Como instalar Box de Vidro temperado? Passo a passo

  • 0
  • 27 abril, 2015

Os Boxes de vidro temperado servem como isolantes da área do chuveiro e tem por finalidade evitar respingos na hora do banho, que podem encharcar todo o banheiro, além de conferir uma melhor estética ao ambiente. O vidro temperado é o mais resistente e durável de todos os outros materiais. Caso você ainda tenha dúvidas sobre a qualidade e segurança do box de vidro temperado, conheça 7 mitos e verdades que revelamos nesse post (Clique aqui)Veja um passo a passo de como instalar Box de vidro temperado.

Instalando um Box de vidro temperado – passo a passo 

Aprender a montar um Box de vidro temperado por si mesmo, é uma excelente solução para quem quer economizar na mão de obra. Mas para isso, é preciso estar atento ao processo de instalação, para que o acabamento fique perfeito.

Como instalar Box de Vidro

O que você vai precisar 

Você vai precisar de uma furadeira parafusadeira, fio de prumo – que é uma ferramenta de alinhamento – uma chave de fenda, caneta ou marcador, pistola de silicone, trena, silicone incolor, silicone neutro branco, uma serrinha, chave Allen e buchas de náilon.  Veja o passo a passo de como iniciar:

  1. Escolha do projeto: É bastante recomendado que você escolha uma porta de box que venha com moldura. Alguns boxes sem moldura podem ser mais elegantes, mas se você está fazendo isto por conta própria, eles são mais complicados de instalar.
  2. Meça os espaços: Com uma fita métrica, meça os espaços onde o Box será instalado, tanto na horizontal, quanto na vertical. Faça anotações para levar as informações para a loja e comprar um kit de box de banheiro que seja do tamanho suficiente do espaço que você mediu.
  3. Compre o seu kit de Box de vidro temperado: Ao comprar, verifique se o kit vem com a porta de vidro e todas as peças necessárias, rolos, parafusos e etc. O box de vidro temperado, além de ser estético, é mais durável.
  4. Junte as peças e ferramentas necessárias: A maior parte do processo de montagem de um Box de vidro temperado, envolve a instalação da estrutura de metal. Esta deverá ficar segura por uma soleira de metal, duas colunas nas laterais, que ficarão apoiadas nas paredes, e uma atravessada, para conectar as colunas na parte superior. Antes de instalar, verifique se o tamanho cabe no seu banheiro por medir as peças antes de parafusá-las, no espaço que ficará o Box, para ter certeza de que eles se encaixam corretamente. Caso as peças sejam mais longas que o espaço, você pode ajustá-las por cortá-las com uma serra.
  5. Meça e marque onde o trilho vai ser instalado: Primeiro, você vai instalar a soleira, e depois as colunas nas laterais. Medir sempre é uma boa ideia, porque garante que a porta fique nivelada.
  6. Aplique uma fina camada de silicone na soleira. Carregue a pistola com o silicone para calafetagem. Aplique uma camada fina de silicone no lado de dentro da soleira.
  7. Fixe a soleira:  Alinhe a soleira de metal e pressione-a para baixo para prendê-la. Antes de colocar a porta, certifique-se de que o trilho esteja seguro e alinhado. Caso esteja torto e o silicone seque, as colunas ficarão desalinhadas e porta não irá fechar corretamente. Pode ser uma boa ideia colocar um pouco de fita adesiva para fixar a soleira enquanto seca.
  8. Coloque as buchas de náilon nos furos: Pegue as buchas de náilon e coloque nos buracos, a fim de servirem de base para segurar os parafusos.
  9. Coloque a coluna na parede e parafuse-a: Fixe a coluna na parede e coloque os parafusos, apertando-os nas buchas. O encaixe deve ser perfeito. Repita o mesmo processo com a outra coluna para fixá-la. Com a pistola de silicone, aplique uma camada no espaço entre a coluna e o azulejo da parede, para vedar. Aplique uma camada de calafetagem em torno de cada coluna, para evitar infiltrações.
  10. Encaixe a porta de vidro temperado no trilho: Encaixe as portas de forma que elas fiquem alinhadas e viradas para fora, sem que isto interfira na abertura e fechamento. Em alguns boxes de vidro, é necessário instalar os rolamentos superiores e inferiores, para deslizar facilmente.



Com este passo a passo de como instalar um Box de vidro temperado, você vai economizar bastante em dinheiro com contrato de mão de obra. Ao final, você terá um banheiro bastante elegante e funcional. Pode começar a fazer para você mesmo e até para outras pessoas que apreciarem o seu trabalho.

Assista também o vídeo passo-a-passo para montar um Box de Correr de maneira rápida e prática.

Deixe seu comentário abaixo