Como limpar espelho: 5 maneiras eficientes

  • 0
  • 9 novembro, 2015

Eles são belos, místicos, práticos e uma ferramenta e tanto para a decoração, mas precisam ser mantidos com cuidado e carinho para que mantenham seu lugar de destaque intacto na casa. Em qualquer cômodo os espelhos atraem olhares, multiplicam dimensões e favorecem ambientes, mas merecem cuidados especiais. Alguém já imaginou o grande espelho da madrasta da Branca de Neve todo sujo e enferrujado? Por isso a manutenção com o espelho deve ser feita regularmente e de forma apropriada. Veja 5 dicas para proceder à limpeza de espelho de forma correta, otimizando seu tempo de vida útil e sua beleza na casa.

Detalhes podem evitar manchas e arranhões

Não é com qualquer produto de limpeza que os espelhos devem ser limpos, mas fórmulas que podem ser produzidas em casa. Preste atenção nos detalhes para ter sempre superfícies livres de manchas e fungos, e na regularidade da limpeza. E não se esqueça de passar as dicas para todos da casa!

1. Cuidado com a forma de aplicação do produto

Espelhos são peças sensíveis, provavelmente muito mais do que você jamais imaginou: e até a forma como o produto é aplicado pode causar danos. Por isso, evite jogar borrifos ou jatos diretamente sobre a sua superfície. Ao invés disso, molhe primeiro o aplicador (uma flanela macia e seca, por exemplo) e depois faça a aplicação.

2. Não é qualquer produto

Cuidado com produtos que prometem milagres instantâneos sem nenhum esforço, eles podem ser corrosivos e extremamente prejudiciais à vida do espelho. Se ele não estiver muito sujo, você pode fazer a manutenção diária apenas limpando-o com um chumaço de papel higiênico bem macio e seco, ou com um pano embebido em álcool. Quando a sujeira for pesada, há alguns limpadores oferecidos pelas próprias vidraçarias que podem ser utilizados. Neste caso você pode passar o papel higiênico seco antes e, depois, um pano ou esponja macia com o limpador ou álcool. Você também pode usar uma solução de água e vinagre (1 colher de sopa para 5 litros de água morna basta), sabão ou detergentes neutros.

3. Aplicadores devem ser muito macios

Seja qual for o nível de sujeira, os aplicadores precisam ser sempre materiais muito macios. Você pode usar papel higiênico de boa qualidade, papel toalha, pano próprio para a limpeza, flanela seca ou até uma esponja. Evite a velha história do jornal amassado porque, apesar de o efeito ser bom na hora, com o tempo a tinta da impressão pode impregnar o vidro, causando manchas. Se puder, dê preferência aos panos de microfibra que não soltam fiapos. Evite as manchas passando outro pano seco logo após a limpeza. Fuja de qualquer coisa abrasiva, seja produto ácido como água sanitária, amoníacos ou cloro, seja aplicadores, como lixas ou palha de aço.

4. Evite manchas causadas pelo sol

Não limpe janelas, portas, paredes, guarda corpo de vidro ou espelhos ao sol, porque a secagem muito rápida pode gerar manchas do produto, seja ele qual for. Deixe para fazer a limpeza em dias frios ou nublados. Outra dica é movimentar as mãos verticalmente e horizontalmente, em vez de fazendo círculos. Assim fica mais fácil perceber onde ainda tem que ser limpo ou há acúmulo de produto que poderá gerar manchas.

5. Mantenha os espelhos sempre secos

Seja após o banho, em dias úmidos ou após a limpeza, os espelhos devem ficar sempre bem secos, principalmente nas bordas: é através delas que a umidade passa para a camada laminada causando manchas de ferrugem com o passar do tempo. Por isso, após o banho, deixe portas e janelas do banheiro abertas para o vapor se dissipar e enxugue o espelho com um pano macio. Há impermeabilizantes que podem ser aplicados na superfície do espelho impedindo que a umidade grude. Um limpa-móveis aplicado na superfície seca e limpa pode surtir o mesmo efeito.

Gostou das dicas para aumentar a longevidade dos seus espelhos? Veja dicas também de como limpar box de vidro manchado ou engordurado e mantenha sua casa sempre com aspecto de nova em folha!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta