Passo a passo: Saiba como fixar um tampo de vidro na mesa

  • 0
  • 1 dezembro, 2017

Tampo de vidro em mesas são excelentes móveis para quem deseja incrementar o visual dos cômodos da casa, além de usufruir dos recursos que tal objeto pode oferecer. São versáteis, servem como utensílios de decoração, modernos e tradicionais, possuem diversos tamanhos e pesos, com múltiplas funcionalidades.

Porém, nem sempre essas mesas são baratas ou muitas vezes não encontramos aquela que consideramos perfeita para o nosso espaço. Foi pensando nisso que separamos para você, caro leitor, o passo a passo de como fixar tampo de vidro na mesa, sem gastar muito e sem abrir mão de um ótimo resultado. Deixamos também informações sobre a melhor maneira de aproveitar o objeto e qual é o ideal para a sua casa!

tampo de vidro

Tampo de Vidro: sobre os vidros e mesas

Começando…

Os vidros podem ser utilizados como superfícies para mesas ou ainda como proteção para madeira (ou outro acabamento). O tampo pode ser cortado em qualquer tamanho e qualquer formato, basta escolher a base ideal para aquele vidro.

Dependendo da espessura, as peças podem ser pesadas e correm o risco de deslizar, provocando acidentes maiores. Para evitar tais transtornos, é preciso escolher a fixação ideal, optando por uma cola resistente, parafusos ou fitas antiderrapantes.

Dica de Ouro

Ao optar por um tampo arredondado, chanfrado ou quadrado, é preciso ter atenção ao tipo de borda. Independente do formato, sempre faça uso dos cantos suavizados, evitando que alguém esbarre e se machuque com as extremidades. Outro quesito que deve ser levado em conta para a sua segurança é a escolha do tipo de vidro: os temperados são mais resistentes que os “normais”, mesmo quando quebrados eles se partem em pedaços redondos e sem bordas afiadas.

tampo de vidro

Dicas extras

As mesas de vidro são, obviamente, transparentes, fazendo com que seja possível ver através do móvel. Por isso, indicamos que você posicione o objeto em cima de um tapete bonito ou um piso ajeitado, contribuindo para a decoração local.

A vantagem do tampo de vidro é a praticidade com que você pode trocar a base caso enjoe ou ache que ela não orna com o restante do seu espaço. Outro benefício é a facilidade de limpeza: basta pulverizar com um limpador de vidros e secar com uma toalha de papel ou um pano limpo e de alta maciez.

Tais mesas combinam com grandes espaços ou mesmo com pequenos cômodos, já que o vidro cria a impressão de que o ambiente é maior. Independente do tamanho de sua casa, esses móveis combinarão com a sua decoração e com as suas preferências.

Passo a passo para fixar o tampo de vidro

Agora que você já sabe tudo sobre mesas de vidro, separamos um tutorial rápido e prático sobre como fixar o tampo na base. Você vai precisar apenas de limpador, pano, detergente, água, vinagre e uma cola de vidro.

1) Limpe a peça de vidro, removendo as poeiras que ali se depositaram. Para tanto, use o limpador especial e aproveite para higienizar o metal com sabão e água. Caso a superfície do último esteja muito suja, indicamos o uso de vinagre.

2) Agora, aplique a cola ideal para vidro industrial, esta deve ser específica para secagem transparente e precisa conter um grupo n-Butil cianoacrilato ou uma base de oligômero de acrilato uretano em uma camada uniforme na parte inferior do vidro.

3) Depois prenda o vidro na base de metal, com muito cuidado e precisão para não errar. Aguarde 24 horas para que a secagem seja completa.

4) Sua mesa está pronta!

Caso queira, você pode substituir o uso da cola por uma fita dupla-face de alta adesão à superfície, ideal para tal finalidade por ser transparente, própria para a fixação de vidro e resistente a solventes ou corrosões. Tenha certeza de adquirir o produto certo para o seu objetivo.

Qual o material ideal para os tampos de vidro?

Mesas com tampo de vidro são muito versáteis porque combinam com vários tipos de decoração dependendo da sua base. Uma base de madeira pode combinar com um ambiente mais rústico e uma de alumínio com outro mais moderno. O tampo deste material é uma opção superprática para mesas de jantar, por exemplo. Porque são muito fáceis de limpar e não mancham com o calor ou com a umidade.

O vidro mais indicado para os tampos de vidro é o temperado. Isso porque esse tipo de material faz parte de uma categoria conhecida como “vidros de segurança”. Nela, está incluso, além do temperado, o vidro laminado. Esses materiais recebem essa nomeação porque protegem os usuários das características que podem causar ferimentos em caso de quebra, no qual os vidros comuns possuem.

tampo de vidro1

O vidro temperado passa por um tratamento térmico que modifica suas características, como a dureza e a resistência a impactos. Através de uma mudança de temperatura brusca, que gera uma compressão das faces externas e expansão da face interna, o material se torna muito mais resistente.

Depois de temperados, os vidros não podem ser cortados e partidos ou receber furos. Em caso de quebra, esse material forma cacos arredondados e pouco cortantes. Prezando a segurança do usuário e evitando quaisquer acidentes. Para esses aspectos, ele é amplamente empregado na construção civil, em portas e janelas, entre outros.

A modernidade presente no tampo de vidro

Uma opção supermoderna utilizada nos tampos de vidro é o vidro esmaltado. Esse material recebe uma camada de tinta cerâmica nas cores branco, branco jato, bege, preto ou marrom (chocolate). E depois é levado ao forno de têmpera, assim a tinta se funde ao vidro e nunca se solta.

tampo de vidro2

Além de ser muito fácil de limpar, este material controla a transmissão de calor e agrega a segurança de um vidro temperado. Você pode combinar a cor do esmaltado com o resto da decoração e deixar seu ambiente lindo!

Tampo de vidro na decoração

Os tampos de vidro são opções que proporcionam praticidade para o seu dia a dia, porque são muito fáceis de limpar. Além disso, são muito modernos e versáteis. Com diferentes pés e bases, as mesas com tampo de vidro podem combinar com a sua decoração e, assim, dar um visual ainda mais interessante ao seu ambiente. Confira algumas dicas para fazer essa combinação e obter um resultado lindo em seu projeto!

Decoração com espelhos

Que tal uma mesa com tampo de vidro em uma sala de jantar com contraste de tons? Neste caso, a base da mesa combinou com as cadeiras e o mesmo material foi utilizado nas molduras dos espelhos que, como já falamos aqui no blog, são uma ótima opção se você quer fazer o seu ambiente parecer maior. Ficou lindo, não é mesmo?

tampo de vidro3

Minimalismo e tons neutros

Uma mesa de centro com tampo de vidro temperado é tudo que você precisa para sua sala! O vidro temperado é um material bem resistente a mudanças de temperatura e não irá ser danificado se você apoiar uma xícara quente ou um copo gelado sobre ele. Nessa sala de decoração minimalista o design da mesa foi o toque ideal de modernidade que o ambiente precisava.

tampo de vidro4

Elegância e funcionalidade

Uma mesa com tampo de vidro deve, não somente ser bonita, mas também funcional. Quando pensar no design desse móvel, lembre-se do que quer acomodar em cima da mesa, quantas pessoas vão a utilizar e, claro, como ela vai combinar com a decoração do seu ambiente. Os pés de madeira dessa mesa combinaram com os outros móveis da sala e proporcionaram a harmonia perfeita!

tampo de vidro5

Experimente você também

Com vários tipos e formas, o tampo de vidro é uma oportunidade para atrelar praticidade e beleza aos ambientes. Aproveite hoje mesmo para incrementar a decoração da sua casa usando todas as nossas dicas!

tampo de vidro - orçamento online

Conheça a tecnologia em vidro da PS!

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

Está esperando o que? Se você ainda não possui um tampo de vidra para sua mesa, você pode encontrar os mais diversos modelos na loja PS do Vidro. Quer ajuda? Fale com um de nossos atendentes online!

Deixe seu comentário abaixo