Os devidos cuidados com a porta de vidro

  • 0
  • 10 agosto, 2017

Cuidados com a porta de vidro

Antes de se aventurar pelo maravilhoso universo das portas pivotantes, articuladas e de correr, entenda quais são os cuidados com a porta de vidro que você precisa ter, caso decida optar por um modelo de vidro.

Atualmente, existe uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado que deixam qualquer espaço muito mais interessante. Você já pensou em ter uma porta de vidro em sua casa? Confira as dicas que com certeza te ajudarão desde a escolha até nos cuidados do dia a dia com uma porta de vidro.

porta de vidro cuidados

Os cuidados necessários com uma porta de vidro

Combinar com o ambiente

O cuidado com a sua porta de vidro começa na elaboração do projeto de construção ou reforma. Afinal, é a escolha de um estilo decorativo que determinará se essa abertura é a mais adequada para o ambiente em questão.

Por conta da aparência simples, o vidro é um material extremamente versátil. Dependendo das matérias-primas com os quais é combinado, ele pode ser adotado em ambientes que seguem diferentes estilos – do rústico ao moderno.

A transparência do vidro também é outro fator que deve ser levado em consideração durante o desenvolvimento do projeto. A passagem de luz natural faz com que ele seja uma boa pedida para cômodos como a sala, por exemplo.

Como o material é resistente à umidade e não acumula poeira, também é uma ótima opção para a área do chuveiro. Nesse caso, é possível encomendar um box tradicional ou uma porta de vidro diferente.

Se o ambiente em questão contar com outros detalhes fabricados em vidro – como tijolos, telhados ou janelas –, é importante garantir que todos eles combinem para que o resultado não fique desalinhado.

porta de vidro na cozinha

Contratar uma boa vidraçaria

Com o projeto em mãos, é hora de buscar os fornecedores adequados para dar início à obra! E, como não poderia deixar de ser, a escolha da vidraçaria que fabricará a sua porta de vidro exigirá certo cuidado.

Primeiro, peça indicações a pessoas de confiança que enfrentaram construções ou reformas recentemente. Então, entre em contato com as vidraçarias sugeridas e verifique se elas têm experiência em projetos do estilo do seu.

Dica valiosa: aproveite a oportunidade para avaliar a qualidade do atendimento. Se a empresa demora a retornar contatos – que, teoricamente, são de grande interesse dela – por que seria ágil na resolução de eventuais problemas seus?

Durante o contato, aproveite para questionar a companhia quanto ao cumprimento de normas de segurança. Todo bom fornecedor de vidro possui um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Antes de fechar negócio, vale a pena conferir o que clientes da vidraçaria dizem sobre ela na internet. Avaliações na página do Facebook e em sites como o Reclame Aqui podem ser de grande ajuda para conhecer a empresa melhor.

Cuidados com a porta de vidro

Escolher um vidro resistente

Para que o seu lar fique exatamente do jeito que você sempre sonhou, é preciso investir em materiais de qualidade em todas as etapas da obra. Com a sua porta de vidro não tem como ser diferente!

Atualmente, as melhores vidraçarias que atuam no mercado trabalham com vidros temperados e laminados. Com eles, seu projeto dará origem a espaços muito mais versáteis, seguros e bonitos.

Os vidros temperados ganham resistência por meio da submissão a choques térmicos. Quando quebram, são divididos em pequenos pedaços redondos que não cortam; por isso, são muito usados em box, portas e janelas.

Os vidros laminados são compostos por chapas unidas por uma película de plástico ou acrílico. Quando quebram, estouram em grandes pedaços que ficam grudados; são bastante aplicados em coberturas, pisos e degraus.

Mesmo passando por vários tratamentos, o vidro continua a ser um material com certa fragilidade. Portanto, consulte a vidraçaria escolhida a respeito das suas políticas de armazenamento, transporte e manuseio.

Respeitar as normas técnicas

Você já deve ter percebido que o vidro é empregado em diversas etapas de uma obra, não é mesmo? Hoje em dia, ele não se limita apenas às janelas e a alguns objetos decorativos!

Para garantir a segurança em todas as fases da construção, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulga uma série de orientações que precisam ser cumpridas. As principais para portas de vidro são:

  • NBR 14.207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança
  • NBR 14.697 – Vidro laminado
  • NBR 14.698 – Vidro temperado

Você, seu arquiteto (ou designer de interiores) e a vidraçaria contratada para a execução do serviço precisam ter pleno conhecimento desses documentos para garantir a segurança do imóvel. Esse é um dos principais cuidados com a porta de vidro.

Acompanhar a instalação

A obra avançou e chegou a hora de instalar a sua porta de vidro? Parabéns! Falta pouco para você poder aproveitar todos os benefícios desse material absolutamente encantador.

Essa instalação deve ser realizada quando a construção ou reforma estiver quase no fim. Mesmo com a resistência de vidros, como o laminado e o temperado, nada impede que acidentes aconteçam.

Durante a instalação, é preciso fazer marcações para que ninguém esbarre e medir corretamente para não exceder a pressão do ambiente; caso contrário, o vidro pode acabar quebrando.

Para garantir que tudo corra bem, recorra à ajuda de um especialista no assunto. Ele conhece as normas de segurança, sabe manusear o vidro e pode garantir o melhor resultado.

Limpar do jeito certo

No dia a dia, são exigidos alguns cuidados com a porta de vidro. Para fazer uma limpeza básica, passe um pano de algodão úmido com detergente neutro. Depois, seque com outro pano de algodão para evitar manchas.

Caso a superfície apresente manchas, a limpeza deve ser mais pesada. Faça uma mistura de detergente neutro e vinagre branco nas mesmas proporções, aplique-a no vidro com uma esponja de aço sem fazer força e enxágue.

Não use produtos como ácido, álcool, cera, desinfetante ou removedor para limpar a sua porta de vidro. Eles são capazes de corroer o material e prejudicar sua transparência.

Um limpador específico para box que recomendamos é o Desencrost, que retira manchas de água, gordura e produtos usados durante o banho. Para garantir um bom resultado, não deixe de seguir as instruções do fabricante.

Mais um produto que indicamos é o limpador para transpasse, que é perfeito para as partes de difícil acesso de uma porta de vidro. Ele dispensa o uso de réguas, facas e outros objetos na hora da faxina.

Agora que você já sabe os cuidados com a porta de vidro, acompanhe a gente nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Instagram e YouTube) para conferir outras dicas sobre decoração e vidraçaria! Até a próxima! 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta