Decoração com Portas de Vidro: Onde utilizar?

  • 0
  • 12 julho, 2017

Você já pensou em utilizar na sua casa, condomínio ou escritório a decoração com portas de vidro?

Quando elas são feitas de vidro, contribuem para que o ambiente tenha um ar mais requintado e moderno, e, assim como outros itens com o mesmo material, ajudam a deixar o espaço mais iluminado e visualmente confortável.

E a decoração com portas de vidro podem ser utilizadas em inúmeras situações. Só é preciso ter cuidado com a privacidade e acústica de cada cômodo na hora de escolher o melhor modelo.

Portas de vidro dão um excelente resultado em ambientes integrados, lavanderias, closets, escritórios e entradas de condomínios. Acompanhe o post de hoje para saber mais sobre este interessante item de decoração.

Decoração com Portas de vidro: onde utilizá-las?

De fato, as portas de vidro podem ser usadas em diferentes ambientes e para diferentes fins. Elas podem criar uma divisão sutil entre dois ambientes integrados, por exemplo, ou ajudar a trazer claridade para um cômodo pouco iluminado, além de dar um ar mais moderno à sala principal ou servir de divisória em um ambiente comercial. Veja algumas ideias:

Porta de entrada

Existem alguns projetos de decoração que incluem portas de vidro logo na entrada da casa. Esta é uma boa ideia porque permite que a luz natural seja aproveitada ao máximo. Quanto maior é o modelo de porta utilizado, mais leve é o efeito final.

decoração com portas de vidro 1

Para que os moradores tenham mais privacidade, nesses casos, podem ser utilizadas cortinas ou vidros foscos na porta de entrada.

Salas integradas

Ambientes integrados são uma tendência nos projetos de decoração modernos – principalmente porque esta é uma ideia que dá um ar mais descontraído à casa. Além disso, há um melhor aproveitamento dos espaços e uma maior sensação de conforto.

decoração com portas de vidro 1

Como exemplo de cômodos que podem ser integrados, podemos citar as salas de jantar e de estar. Sem uma parede que divida estes ambientes, a sensação de amplitude é maior. O décor também fica mais moderno e elegante.

Quando o assunto são ambientes integrados, é importante criar divisões sutis, e uma boa solução são as portas de vidro. Elas separam os ambientes, sem que as características de luminosidade e de espaço sejam perdidas.

Armário da cozinha

Portas de vidro são especialmente bem-vindas em espaços que precisam ser bem iluminados. Por isso, a cozinha é mais um excelente ambiente para usá-las.

Uma ideia, além da entrada do cômodo, é colocar uma porta feita deste material na dispensa onde ficam armazenados os alimentos. Você também pode criar um armário de louças em uma das paredes, basta colocar algumas prateleiras e fechar o espaço com portas de vidro. O resultado é uma cozinha com maior sensação de amplitude e mais personalidade.

decoração com portas de vidro 1

Lavanderia

A lavanderia também é um ambiente que pode ser beneficiado por uma porta de vidro, especialmente quando há pouco espaço e não há uma janela grande para iluminar o cômodo.

decoração com portas de vidro 1

Nesses casos, uma porta de vidro ajuda a deixar o local menos escuro. Quando a lavanderia fica ao lado da cozinha, por exemplo, uma porta, feita de material transparente, permite que a luz passe de um cômodo para outro.

Entrada do condomínio

Um local em que portas de vidro costumam ser instaladas com frequência é na entrada de prédios e condomínios. Um dos pontos positivos das portas feitas com este material é que elas valorizam o ambiente. E isso, por dois motivos: o vidro dá um ar elegante ao espaço e a sua transparência permite que a decoração do hall de entrada seja visualizada de fora.

decoração com portas de vidro 1

Há, ainda, um fator importante que ajuda a garantir a segurança: quem está do lado de dentro enxerga quem está de fora sem precisar abrir a porta para isso.

Salas comerciais

A decoração com portas de vidro podem ser ótimas divisórias de salas comerciais. Para aumentar a privacidade, os vidros foscos ou persianas são boas alternativas.

Também é importante tomar cuidado com a acústica das salas usadas para trabalho e reuniões. Vidros duplos podem ser a solução ideal nesses casos.

decoração com portas de vidro 1

Quando não utilizar portas de vidro

Uma dúvida comum é se existem situações em que as portas de vidro não são recomendadas. Há quem defenda que elas não sejam indicadas em ambientes íntimos. No banheiro, por exemplo, não oferecem um bom isolamento de sons e nem bloqueiam completamente a visão de quem está do lado de fora do cômodo.

Mas, como decoração tem muito a ver com personalidade e criatividade, não existem regras que não possam ser quebradas. Uma porta de vidro jateado no banheiro de uma suíte, por exemplo, é uma boa forma de deixar o cômodo mais iluminado e, ainda assim, preservar a intimidade necessária do ambiente.

Cuidados importantes na escolha da porta de vidro

Alguns cuidados ajudam a garantir que a porta de vidro escolhida seja a melhor opção para o seu projeto de decoração. É preciso analisar a privacidade que você espera ter no cômodo, por exemplo. Como vimos, vidros duplos costumam isolar melhor os sons, e os foscos ou fantasia ajudam a bloquear a visão de quem está do lado de fora.

Já os vidros transparentes são excelentes para que você consiga aproveitar melhor a luz e proporcionam um resultado mais leve na decoração.

decoração com portas de vidro 1

Além disso, existem inúmeros modelos de portas de vidro que podem ser escolhidos. A de correr, por exemplo, é uma ótima solução para ambientes com pouco espaço. Este também é o tipo de porta ideal para dividir ambientes integrados. Já para a entrada principal, uma boa escolha é a porta de abrir pivotante.

A decoração com portas de vidro ainda podem ser personalizadas com desenhos e mesclar madeira com vidro, mas é essencial que o material seja resistente a choques térmicos, como é o caso do vidro temperado. Vale lembrar que você pode deixar a porta ainda mais personalizada com puxadores para portas de vidro.

Portas de vidro são itens de decoração que levam leveza e elegância ao seu projeto! 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta