Como instalar janelas de vidro temperado

  • 0
  • 16 junho, 2015

A instalação de janelas de vidro temperado requer, em primeiro lugar, a utilização de mão de obra especializada. Muitos acreditam que a tarefa pode ser delegada a qualquer operário. Na verdade, a maioria dos problemas na instalação desse tipo de janela ocorre justamente por imperícia do montador.

Além disso, é importante seguir as especificações do projeto. Cuidados no transporte no manuseio do vidro também merecem atenção especial. Outro detalhe importante: o vidro temperado tem as medidas indicadas no projeto e é compatível com esquadrias e ferragens?

capa

Acompanhe aqui um passo a passo da instalação de janelas com vidro temperado.

Passo 1

Tire as medidas do vão da janela em dois pontos na horizontal e dois na vertical. Com a medição, é possível comprar vidros, perfis, trilhos, escova de vedação, trincos e puxadores.

Passo 2

Ajuste os perfis guias e o trilho superior de acordo com as medidas do vão da janela. Em seguida, coloque a escova de vedação no perfil guia.

Passo 3

Aparafuse o perfil guia na canaleta destinada aos vidros fixos.

Passo 4

Meça e corte o perfil U apoiado na guia até o limite de altura da janela. Em seguida, faça o alinhamento do trilho superior com a guia.

Passo 5

Com o auxílio de um nível, aprume o perfil. Marque o alinhamento correto do trilho superior nos dois lados da janela.

Passo 6

Aparafuse o trilho superior e realize a segunda medição para ajuste do perfil U lateral. Isso permitirá o perfeito encaixe no trilho.

Passo 7

Depois de colocar os perfis U nas laterais, fixe-os com parafusos.

Passo 8

Para posicionar os vidros, coloque as cunhas de regulagem nos locais onde serão instalados os vidros temperados fixos. Isso impede que eles tenham contato direto com a esquadria de metal.

Passo 9

Posicione o vidro sobre as cunhas, empurrando-o na direção do perfil U. Uma das cunhas ficará sob o vidro e a outra, exposta. Com a ajuda de um estilete, coloque a segunda cunha também por baixo do vidro.

Passo 10

Confira se os vidros fixos ficaram paralelos. Se necessário, faça ajustes com calços de borracha ou de madeira. Na lateral, qualquer diferença de nível é compensada pelo perfil U.

Passo 11

Para montagem dos vidros de correr, coloque as roldanas, mas trate de deixá-las na metade do furo. Isso facilitará os ajustes.

Passo 12

Encaixe as duas folhas de vidro temperado e ajuste o posicionamento delas pela roldana. Ambas devem ficar paralelas.

Passo 13

Com o auxílio de furadeira, instale os limitadores das roldanas nos cantos. Eles definirão a abertura máxima da janela.

Passo 14

Posicione as folhas de vidro temperado fechadas e ajuste as distâncias de transpasses.

Passo 15

Mantendo um dos vidros abertos, estabeleça o ponto de parada da porta.

Passo 16

Encaixe o perfil de transpasse (peça opcional) no vidro, fazendo leve pressão.

Passo 17

Instale puxadores e trincos.

Passo 18

Encaixe o perfil clique para fechar a canaleta inferior.

Passo 19

Encaixe a capa do perfil superior. Em seguida, instale a capa do trilho inferior, utilizando um martelo de borracha e um suporte de madeira revestido com carpete.

Passo 20

Vede todo o perímetro da janela com silicone. A operação deve ser feita interna e externamente.

Este passo a passo pode apresentar variações, dependendo de fatores como o tipo de esquadria ou o tamanho do vidro temperado. Mas, em linhas gerais, ele apresenta todas as etapas de montagem da janela. Você pode ainda ver como é feita a instalação da janela assistindo a este vídeo (clique aqui).

Ficou com alguma dúvida? Quer mais informações? A PS do Vidro tem tudo o que você precisa para instalar janelas e portas de vidro temperado. Entre em contato conosco!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta