Como ter uma casa sustentável? Mude sua atitude agora!

  • 0
  • 16 novembro, 2017

Como ter uma casa sustentável? Mude sua atitude agora!

Em tempos de mudanças e de desastres ambientais, rever as nossas ações e nosso estilo de vida se tornou algo urgente. E uma das formas que existem para reduzir os efeitos negativos no meio ambiente, é viver em uma casa sustentável, que pode ser construída ou adaptada. Você já conhece a ideia? Se ainda não, nesse artigot iremos esclarecer todas as suas dúvidas!

A casa sustentável é aquela projetada para respeitar o meio ambiente. Seguindo os princípios da sustentabilidade e garantindo o bem-estar dos moradores. Ela utiliza materiais conscientes, preza pela economia de luz e energia. Além prezar a reciclagem de lixo e a produção de alimentos orgânicos. Essa iniciativa pode ser considerada um conceito futurista e até um pouco utópico. Porém, investir em uma construção como essa, pode ser mais fácil e barato do que você imagina!

casa sustentavel1

Como ter uma casa sustentável?

Se você vai construir uma casa sustentável, invista em um projeto bem elaborado. Afinal essa iniciativa traz economias com água, luz e até com alimentação. Uma vez que no momento da elaboração da ideia, você já pode prever a existência de uma horta, por exemplo. Ventilação e iluminação natural, áreas verdes além de estruturas bem feitas são importantes para ter uma casa bem finalizada.

1. Reduza

O primeiro passo que os moradores de uma casa sustentável devem tomar para contribuir com a preservação dos recursos naturais é a economia. Economizar água e energia elétrica já significa uma grande contribuição para o meio ambiente.

Tome banhos menos demorados e desligue a energia elétrica do chuveiro em dias quentes. Aproveite também a luz do dia e diminua as lâmpadas acesas pela casa. Não gaste água potável para lavar as calçadas. Evite abrir a geladeira toda hora e verifique se ela não está ficando aberta mesmo quando você a fecha.

Prefira também as lâmpadas e eletrodomésticos que menos consomem energia. Na embalagem destes produtos é possível verificar o seu nível de gasto de energia elétrica. Sendo que produtos classificados como “A” são os mais econômicos – portanto, são os indicados.

Outra forma de reduzir os gastos de energia e água é utilizando métodos alternativos. Você pode adaptar sua casa para estocar a água das chuvas, além de optar pela energia solar em casa, a economia será ainda maior!

2. Reutilize

Assim como é possível reutilizar a água das chuvas, você pode fazer o mesmo com os plásticos, isopor e outros produtos. Que se jogados no lixo, demorarão muitos anos para se decompor. Reaproveite esses objetos para outro tipo de uso ou faça doações para cooperativas de reciclagem.

Outra ideia é utilizar sempre as mesmas sacolas para a compra do mercado, assim você evita o acúmulo de sacolas em casa e espalhadas pelos lixos e ruas.

Invista em sacolas resistentes, pois, mesmo que elas custem um pouco mais caro, pelo menos você poderá utilizá-las por mais tempo além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Lembre-se, tudo o que puder reutilizar e não for para o lixo será positivo, porque estará ajudando a diminuir a quantidade de entulho no ecossistema.

3. Recicle

Separe o lixo em casa e recicle o que for possível. Na maioria das cidades há centros de coleta e caminhões que passam pelos bairros coletando lixo reciclável.

A iniciativa de separar o lixo e lavar para a reciclagem não só ajuda a diminuir a quantidade de sujeira descartada no meio ambiente, como também auxilia famílias que dependem da coleta de recicláveis para ter o seu sustento.

Tomando essas atitudes e conscientizando os seus familiares, você torna a sua casa um ambiente sustentável e colabora com a preservação dos recursos naturais. Por isso vale a pena começar desde já! Mesmo que seja com pequenas atitudes. Pense nisso!

casa sustentavel2

Casa sustentável e suas aplicações

As cidades e seu metabolismo são grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água, e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo continuarão a produzir grande impactos negativos sobre o meio natural. Muitos desses impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia, e por 16% da água utilizada no mundo.

De acordo com dados do Worldwatch Institute, a construção e edifícios consome 40% das pedras e areias utilizadas no mundo por ano, além de ser responsável por 25% da extração de madeira anualmente. Portanto, é natural que a sustentabilidade assuma gradualmente uma posição cada vez mais de importância nesse cenário.

casa sustentavel4

O conceito de construção sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam á construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais da nossa época. Sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.

O projeto sustentável, por ser interdisciplinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as soluções propostas, tanto do ponto de vista ambiental quanto dos aspectos sociais, culturais e econômicos. O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores.

Quem não quer ter uma casa saudável, clara, termicamente confortável e que gaste menos água e energia? A casa ecológica, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem-estar de seu usuário (faz bem para a saúde, para o bolso e para o planeta).

casa sustentavel

Casa sustentável – Inspirações

Pra quem ainda não conhece, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 20 praças nacionais e mais 6 internacionais.

Conheça a Casa ÁQUA que tem o objetivo de levar sustentabilidade para a casa das pessoas. Com a sua exposição feita na CASACOR em 2016, é uma ótima ideia para quem pensa em aderir á iniciativa!

Conheça como funciona a Casa ÁQUA:

Mude sua atitude!

Hoje, construir uma casa sustentável significa olhar com cuidado para todo o empreendimento. Desde o projeto até a construção, é possível tomar medidas que reduzam os impactos ambientais e ofereçam qualidade de vida para os moradores.

Portanto, muito se engana quem pensa que basta colocar um painel solar no telhado. Até mesmo um “kit básico” de sustentabilidade pode não ser suficiente, como lâmpadas econômicas, descargas de dupla função e captação de água da chuva. Investir nisso tudo é importante, mas o conceito de casa sustentável vai além, pois envolve o uso que o morador faz de cada elemento da natureza.

casa sustentavel3

Por exemplo, o bambu é um material abundante na natureza e de rápida reposição. No entanto, colocar um piso de bambu importado da China na sala da sua casa não é uma opção sustentável. Já que ele virá do outro lado do mundo, poluindo o ar nesse caminho. Além disso, você estará deixando de comprar material de um produtor local. Adquirir mercadoria de quem está próximo é uma forma de conhecer a origem do produto e incentivar o comércio na sua região.

Encher a sua casa com lâmpadas de LED não é suficiente caso você desperdice metade da comida que compra, não separe o lixo reciclável ou tome vários banhos infinitos por dia. Para morar em uma casa sustentável, é preciso fazer ajustes de valores e de estilo de vida. Materiais certificados e eletrodomésticos que consomem pouca energia são necessários, mas atitudes conscientes são fundamentais também.

E você, gostou da iniciativa?

Texto Isadora Couto

Na PS do Vidro você encontra os melhores materiais para deixar a sua casa mais sustentável. Aproveite!

Conheça a tecnologia em vidro da PS!

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta