Cuba de vidro: design e funcionalidade no banheiro

  • 0
  • 31 julho, 2017

Está precisando de uma ideia que seja versátil e que confira um toque moderno ao banheiro? Considere instalar uma cuba de vidro na sua bancada. Ela pode ser tanto de apoio quanto de encaixe, apresenta versões coloridas e incolores e existem modelos ideais para todos os tamanhos de banheiros.

Esta é uma peça que valoriza o ambiente, dá destaque para a bancada e pode ser facilmente combinada com os outros elementos decorativos. Ainda tem dúvidas se esta é a melhor opção para o seu banheiro? Acompanhe a leitura e confira algumas ideias de projeto antes de tomar sua decisão.

Por que optar pelo uso da cuba de vidro?

Este é um modelo de cuba atemporal e versátil, que combina com diferentes estilos de decoração. Ela pode ser instalada em banheiros modernos, rústicos, coloridos ou que apresentam um visual clean. O efeito proporcionado pela pia é diferente em cada um destes casos.

Em um ambiente que apresente elementos de madeira, por exemplo, a cuba de vidro cria um interessante contraste entre os estilos rústico e contemporâneo. Já em um espaço clean, ela cria um ponto de destaque que faz com que o banheiro ganhe um ar muito mais interessante.

Além disso, existem modelos de cubas de vidro ideais para todos os tamanhos de banheiros e bancadas. Dessa forma, você pode aproveitar a ideia mesmo se tiver pouco espaço disponível. Vale dizer que a cuba ajuda a criar um ponto de luz no ambiente, uma vez que o material utilizado nela é o vidro. O efeito é ainda maior quando é utilizada uma versão transparente da peça.

Outra vantagem de optar pela cuba de vidro é que ela apresenta um design diferenciado, que agrega elegância e estilo ao ambiente.

Como escolher o melhor modelo de cuba para o seu banheiro

Mas com tantas opções de cubas feitas neste material, como acertar na escolha do modelo ideal para o seu banheiro? Não existem regras, mas algumas dicas que ajudam a simplificar a decisão. Um dos pontos mais importantes é em relação ao formato da cuba.

Dois modelos comuns de cubas são as quadradas e as redondas. Como as redondas costumam ser menores, de forma geral, elas são mais indicadas para espaços de tamanho reduzido – e estamos falando tanto do espaço do banheiro quanto da bancada em que a peça será instalada. Já as quadradas, quase sempre ocupam mais espaço, por isso, são mais indicadas para áreas maiores. Mas, é claro, sempre existem exceções: se a base da cuba for menor do que o seu topo, ela pode ser encaixada em bancadas estreitas.

Outro ponto importante é em relação à cor das peças. Elas podem ser de vidro transparente ou colorido, ter tons vibrantes ou discretos – como é o caso da cuba de vidro transparente levemente colorida. Para escolher a sua, pense em como o item ficará na decoração do seu banheiro e no resultado que você espera ver no seu décor.

Além da escolha do modelo de cuba, é preciso escolher de que forma ela será instalada. A cuba de vidro pode ser de apoio, encaixada ou semiencaixada. Na primeira opção, ela fica sobre o balcão – o efeito é mais moderno e a cuba tem ainda mais destaque na decoração. Quando ela é de encaixe, o modelo pode ser feito sob medida para caber no espaço disponível na bancada. A de semiencaixe também é instalada na linha da bancada, mas parte da cuba fica fora do móvel.

Todas as três alternativas conferem um efeito interessante, a melhor escolha depende, principalmente, do seu gosto pessoal.

Se inspire em projetos de pias de banheiro com cuba de vidro

1. Contraste de cores

pia de vidro

Neste projeto de ar moderno e descontraído, a cuba de vidro transparente levemente esverdeada contrasta com o preto utilizado na bancada e no vaso sanitário. Assim, a peça quebra os tons escuros e cria um ponto de luz no meio da decoração. Seguindo o estilo contemporâneo, a pia é semiencaixada, com parte fora da bancada.

Esta é uma boa inspiração para quem procura desenvolver um projeto criativo e dispõe de bastante espaço, uma vez que as cores escuras, destaque neste banheiro, não são as mais indicadas para ambientes pequenos.

2. Contraste de estilos

pia de vidro

A madeira deste ambiente dá um toque rústico e aquecido ao banheiro, já a cuba de vidro fica responsável pode deixar o ambiente com um ar mais moderno. O papel de parede foi escolhido para combinar com a bancada, assim como o vaso – um dos destaques da decoração.

Esta também é uma cuba de vidro de apoio, colocada sobre a bancada para garantir que a peça tenha destaque na decoração. A base, de tamanho menor, faz com que o item possa ser instalado em balcões estreitos.

3. Cuba encaixada

pia de vidro

No banheiro acima, a cuba foi instalada encaixada, e para garantir o destaque da peça, não há portas no balcão. Assim, tanto a cuba quanto o encanamento ficam aparentes, o que dá um charme a mais no décor do espaço.

Três materiais principais são utilizados neste projeto: madeira, vidro e metal. Esta combinação faz com que o resultado seja altamente contemporâneo.

4. Vidro com vidro

Este espaço ficou bastante equilibrado com a escolha de materiais iguais para a bancada e para a cuba. Outros itens de vidro, como os frascos e o vaso, dão ainda mais harmonia ao banheiro. Para quebrar o ar frio, foram escolhidas flores de cores vivas, o quadro com moldura alaranjada e uma madeira escura para compor o ambiente.

O resultado é uma mistura de estilos, do clássico ao moderno, e um visual que transpira elegância.

5. Estilo moderno

cuba de vidro

A modernidade deste espaço fica por conta das pastilhas de cor metálica e do design da torneira. A cuba transparente e clean é ideal para combinar com as fortes cores e estilos deste banheiro.

O que você acha da escolha de cubas nesses projetos? Além dos cuidados que citamos, não se esqueça de que é essencial escolher uma boa vidraçaria para ser parceira do seu projeto: leia mais sobre o assunto e até a próxima.

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta