Como fixar tampo de vidro na mesa: passo a passo detalhado

  • 0
  • 3 junho, 2015

Versáteis, objetos de decoração, modernas ou tradicionais, de diversos tamanhos e pesos, com múltiplas funcionalidades, as mesas com tampos de vidros são excelentes móveis para quem deseja incrementar o visual dos cômodos da casa e ainda usufruir dos recursos que tal objeto pode oferecer.

Porém, nem sempre essas mesas são baratas ou muitas vezes não encontramos aquela que consideramos perfeita para o nosso espaço. Foi pensando nisso que separamos para você, caro leitor, o passo a passo de como fixar tampo de vidro na mesa, sem gastar muito e nem dispensar grande trabalho. Deixamos também informações sobre a melhor maneira de aproveitar o objeto e qual é o ideal para a sua casa.

mesa-reuniao

Sobre os vidros e as mesas

Os vidros podem ser utilizados como superfícies para mesas ou ainda como proteção para madeira (ou outro acabamento). O tampo pode ser cortado em qualquer tamanho e qualquer formato, basta escolher a base ideal para aquele vidro.

Dependendo da espessura, as peças podem ser pesadas e correm o risco de deslizar, provocando acidentes maiores. Para evitar tais transtornos, é preciso escolher a fixação ideal, optando por uma cola resistente, parafusos ou fitas antiderrapantes.

Ao optar por um tampo arredondado, chanfrado ou quadrado, é preciso ter atenção ao tipo de borda. Independente do formato, sempre faça uso dos cantos suavizados, evitando que alguém esbarre e se machuque com as extremidades. Outro quesito que deve ser levado em conta para a sua segurança é a escolha do tipo de vidro: os temperados são mais resistentes que os “normais”, mesmo quando quebrados eles se partem em pedaços redondos e sem bordas afiadas.

Nossa dica de ouro é que você opte por uma espessura de um a 1,25 centímetros, peças que serão mais fortes sem que pesem demasiadamente, ou seja, você conseguirá movê-las sem dificuldade e evitará problemas como lascas no material.

Dicas extras

As mesas de vidro são, obviamente, transparentes, fazendo com que seja possível ver através do móvel. Por isso, indicamos que você posicione o objeto em cima de um tapete bonito ou um piso ajeitado, contribuindo para a decoração local.

A vantagem do tampo de vidro é a praticidade com que você pode trocar a base caso enjoe ou ache que ela não orna com o restante do seu espaço. Outro benefício é a facilidade de limpeza: basta pulverizar com um limpador de vidros e secar com uma toalha de papel ou um pano limpo e de alta maciez.

Tais mesas combinam com grandes espaços ou mesmo com pequenos cômodos, já que o vidro cria a impressão de que o ambiente é maior. Independente do tamanho de sua casa, esses móveis combinarão com a sua decoração e com as suas preferências.

Passo a passo para fixar o tampo de vidro

Agora que você já sabe tudo sobre mesas de vidro, separamos um tutorial rápido e prático sobre como fixar o tampo na base. Você vai precisar apenas de limpador, pano, detergente, água, vinagre e uma cola de vidro.

1) Limpe a peça de vidro, removendo as poeiras que ali se depositaram. Para tanto, use o limpador especial e aproveite para higienizar o metal com sabão e água. Caso a superfície do último esteja muito suja, indicamos o uso de vinagre.

2) Agora, aplique a cola ideal para vidro industrial, esta deve ser específica para secagem transparente e precisa conter um grupo n-Butil cianoacrilato ou uma base de oligômero de acrilato uretano em uma camada uniforme na parte inferior do vidro.

3) Depois prenda o vidro na base de metal, com muito cuidado e precisão para não errar. Aguarde 24 horas para que a secagem seja completa.

4) Sua mesa está pronta!

Caso queira, você pode substituir o uso da cola por uma fita dupla-face de alta adesão à superfície, ideal para tal finalidade por ser transparente, própria para a fixação de vidro e resistente a solventes ou corrosões. Tenha certeza de adquirir o produto certo para o seu objetivo.

Está esperando o que? Se você ainda não possui um tampo de vidra para sua mesa, você pode encontrar os mais diversos modelos na loja PS do Vidro. E o melhor? Compre pelo site e receba em sua casa! Adquira já a sua mesa de vidro e conquiste funcionalidade aliada à decoração perfeita! 




Deixe seu comentário abaixo