Decoração rústica: dicas e cuidados para não errar na decoração

  • 0
  • 7 agosto, 2015

O estilo rústico de decoração nunca sai de moda. Existem, porém, muitas variações e alternativas quando o assunto é decorar. Mesmo nas casas mais modernas, artigos com acabamento natural ou com pequenas imperfeições, o que caracteriza o estilo rústico, podem ser excelentes opções para a criação de ambientes mais aconchegantes e com um ar campestre de casas do interior.

Ainda assim, muita gente ainda comete alguns erros na hora de decorar com o estilo rústico por falta de cuidados. O que deveria passar uma atmosfera intimista e de simplicidade pode, por exemplo, dar uma cara de mal feito ou até de desleixo. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para acertar a mão na decoração rústica. Confira:

Não exagere

É importante lembrar que um ambiente natural e acolhedor deve prezar, antes de tudo, pela simplicidade. Estantes, mesas e paredes abarrotadas de objetos podem ser um erro comum quanto se trata da decoração rústica. Vasos de cerâmica ou quadros em tons terra podem ser uma boa pedida, mas nunca em excesso.

Harmonize com o moderno

As tendências de decoração mais atuais prezam pela harmonização da rusticidade tradicional com elementos modernos. A união de materiais pode ser a chave para uma decoração intimista e, ao mesmo tempo, requintada. Elementos de cerâmica e madeira com acabamento natural ou pequenas imperfeições casam bem com peças mais delicadas e elegantes de metal ou vidro. Essa mesa de centro, por exemplo, combina a elegância proporcionada pelo vidro com a simplicidade e acabamento mais natural da madeira de demolição.

Madeira de demolição: uma opção sustentável

Os móveis e acabamentos em madeira na construção dos espaços são a principal marca do estilo rústico. O que nem todo mundo sabe é que o estilo rústico também pode ser uma escolha sustentável. Muitos móveis e acessórios rústicos podem ser resultado do reaproveitamento de materiais que seriam descartados por suas imperfeições, o que o estilo de decoração rústico valoriza. A madeira de demolição, por exemplo, tem sua origem no reaproveitamento dos destroços de construções antigas que foram derrubadas e dá lugar a peças charmosas para a composição de ambientes mais acolhedores. Qual tal essa base de mesa feita com madeira de demolição?

Aposte no branco

Para muita gente, o estilo rústico se resume a madeira e cores quentes mais puxadas para tons terra. De modo geral, esses elementos realmente ajudam a compor uma atmosfera rústica, mas não são os únicos. Cortinas finas, toalhas, panos e estofados brancos funcionam como um bom contraste aos demais elementos e são ótimas opções para tornar o ambiente mais suave e acolhedor.

A importância das plantas

A atmosfera campestre proporcionada pela decoração rústica tem muito a ver com natureza. As plantas são excelentes elementos para dar cor e vida e ainda ajudam a tornar o ambiente mais suave e natural. Mas é importante tomar alguns cuidados também quando se decora com plantas. Opte por espécies delicadas, verdes e vasos grandes posicionados em áreas estratégicas, sempre sem exageros.

Gostou das nossas dicas? Você pode encontrar mais objetos de madeira de demolição e itens mais modernos, ideais para harmonizar com o estilo de decoração rústico, na nossa loja virtual.




| Produtos citados neste artigo


Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta