Espelhos decorativos para sala de estar. Como usar?

  • 0
  • 25 outubro, 2017

Como usar espelhos decorativos para sala de estar? Os espelhos são importantes aliados na decoração, e bastante funcionais além de ajudarem a ampliar os espaços. Existem diversos formatos decorativos de espelhos, que são próprios para usos em espaços como salas de estar. Mas como usá-los de maneira correta? Confira algumas dicas!

espelhos decorativos para sala de estarEspelhos decorativos para sala de estar

Antes, os espelhos eram usados apenas como objetos úteis para banheiros, atualmente com suas versões decorativas, são facilmente observados na decoração também de salas de estar e de jantar, além de outros ambientes também.

Existem espelhos de diversos formatos e tamanhos, com acabamentos variados, com molduras ou sem molduras. Que podem tornar ambientes pequenos, como salas de apartamentos, mais amplos, pois, oferecem sensação de espaço e conforto que outros objetos não trariam para este ambiente.

As possibilidades de utilização dos espelhos decorativos para sala de estar são inúmeras. Você pode apostar em espelhos com molduras largas, finas, modernas, rústicas, clássicas ou tradicionais. Se a sua sala possui uma decoração mais escura, os espelhos podem ajudar a harmonizar e equilibrar este peso visual. Os espelhos decorativos podem ser classificados quanto ao formato e tamanho.

Modelos de espelhoFormatos de espelhos

  • Redondos: Este formato é um dos mais delicados e descontraídos. São ótimos para valorizar um ponto focal.
  • Quadrados: Os espelhos quadrados transmitem sensação de organização. São indicados para ambientes mais formais, que querem transmitir estabilidade.
  • Retangulares: Passa um ar de tranquilidade. São ideais para ambientes pequenos.
  • Irregulares: Para quem é mais descontraído e quer deixar o ambiente personalizado, pode investir neste formato. Eles “brincam” com o ambiente, dando mais movimento ao espaço.

Tamanhos de espelhos

  • Pequenos: São ideais para dar a sensação de diminuição do ambiente, e ficam legais quando a intenção é completar a decoração com ele, sem colocá-los em evidencia.
  • Médios: Conferem sensação de maior conforto.
  • Grandes: São essenciais para ampliar os ambientes pequenos. Aliado com a luz, a sensação de amplitude funciona melhor.

Utilizar espelhos grandes em espaços pequenos, dará a impressão de que o espaço é muito maior do que parece. Para um efeito contrário, se você quiser diminuir um ambiente, o espelho também pode ajudar. É só escolher modelos pequenos, com divisões, desenhos ou detalhes que deem esta impressão e aparentem a ilusão de que o cômodo ficou menor.

espelhos decorativos para sala de estarÉ necessário planejamento antes de usar espelhos decorativos para sala de estar

Os espelhos decorativos para sala de estar além de ajudar a criar efeitos diversos no ambiente, são peças muito elegantes, que valorizam bastante qualquer espaço. Invista nos tamanhos e formatos disponíveis, circulares, quadrados, retangulares, etc. Existe uma ampla gama de modelos onde certamente um deles irá combinar com a sua sala de estar.

Usar molduras caprichadas é outra forma de diferenciar o espelho como uma peça decorativa interessante para uma sala. Acabamentos em madeira, prata, acrílicos e pequenos fragmentos de vidro são tendência para as molduras decorativas.

O uso de espelhos decorativos para sala de estar não se resume apenas aos espelhos propriamente ditos. Você também pode usar espelhos nos objetos de decoração, como em vasos ou porta-retratos com detalhes feitos de espelho, criam um visual bem interessante.

Sempre é preciso bom senso no uso de espelhos na decoração para evitar a desarmonia do ambiente e para não deixar o visual carregado. É essencial o planejamento prévio, para que tudo combine muito bem e não se crie nenhum desconforto visual por causa do uso de espelhos decorativos.

espelhos-decorativos-salaPorque usar os espelhos na decoração?

O espelho é democrático, essa é a palavra que o define. E, se você souber usá-lo estrategicamente, não tem erro! Ele combina com tudo, e pode ser adaptado em todos os ambientes da casa ou trabalho. E olha só, você ainda pode transformar a decoração da sua casa sem precisar quebrar paredes. Isso é incrível não é verdade?!

Em cores, tamanhos, texturas e estilos, os espelhos têm como grande aliado o objetivo de ampliar os espaços. Além de destacar determinados pontos da decoração, iluminar o ambiente e ainda pode ser o próprio objeto de decoração. Aproveite e embarque nessa ideia também!

Uma super tendência, as paredes inteiras com espelho estão mudando os ambientes. Geralmente costumam ser usados em salas de estar e jantar, proporcionado a sensação de amplitude e duplicidade. Além der modernos, eles trazem luz e ao espaço, mas é importante ficar atento à parede oposta na hora de instalar o espelho. Sempre observe o que tem do outro lado, pois, o espelho irá destacá-lo.

espelhos-decorativos-sala-dicas Espelho como item decorativo

Além de ser usado na decoração dos ambientes, o espelho também pode ser usado como item decorativo. Veja algumas dicas:

Como percebemos, os espelhos são capazes de mudar o ambiente em que são inseridos, desde a iluminação á amplitude, sua possibilidade e utilização é infinita. Basta usar a imaginação! E para valorizar a decoração dos cômodos da casa, diversos elementos e recursos decorativos podem ser utilizados.

O espelho é a peça favorita de muita gente, inclusive dos profissionais mais gabaritados do ramo. Mas dúvidas de como usar espelhos decorativos para cada tipo de ambiente surgem a todo momento. Pensando nisso, confira esse guia especial para te ajudar a decorar ambientes usando vários modelos de espelhos >>

Espelhos Decorativos: O Guia Básico para Decorar AmbientesGostou do texto? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário abaixo