Como dar aparência de vidro aos objetos?

  • 0
  • 20 outubro, 2017

Confira o nosso passo a passo de como deixar os seu móveis com aparência de vidro, lindos e brilhantes. Quer saber como? Vem ver!

DIY = faça você mesmo

DIY é a sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa “Faça Você Mesmo”, na tradução para a língua portuguesa.

O termo DIY pode ser considerado uma “filosofia de vida”, onde os seus adeptos optam por se abster de comprar móveis, objetos decorativos e presentes, por exemplo, preferindo, ao invés disso, fazer artesanalmente.

Este conceito Do It Yourself é bastante popular quando se trata de confecção de presentes ou decorações criativas, como porta-retratos, roupas, bijuterias, cartões, velas, pulseiras etc.

Então o que você está esperando? Mão na massa!

Mesa comum sem acabamento

Passo a passo: como dar aparência de vidro aos objetos

1° Passo: Lixar a peça e aplicar marcadores de fita em toda a borda. Sua finalidade é para que não respingue nenhum excesso da resina de vidro líquido na peça. A resina de vidro é um passo importante, uma vez que você tem toda borda externa do lado interior de seu objeto gravado.

2° Passo: Transformar o seu projeto e configurá-lo em um par de blocos. De modo que a parte inferior não toque na superfície. Não se esqueça de fazer isso em apoiado em um papelão úmido.

3° Passo: Para ter o resultado de  aparência de vidro você precisa de um frasco de resina e um frasco de endurecedor. O próximo passo é misturar as duas substâncias. É importante colocar a mesma medida das duas substâncias. A resina é mais fina, então basta derrama-la no recipiente onde está o endurecedor.

4º Passo: Agora o processo mais importante. Misture as substâncias por 5 minutos até que elas se tornem homogêneas.

aparência de vidro

Mesa com acabamento

5º Passo: Derrame a mistura, numa quantidade generosa no centro da superfície a ser aplicada. Note que ela se encontra na cor branca. Com uma espuma, espalhe por toda peça. Não se preocupe, vamos suavizá-lo no passo seguinte até chegar no acabamento próximo ao do vidro.

6º Passo: Depois de aplicada a mistura, vamos ao acabamento. Esse passo não é tão duro como você pensava. Pegue uma espátula de plástico ou pedaço fino de madeira e passe levemente a espatula para deixar liso e uniforme a peça. Repita de um lado para outro, tirando o excesso da mistura. Pode acorrer marcas corridas ou respingos, por isso devemos repetir esse processo três, quatro ou mais vezes até chegar ao acabamento de vidro.

  • Uma observação é que a espátula não precisa, necessariamente, ser do tamanho da superfície a ser aplicada. durante o processo notará que a névoa branca vai desaparecendo e a superfície vai ficando transparente.

7º Passo: Tome cuidado com os respingos nas laterais, será necessário cuidar das laterais da sua peça. Pegue uma espátula ou pincel de espuma e faça o acabamento como se estivesse escovando ou pintando a peça até que as bolhas e névoa branca desapareçam.

8º Passo: Para fazer esta etapa, você vai precisar de uma tocha de propano. Para se livrar da aparência branca pastosa, ou bolhas que tenham surgido devido a reação química das substâncias.  Coloque na opção mais baixa e acene a chama sobre a sua peça, numa distância de 15 cm. Notará que o aspecto branco desaparecerá. Sempre mantenha a chama em movimento para não queimar a peça.

Mesa com aparência de vidro no acabamento.

Mesa com aparência de vidro no acabamento.

9º Passo: Depois de passar a tocha por todo o objeto, deixe descansar por 30 minutos. Após isso, faça uma checagem. Caso haja mais bolhas, torne a utilizar a tocha e repita o processo, deixe descansar com uma certa ventilação, por 24 horas antes de toca-la. Para melhor resultado e garantia, deixe descansar por 1 ou 2 dias.

10º Passo: Para finalizar retire com cuidado a fita colocada na peça, notará algumas gotículas devido ao escoamento da substância. Cuidado para não arranhar o seu trabalho. Após ter retirado as gotas ainda estão presas na parte inferior do objeto. Basta raspa-las uma de cada vez. Pegue um pano úmido e limpo para limpar os excessos de cola, após isso, você terá um acabamento profissional com aparência de vidro.

(Confira na prática. Assista ao vídeo de como dar aparência de vidro aos objetos.)

Gostou dessa dica? 

Deixe seu comentário e se conseguir fazer em casa, pode nos mandar uma foto do resultado.Confira nossas redes sociais (Facebook, InstagramGoogle+Twitter e Pinterest) e acompanhe os conteúdos feitos especialmente para você!

Sobre a PS do Vidro

A PS do Vidro está no mercado há mais de 30 anos, teve seu início em Campo Belo – SP. Atualmente,  possui atendimento em quatro lojas: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. Temos  estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Procuramos oferecer aos clientes a excelência no atendimento, na qualidade, na diversificação e oferta de produtos no mercado de vidros, espelhos e artigos de decoração. Se você quer segurança, conforto e ótimo atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa! Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

 

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta