seja possível você colocar outras medidas, sempre respeitando o tamanho dos cômodos.

1 m e meio é usado em janelas venezianas  – muito comuns para quartos – e outros modelos que podem ser mais adequados para cômodo como quartos.

As medidas mais utilizadas para janelas de vidro em quartos são:

  • 1,00 x 1,50
  • 1,00 x 2,00
  • 1,00 x 1,20
  • 1,20 x 1,50
  • 1,20 x 2,00
  • 1,20 x 0,50

Banheiro

banheiro janela de vidroNo caso de banheiro, normalmente, são utilizadas janelas menores e preferencialmente, instaladas no box, pois auxilia na ventilação e iluminação diminuindo a chance de presença de mofo, fungos por ser uma área úmida.

A medida tradicional é de 0,60 m, feita para zelar também a privacidade e conforto para o consumidor.

Você também pode optar por instalar uma janela um pouco maior ou menor, de acordo com a sua preferência.

Embora, 0,60 m é geralmente a medida padrão em projetos de arquitetura tanto para casas quanto para apartamentos.

Tamanhos personalizados

Os tamanhos mostrados acima são tamanhos padronizados, encontrados em lojas.

Mas você pode optar por tamanhos personalizados, já que muitos cômodos acabam pedindo por essa adaptação para que as janelas fiquem alinhadas com o cômodo.

Os tamanhos personalizados são usados em janelas de vidro onde é possível criar diversos tamanhos e também costumam ser frequentes em cômodos como sala e cozinha, já que sempre variam de tamanho.

Se você acha o mais adequado, optar por tamanhos personalizados é fundamental consultar um arquiteto e saber se é possível, respeitando todas as normas e o espaço do ambiente em que a janela será instalada.

Modelos para Janelas de Vidro

Um dos detalhes que devem ser levados em consideração é o modelo para janelas de vidro. As janelas com modelos horizontais são as mais tradicionais, principalmente, para áreas grandes. Mas, atualmente, parece que as janelas de vidro com modelos verticais tem se tornado uma tendência.

Você sabe qual é o mais adequado para a sua casa? Veja mais detalhes abaixo!

Modelos Horizontais

janela modelo horizontalComo foi dito acima, os modelos horizontais são modelos mais tradicionais.

São bastante utilizados em casas com um grande espaço.

A vantagem para o consumidor é que podem ser encontrados uma grande variedade desses modelos e pode ser muito mais em conta para o seu bolso devido à produção em larga escala.

Dimensões comuns para modelos horizontais:

  • 2 metros: ideal para salas maiores
  • 1,5 metros: creio que esta medida seja a maioria dos casos
  • 1,20 metros: Uma medida também bastante comum, mas indicada para salas menores
  • 1 metro: medida adequada para salas pequenas cuja parede não tem espaço para tamanhos maiores ou que comprometam a abertura.

Modelos Verticais

janela modelo verticalOs novos projetos de arquitetura tem investido muitas janelas de vidro com modelos verticais.

Uma das vantagens que esse modelo pode trazer para o consumidor é apresentar algo mais moderno.

E também o consumidor pode ‘brincar’ com os diversos tipos de tamanhos, inclusive, aqueles que são personalizados.

O modelo permite que seja construído sob medida para o ambiente em que a janela será instalada.

Apesar do custo ser relativamente mais alto do que os modelos horizontais, é um investimento que pode valer a pena, deixando sua janela de acordo com a sua preferência.

Conclusão sobre dimensões e tamanhos para Janelas de Vidro

As opções podem ser inúmeras para dimensões e tamanhos para janelas de vidro. Por isso, antes de pensar em instalar uma janela, deve ser levado em consideração algumas dicas que foram citadas aqui como dimensões, tamanhos e modelos comuns para cada cômodo.

E também o modelo, se será horizontal ou vertical, por exemplo, pois pode alterar todo o projeto.

Em caso de dúvidas sobre dimensões, tamanhos e modelos procure por um arquiteto profissional para maiores esclarecimentos.

 

Texto: Ana Tamires

O que achou deste conteúdo? Conte para nós, acompanhe o nosso blog e aproveite para seguir as nossas redes sociais (Facebook, InstagramGoogle+Twitter e Pinterest) para receber dicas diárias sobre esses assuntos. Até a próxima!




 

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta