Como conservar os vidros da sua casa?

  • 0
  • 3 maio, 2017

Para quem está decorando a casa ou apartamento e busca um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo clean, os móveis de vidro são uma excelente opção. Além de versáteis, os móveis de vidro possibilitam uma decoração bastante inovadora, já que vidros transparentes, coloridos ou espelhados podem conferir diferentes efeitos para a iluminação.

Hoje, já é possível encontrar uma infinidade de tipos de móveis, que vão desde prateleiras, cristaleiras e mesas, até os menos comuns, como escrivaninhas, camas e armários. Feitos apenas com vidro, ou utilizando combinações de madeira e metal, esses móveis podem trazer ares arrojados para a decoração, criando ambientes bem modernos para diferentes tipos de cômodos.

Embora sejam bonitos visualmente, muita gente ainda resiste à ideia de que móveis de vidro são difíceis de limpar e exigem sempre produtos específicos. Outros se preocupam com a durabilidade do material e têm medo de trincas ou mesmo de quebra da peça.

Se você anda pensando em mudar a decoração da sua casa com móveis e elementos de vidro, mas ainda está indeciso pelas questões da limpeza ou segurança, confira o post que preparamos com excelentes dicas para conservá-los.

Primeiro passo: remova o pó

Para quem quer vidros bem limpos em casa, o primeiro passo é remover o pó. Para isso, você pode usar um espanador ou um pano próprio, que não deixe fiapos na hora de remover a sujeira. Nessa primeira parte da limpeza, é fundamental que o pano esteja seco, caso contrário, a sujeira pode acabar grudando e dificultando a remoção.

No caso das janelas, antes de partir para a limpeza dos vidros propriamente, tire bem o pó das aberturas. Usando uma escova de cerdas largas ou mesmo um aspirador de pó, você pode remover toda sujeira antes de aplicar produtos para a limpeza.

A remoção de pó é essencial para conservar os vidros, pois deixa a superfície livre de micropartículas e resíduos que podem acabar riscando o material com a fricção de panos. Por isso, não descuide dessa primeira parte!

Segundo passo: escolha o produto certo

Já existem, no mercado, uma série de produtos próprios para a limpeza de vidros. Contudo, eles não são indicados para locais em que a sujeira é mais gordurosa, como é o caso de banheiros e cozinhas. Para esses cômodos, a limpeza deve ser feita com detergente neutro ou desengordurante antes da aplicação do produto para os vidros.

Uma solução feita com uma colher de sopa de vinagre e outra de álcool em um litro de água também funciona para limpar e desinfetar os vidros da casa.

Terceiro passo: evite manchas

Para evitar qualquer tipo de mancha e conservar as superfícies de vidro, o ideal não aplicar qualquer produto de limpeza diretamente. Por isso, nada de borrifar ou espalhar produtos diretamente sobre o material.

Depois de remover todo o pó, passe o produto no pano e só então aplique no local. Isso garante uma limpeza sem pingos, sinais ou marcas.

Outra dica importante é passar o pano de cima para baixo, sempre na mesma direção.

Quarto passo: dando brilho

Para fazer uma limpeza de vidros perfeita, aproveite os dias nublados! Como o sol acaba secando os produtos antes de você polir adequadamente, os dias nublados podem ser mais proveitosos para conservar seus vidros com mais brilho.

Utilizar um jornal amassado também garante um brilho reluzente – isso porque, em contato com o vidro, deixa uma espécie de película protetora e resistente à sujeira.

Por fim, o papel toalha ou mesmo uma camiseta de algodão podem ser utilizados para a finalização e para garantir o brilho do material.

Quinto passo: evite acidentes

Muitas vezes a limpeza de vidros, especialmente das janelas, requerem subir em superfícies. Para evitar acidentes o ideal é sempre fazer o uso de escadas. Durante a limpeza, não se equilibre em parapeitos para evitar quedas.

Agora que você já sabe como conservar os vidros da sua casa, existem mais algumas dicas importantes. Antes mesmo de investir em um móvel de vidro, procure empresas especializadas na confecção desses itens. Dependendo do tipo de peça, é necessário conferir um tratamento especial ao vidro para que o material ganhe maior resistência e confira segurança para a sua finalidade. Mais do que bonito, o móvel precisa ser, acima de tudo, seguro.

Na hora de remover ou mudar os móveis de vidro do local, também é importante fazer essa manobra com cuidado. Ainda que o material seja resistente, pequenas trincas podem acabar prejudicando o móvel como um todo. Por isso, vale a pena ter todo o cuidado!

Assim como os de outros materiais, os móveis de vidro requerem uma atenção específica, mas nada que possa ser chamado de “trabalho extra”. Quem busca uma decoração diferente e moderna, pode apostar nessas peças sem medo: com certeza, o resultado vai ser surpreendente!

Gostou dessas dicas para conservar os vidros da sua casa? Então, não deixe de conferir algumas ótimas ideias para decorar seu escritório usando vidro e até a próxima.  




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta