Como ampliar ambientes com espelhos

  • 0
  • 16 novembro, 2016

Ambientes pequenos parecem uma tendência da arquitetura moderna. Hoje em dia é comum ver apartamentos – e até casas – que apresentam salas, banheiros e quartos com áreas reduzidas. Por isso, uma das grandes dúvidas atuais relacionadas à decoração é como ampliar ambientes com espelhos. A amplitude é necessária para que o cômodo transmita sensações mais agradáveis a quem o frequenta – e uma das maneiras mais eficientes para deixar o ambiente mais amplo é utilizando espelhos. Mas qual é o número ideal? E o modelo? Faz diferença apostar em um espelho com ou sem moldura? São estas as perguntas que procuramos responder nas dicas abaixo. Saiba como encontrar a vidraçaria ideal para adquirir o seu espelho.

 

1. Ampliando a mesa de jantar

Uma das características do espelho que garantem uma maior sensação de amplitude é a possibilidade de ampliar ambientes com espelho. Uma mesa de jantar, por exemplo, é duplicada quando refletida em um espelho. Nesses casos, é interessante utilizar um espelho grande, que cubra boa parte da parede – para isso, a dica é contar com um modelo feito sob medida para o espaço. Também é fundamental calcular com cuidado a altura em que o espelho será colocado, para garantir que a mesa irá refletir da maneira desejada na peça.

ampliar ambientes com espelhos

Neste projeto, da designer Stela Sartori e da arquiteta Gabi Sartori, a sala de jantar ganha uma maior sensação de espaço com o espelho instalado em uma das paredes.

2. Detalhes no espelho dão personalidade à peça

Molduras, detalhes e composições de espelhos também são bem-vindos em espaços pequenos. O importante é que a peça combine e se equilibre com o estilo de decoração utilizado, para não pesar no ambiente. Um espaço clássico, por exemplo, ganha personalidade quando uma composição de espelhos é instalada em uma das suas paredes.

ampliar ambies com espelhos

A intenção deste projeto, realizado pela decoradora de interiores Marilia Veiga, é valorizar os espaços do imóvel, que, neste caso, já são amplos. A composição de espelhos contribuiu para destacar elementos na sala de jantar, como o bonito lustre sobre a mesa. Uma ideia que também dá certo em ambientes menores.

3. Espelhos criativos para uma decoração arrojada

Se a ideia é ampliar ambientes com espelhos únicos, a dica é apostar em modelos de espelhos diferenciados – que dão amplitude ao espaço e servem como modernos elementos decorativos. Uma moldura colorida, por exemplo, deixa o ambiente mais animado. Já uma composição de espelhos em forma de losango faz com que o seu décor fique mais criativo.

ampliar ambientes com espelhos

No projeto desenvolvido pelos profissionais da Inside Arquitetura e Design, três espelhos com molduras diferenciadas contribuem para a criação de um ambiente criativo e cheio de personalidade.

O que considerar na hora de montar o seu próprio projeto

Uma boa ideia é começar definindo qual será a função principal do espelho: duplicar elementos do ambiente? Que elementos são estes? Escolher a parede em que o objeto será instalado também é uma das primeiras tarefas a serem feitas. Depois decida: é melhor apostar em um modelo pronto ou feito sob medida?

Outra decisão a ser tomada é sobre o número de espelhos que serão utilizados. Lembre-se: um espelho inteiro e sem detalhes é clássico, já uma composição de espelhos dá um ar mais moderno ao espaço.

 

A PS do Vidro sabe como ampliar ambientes com espelhos. Nos contate para instalar espelhos que darão uma maior sensação de amplitude ao ambiente: trabalhamos com modelos prontos e sob medida! 

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta