Estilo escandinavo, você conhece?Conheça decoração escandinava

  • 0
  • 27 fevereiro, 2017

Por mais que o nome possa não lhe parecer familiar, certamente você já se deparou com o estilo escandinavo em alguma decoração. Mas, antes de apresentar alguns exemplos de decoração de ambientes com o estilo escandinavo, vamos falar um pouco sobre a sua história.

Como surgiu o estilo escandinavo?

Em uma região localizada no norte da Europa — entre a Dinamarca, Suécia, Finlândia e a Noruega — o estilo escandinavo surgiu no começo do século XX. Como o próprio nome já sugere, o estilo escandinavo possui raízes nórdicas e é inspirado nas paisagens e no artesanato regional. Além disso, ele também usa referências nos tons do clima da região, que é sempre muito frio e escuro, com noites longas e invernos intermináveis.

Como consequência desse cenário “sombrio”, a decoração escandinava conta com um estilo simplório e minimalista, tendo sempre ambientes amplos que valorizam a iluminação natural através de grandes janelas. As cores de tons claros e o branco são valorizados e acentuam a iluminação. Além disso, os objetos de decoração são sóbrios e naturais, com uma visão rústica e aconchegante que somente a madeira é capaz de oferecer.

Normalmente, a sensação que o estilo escandinavo causa é de aconchego, tranquilidade e simplicidade. Combinar o estilo tradicional com a modernidade é uma estratégia interessante para se elevar a personalidade do ambiente.

Como utilizar estilo escandinavo em ambientes internos?

estilo escandinavo

Para criar uma atmosfera escandinava em seu ambiente, é preciso preservar alguns princípios como:

  • A valorização da iluminação natural;
  • A amplitude do ambiente;
  • Os tons claros e neutros — Sempre puxando para o bege, cinza e branco;
  • A leve combinação de elementos rústicos ou envelhecidos;
  • O minimalismo.

Conhece a expressão “menos é mais”? Pois bem, o estilo escandinavo a tem como um mandamento. Portanto, não se deve exagerar na hora de utilizar objetos decorativos.

estilo escandinavo

Note também que há um cuidado especial com a iluminação e a projeção das sombras. Cantos escuros devem ser evitados e a iluminação é valorizada de forma que se crie uma atmosfera aconchegante. Para isso, as cores pálidas nos móveis e paredes servem como um difusor de luz.

estilo escandinavo

Tapetes de pelo em tons marrons claros fazem uma bela referência aos antigos povos nórdicos. Relaxar, em uma sala de estar assim, é como fazer uma viagem no tempo.

estilo escandinavo

Repare que, apesar da disposição dos objetos decorativos nesta sala, o ambiente não perde sua amplitude e luminosidade: é o estilo escandinavo prevalecendo na decoração.

estilo escandinavo

Essa linda escada rústica sem detalhes faz uma combinação perfeita com o chão de madeira em tom médio. É como se você realmente estivesse em uma pequena casa, em uma tarde fria na Finlândia.

estilo escandinavo

Além da janela ser muito ampla, o seu vidro possui uma pigmentação clara, que age como um rebatedor de luz profissional; o que permite que a iluminação seja bastante presente, valorizando o ambiente como um todo, mas sem causar uma claridade capaz de ferir os olhos.

estilo escandinavo

Você deve ter percebido que, na decoração escandinava, o vidro é o segredo da iluminação natural, não é mesmo? Que tal conferir o nosso site e conhecer a nossa variedade de produtos de vidro para compor a decoração de sua casa?

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta