Caixotes de feira sobrando? Veja 4 ideias simples para fazer em casa

  • 0
  • 27 setembro, 2015

Se tem uma peça que se tornou muito versátil nos últimos tempos é o caixote de feira. Além de seu uso mais tradicional – que é carregar o horti fruti – ele vem sendo um grande aliado na hora de decorar a casa, especialmente para os amantes da reciclagem e de projetos DIY – Do It Yourself ou Faça Você Mesmo.

Pensando nisso, criamos um post com dicas super simples que podem dar aquela renovada no visual de sua casa e contribuir com a sustentabilidade do planeta. Para isso acontecer, basta alguns caixotes de feira, tinta, elementos para composição e alguma força de vontade! Vamos lá?

4 projetos usando caixotes de feiras

Estantes novas

Esta é uma ideia ótima para aproveitar vários caixotes. Basta empilhar e fixar (com pregos ou super cola) os caixotes no formato desejado. Se você optar por um móvel mais rústico, basta manter a caixa em sua cor original, usando apenas um verniz para proteger a madeira. Já se a intenção é criar uma estante moderna ou divertida, basta pintar da sua cor preferida.

Seguindo esta base também é possível criar um hack para sala, e basta um toque muito especial para que ele fique um pouco mais sofisticado: um tampo de vidro!

Mesa de centro ou mesa de canto

Estas também são duas opções de móveis bem criativos para serem feitos com caixotes de feira. Para a mesa de centro tenha quatro caixotes posicionados com a abertura para fora. Use pregos ou super cola para moldá-los no formato desejado. Por baixo você pode usar rodinhas ou pezinhos para deixar a mesinha mais alta. E no topo o acabamento pode ser feito com um belo tampo de vidro ou de espelho.

Já para a mesinha lateral você pode usar o caixote em pé, criando uma espécie de prateleira central com pregos e uma tábua na medida certa, ou mantê-las na horizontal. Da mesma forma que na mesa de centro, finalize o móvel com pezinhos e tampo de vidro. A mesinha vai ficar perfeita para ser usada ao lado do sofá, para apoiar vasos, porta retratos e até mesmo sua bebida preferida enquanto assiste TV.

Organizadores

Os caixotes de frutas não precisam necessariamente, se tornarem móveis. Eles podem ser completamente reformados para serem usados simplesmente como: caixas! Por que não? Elas podem te auxiliar na organização de itens do escritório, toalhas no lavabo, e assim por diante… Na hora da reforma quem manda é a criatividade: vale usar verniz, tinta, adesivos,  fitas, tecidos… a escolha deve ser feita de acordo com o objetivo final.

Bancos ou apoiadores de pés

Para criar esta opção você vai precisar de um caixote, pezinhos ou rodinhas, espuma, tecido, cola quente ou grampeador de estofado. Este passo a passo segue basicamente o modelo da mesa de centro, no entanto, na parte superior da caixa você vai posicionar a espuma, passar o tecido por cima (com firmeza para não deixar muita folga), e fazer o acabamento com a cola quente ou grampeador. Muito fácil não é?

Como pintar caixote de frutas?

Para que o acabamento de sua caixa ou móvel fique perfeito, é preciso ter alguns cuidados na hora da pintura. Veja só:

  • Primeiro lixe bem o caixote para que ele fique uniforme;
  • Verifique se a madeira está bem seca;
  • Passe uma demão de tinta branca (o chamado fundo). Pode ser a tinta látex PVA, tinta esmalte sintética ou tinta acrílica;
  • Espere secar bem e aplique a primeira demão de tinta da cor escolhida;
  • Espere novamente até que fique bem seco. Se necessário aplique uma segunda demão;
  • Para finalizar e impermeabilizar o caixote, utilize um verniz para madeira (mas esta etapa é opcional).

Pronto! Seu caixote está prontinho para ganhar um novo uso. Agora é só soltar a criatividade. Por fim, lembre-se de que um tampo de vidro em seu projeto pode garantir um ar muito mais moderno e sofisticado! Vale a pena tentar!

Você já executou algum projeto DIY? O que acha desta ideia? Conte para gente através dos comentários!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta