Como usar espelhos decorativos em casa?

  • 0
  • 20 julho, 2017

Versáteis, os espelhos decorativos contribuem para que qualquer ambiente fique mais bonito. Porém, é preciso se atentar a alguns detalhes para tirar o máximo de proveito dessa peça e deixar a casa mais bonita. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você acertar no uso do material em todos os cômodos. Confira agora mesmo como usar espelhos decorativos:

como usar espelhos decorativos

Como acertar no uso de espelhos decorativos

Dê preferência a espelhos grandes

Nada de pendurar um espelho pequeno em uma parede muito comprida ou alta! Aproveite esse espaço para investir em uma peça grande, que potencialize a sensação de amplitude. Dois cômodos que aparecem cada vez mais reduzidos nas plantas das construções novas e podem se beneficiar bastante com esse efeito são o quarto e a sala.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a localização da peça para que ela não sofra danos com o contato de móveis ou pessoas. Uma alterativa segura para evitar acidentes no cotidiano é instalar espelhos decorativos que cubram apenas a parte superior da parede. Também é importante contar com um vidraceiro de confiança para garantir que a fixação seja adequada às características do material.

Considere peças fragmentadas

Em alguns projetos, vale a pena substituir um espelho grande que cubra toda a parede por um conjunto de peças menores. Como eles podem ser cortados de diferentes formas e tamanhos, ajudam a reforçar a proposta do cômodo onde serão inseridos. Outra vantagem desse truque é que ele dá uma interessante sensação de movimento.

Por outro lado, é fundamental evitar a instalação de espelhos decorativos em mais de uma parede por ambiente – principalmente se um refletir o outro. No dia a dia, o excesso de reflexos pode tirar a atenção de quem circula pelo espaço e causar desconforto. Em pouco tempo, a decoração ficará cansativa e você sentirá vontade de reformar.

Analise o que o espelho refletirá

Por mais propícia que uma parede pareça para receber um espelho, é importante avaliar o que a peça refletirá quando finalmente for fixada. Evite espaços onde ela reproduzirá imagens pouco agradáveis, como banheiros ou bagunças.

Se o cômodo for muito pequeno, procure não refletir cores intensas ou escuras, que podem fazer com que ele pareça ainda menor.

Na maioria das situações, refletir um móvel na perpendicular é a melhor maneira de valorizar um espelho e alongar o ambiente.

O material também pode servir para potencializar a iluminação do cômodo: você pode investir em um ponto de luz próximo a ele ou posicioná-lo de frente para a janela. Sem dúvidas, o pôr do sol ficará ainda mais espetacular!

como usar espelhos decorativos

Preste atenção no estilo da moldura

Como usar espelhos decorativos são populares porque se adaptam com facilidade a ambientes que seguem os mais diferentes tipos de estilo. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados no momento da escolha da moldura para não cometer erros.

O primeiro deles é dar preferência a uma peça com largura proporcional à parede onde você pretende pendurá-la.

Materiais, formatos e cores também precisam de muita atenção. Por exemplo, se a sua sala de estar tem uma decoração em estilo moderno, com linhas retas e cores sóbrias, talvez não seja uma boa ideia comprar uma moldura que siga uma linha shabby chic, com arabescos e tons pastel.

Contrastes até podem ser interessantes, mas precisam ser bem planejados para funcionar!

Como usar espelhos decorativos no Quarto

Como já vimos, quartos – especialmente pequenos – merecem espelhos decorativos grandes! Uma ideia bacana é empregar esse material na parte de trás da cama, fazendo com que ela pareça maior e evitando que os reflexos se tornem cansativos para você.

Também é uma forma interessante de fugir dos modelos tradicionais de cabeceiras.

Outra técnica muito empregada para otimizar espaços reduzidos é fixar o espelho nas portas de armários e guarda-roupas. Antes de fazer isso, consulte profissionais de marcenaria e vidraçaria para confirmar se o seu móvel não corre o risco de ceder com o peso da peça que você tem em mente.

Geralmente, basta aumentar a quantidade de dobradiças.

Espelhos Decorativos no Closet

Quem investe na construção de um closet, deseja ter um ambiente completo para reunir itens como roupas, acessórios e maquiagem e também não costuma gostar da ideia de ter que perambular por vários cômodos da casa para compor um look ou verificar se ele está bacana. Por isso, é fundamental que o espaço conte com um espelho de bom tamanho!

Se o armário do closet for totalmente aberto, você precisará reservar um espaço na parede para o espelho – que pode acabar ocupando medidas preciosas, caso o cômodo em questão seja pequeno.

Portanto, considere a possibilidade de encomendar móveis com portas e aproveitá-las para instalar o material. Basta seguir as dicas que demos acima sobre armários e guarda-roupas em quartos.

Espelhos decorativos na Sala

Na sala de jantar, o espelho fornece a elegância necessária para receber a família e os amigos. Uma opção interessante para cômodos pequenos é cobrir uma parede inteira com o material e encostar a mesa nele, fazendo com que o espaço pareça maior do que realmente é – mas tome cuidado para que o móvel não arranhe a peça.

Por sua vez, salas de estar e/ou de TV pedem espelhos decorativos um pouco mais discretos. Evite pendurá-los próximo ao rack, para não correr o risco de eles desviarem a atenção ou cansarem a vista. Que tal preencher a parede atrás do sofá com uma bela coleção de peças pequenas e emolduradas para refletir a luz do pôr do sol?

como usar espelhos decorativos

Como usar espelhos decorativos no Banheiro

No banheiro, o espelho é um item indispensável para várias atividades do cotidiano, como aplicar a maquiagem ou fazer a barba. Mas isso não significa que não ele pode contribuir de maneira significativa para o visual do ambiente! Cômodos pequenos podem se beneficiar bastante com uma peça que vá da bancada até o teto.

A mesma lógica se aplica aos lavabos, que costumam ser ainda menores. Outra possibilidade interessante para esse espaço é investir em um espelho com moldura bem romântica, que seja capaz de impressionar as visitas. Para uma composição com pegada mais moderna, considere apostar em bordas de baixo relevo como o bisotê.

como usar espelhos decorativos

Para valorizar sua casa, aprendeu como usar espelhos decorativos? Conte com o apoio de um arquiteto ou designer de interiores que trabalhe com vidraçarias de qualidade!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta