Benefícios da janela de vidro. Descubra quais são e aproveite!

  • 0
  • 11 agosto, 2017

Os benefícios da janela de vidro agregam muito no projeto arquitetônico. Elas são funcionais e também decoram o ambiente. Além de estarem em alta entre as escolhas dos arquitetos e designers de interiores. Já começo esse post dizendo que, se a sua ideia é inovar, a janela de vidro cumpre exatamente essa função.

Além de trazer beleza e requinte aos lugares, as janelas de vidro permitem o uso da criatividade! Seja em seu formato, textura, estilo e as formas de serem utilizadas.  Fuja do convencional e opte pelo pioneirismo!

Na hora de fazer aquela reforma em casa, ou no escritório, é preciso pensar bem nas mudanças a se fazer. Por exemplo: qual tipo de porta irá usar, o tipo de acabamento nas paredes e é claro, qual o tipo de janela de vidro será usada. E se a dúvida apareceu, fique tranquilo que iremos te ajudar!

Benefícios da Janela de Vidro

Isolamento acústico, ventilação, integração entre os ambientes e iluminação natural são apenas alguns dos benefícios da janela de vidro. É interessante ressaltar que a janela de vidro assume um papel importante na decoração do ambiente. Outro ponto interessante pois, diminui o custo com detalhes decorativos, no qual a janela de vidro substitui de maneira eficiente.

Dependendo do modelo da janela ela pode aumentar a sensação de amplitude do espaço ou reduzi-lo. Dessa maneira, a janela deve casar perfeitamente com o estilo da decoração e o espaço a ser ocupado.

As janelas de vidro também podem servir como isolamento acústico. Aí a dica é usar o vidro temperado, pois, ele reduz em 20% o barulho. Além de ser mais resistente e seguro. Cada modelo de janela assume um papel importante na utilização do espaço.

Você pode optar por janelas de vidro de correr, utilizando duas folhas de vidro podendo serem ambas móveis, ou uma fixa ou uma móvel.

janela-de-vidro1

Características

Antes de iniciar o seu projeto, é importante definir qual é o modelo de janela é mais adequado e que irá atender as suas necessidades. As janelas de vidro temperado estão sendo muito utilizadas por sua praticidade e segurança. Dentre os benefícios da janela de vidro  está o fato de reduzirem em 20% o barulho, é mais resistente, e se for grande, transmite a sensação de que o ambiente é maior.

Um outro tipo de vidro muito usado em janelas é o vidro laminado, que é feito basicamente de duas chapas de vidro unidas ao meio por uma resina plástica especial, normalmente polivinil butiral (PVB). No caso de um vidro desse tipo quebrar, os fragmentos ficarão presos na resina, minimizando os riscos de laceração ou ferimentos. Além disso, o vidro laminado é excelente em filtrar radiação UV, bloqueando aproximadamente 99,6% desse tipo de radiação.

É interessante que o modelo da janela e o design do projeto estejam alinhados para que o produto final alcance o objetivo esperado.

janela-de-vidro2

Dicas de conservação

É preciso inspecionar visualmente os lados interiores e exteriores da sua janela de vidro e certificar-se de que tudo está em ordem. E fique atento as possíveis falhas de funcionamento das suas janelas, e os concerte o quanto antes. Assim evitará maiores problemas.

As borrachas também precisam ser verificadas a cada dois anos, pois, se elas se tornam secas ou rachadas nos dias quentes de verão, precisarão ser trocadas antes do inverno. Para que não percam a sua funcionalidade. Anual o bi-anual, as inspeções das janelas são parte importante da manutenção do seu imóvel.

O que não usar

Não é recomendável usar produtos alcalinos e ácidos, como desinfetantes, ceras, removedores e álcool. Depois de algum tempo utilizando esses produtos, a diminuição da transparência do vidro da sua janela pode não ser sujeira, e sim corrosão.

Evite também o uso de papel-toalha , pois, além de ser mais caro, você precisará de uma quantidade grande para alcançar um bom resultado. Toalhas de algodão também não são uma boa escolha por deixarem fiapos espalhados por todo vidro.

Também é importante ressaltar que não existem produtos milagrosos para deixar sua janela limpa. A melhor opção seja para janelas com vidros canelados ou lisos, é fazer a limpeza com frequência e impedir que eles fiquem encardidos.

beneficios da janela de vidro

Locais onde usar a Janela de Vidro

Para cada ambiente escolhido, existe um tipo de janela adequado. As janelas de correr são ideais para serem utilizados em salas, quartos e cozinhas. Um outro modelo de janela muito usado em salas e cozinhas e o Vitro Pivotante. Por ter um modo de abrir diferenciado (abre para fora, mas de lado), torna o ambiente mais moderno. A janela Maxim-ar é ideal para os ambientes pequenos, tais como: áreas de serviço e cozinhas com espaço reduzido.

Atente para o tamanho da janela e considere o espaço de parede, tamanho do quarto e posição da mesma. Quartos muito grandes com janelas pequenas podem ser esteticamente desagradáveis, bem como não promover a iluminação e ventilação necessária.

Fique atento também à compra da janela apenas pelo preço baixo. Esse é o primeiro erro que você pode cometer. As consequências podem ser graves e levar a um desconforto na hora de usá-la. Janelas que emperram na abertura, cupins, empenamento, infiltração de água, ferrugem e outros problemas podem ser as consequências.

Texto Isadora Couto

 E aí, se inspirou com as nossas dicas?! Experimente os benefícios da janela de vidro e conte-nos o que achou.

 



Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta