Banheiros pequenos: qual é o box de vidro ideal?

  • 0
  • 17 novembro, 2017

O box é um dos principais elementos do banheiro. Embora a sua função central seja manter o banheiro seco e limpo, a peça também ganhou com o tempo um papel importante na decoração. Trazendo mais estilo, conforto e funcionalidade ao ambiente. Com o modelo certo, pode-se aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível.

Quando o assunto é box de vidro, deve-se levar em consideração alguns pontos na hora da compra. O preço, claro, é um fator importante, mas além disso, o tamanho, o tipo de vidro que será utilizado, o formato e mesmo a cor são essenciais para que se tenha maior comodidade e tranquilidade nesse ambiente que é, por essência, íntimo.

Tamanho e formato

Um bom box de vidro é aquele que não furta espaço útil do banheiro. Em suma, existem variados tamanhos e formatos tanto de boxes quanto de banheiros. Encontrar o ideal para o seu imóvel não será um problema enquanto mantiver-se atento às proporções do toalete. Box de vidro em banheiros de apartamento, cujo o espaço costuma ser menor, é de longe uma escolha acertada. Aliar os itens necessários para um banheiro salubre em um espaço reduzido é tarefa que os proprietários de apartamentos conhecem bem.

Além disso, é sempre bom ter em mente que o espaço da porta, caso seja de abrir, também deve entrar na conta. Veja abaixo alguns exemplos de harmonia entre área útil, tamanho da peça e formato:

box de vidro ideal2

(Box de vidro de correr)

Porta de correr:

Este é um modelo comum, pois cabe em banheiros de diferente tamanhos. Nesse tipo de box, há uma parte de vidro fixa, junto à parede, e uma parte móvel – a porta – que corre pelo trilho sustentada pelas roldanas na barra superior. As roldanas podem ser aparentes ou embutidas, variando de acordo com o projeto estético do banheiro.

Porta de abrir:

Este modelo é indicado para banheiros médios e grandes, nesse tipo de box de vidro a parte fixa também fica junto à parede, mas a porta abre para dentro ou para fora da área do box.

Box de quina:

O box de quina, ou box de canto, é a principal escolha para banheiros realmente pequenos. Nesses casos, como a área é menor, é indicado o uso de portas de correr, para poupar a área útil do toalete.

Para banheira:

Nesse caso, o box é instalado com trilhos sobre a lateral da banheira, para que a porta possa correr. É um formato bastante prático e seguro, pois impede respingos de água, mantendo o banheiro seco.

Box sanfonado:

Esse modelo não é muito comum, mas certamente é uma opção para ambientes pequenos. Ele funciona com duas partes móveis que correm em trilhos superiores e inferiores. É normalmente utilizado em áreas de banho tão pequenas que mesmo os boxes de vidro tradicionais não representam uma boa aposta. A manutenção deste produto deve ser realizada com maior frequência, uma vez que a peça tem um sistema delicado de funcionamento.

Cores de Box de vidro

Você pode escolher entre muitas cores para o vidro do box. A opção mais comum e recomendada, especialmente para banheiros pequenos, é o box de vidro incolor, uma vez que empresta ao cômodo sensação de profundidade e parece ampliar o espaço. Assim como o vidro incolor, tons mais claros também valorizam espaços pequenos, além de acrescentarem elegância ao ambiente.

Quando o assunto são os banheiros grandes, tons como o preto e o fumê podem ser a escolha ideal se o objetivo é tornar o espaço mais aconchegante. Tons escuros tendem a transmitir a sensação de redução do espaço, acrescentando, ainda, toque de modernidade sem exageros. Outras cores, como o azul e o verde, também se encaixam nesse perfil.

Diferentes cores de Box de vidro

Box de vidro liso ou com textura?

De forma similar às tonalidades, além do box vidro liso, aquele tradicional, também é possível encontrar variações, como os modelos com textura. Entre eles, os mais conhecidos são o jateado, o antílope, o astral, o pontilhado e o quadrado.

As texturas são um ponto singular na ambientação. São ótimas escolhas quando se deseja ampliar a sensação de privacidade, já que impedem parcial ou totalmente a visão do interior do box. Por outro lado, dentro de um banheiro pequeno a textura se iguala aos vidros de cor escura, carregando o ambiente de maneira que o local pareça mais estreito, especialmente se o banheiro já tiver outros elementos fortes, como azulejos decorados e ou bancada de mármore escuro. Nesse caso, o box de vidro liso pode ser a opção mais recomendada, mas lembre-se, no fim, o seu gosto é o que importa.

Caso você deseje usar um modelo com textura ou vidro escuro em um banheiro menor, busque equilibrar as tonalidades. A sugestão é usar cores claras nos demais aspectos do ambiente, como as paredes e armários. Um bom truque de decoração é usar espelhos sem moldura, pois eles ajudam a simular um espaço de maior proporção.

5 dicas práticas para instalar o box de vidro ideal

  1. Por segurança, é recomendado o uso de vidro temperado, que são até 5 vezes mais resistentes que os vidros comuns;
  2. Recomenda-se que a manutenção do box seja realizada uma vez por ano para garantir seu bom funcionamento;
  3. É preciso estudar o ambiente antes de escolher o material, acabamento e modelo do box para que se obtenha a maior praticidade, funcionalidade e elegância do produto:
  4. Para que o box possa ser utilizado com conforto por pessoas com os mais variados biotipos, recomenda-se que o box tenha área mínima de 80 cm por 80 cm;
  5. Busque pesquisar sobre a empresa que fabricará o box e também sobre a que realizará a entrega. Certifique-se de que os comerciantes detém conhecimento e agem com profissionalismo.

Gostou das dicas? – Na PS do Vidro você encontra os melhores modelos de box de vidro para o seu banheiro e com preços incríveis. Se você ainda tiver dúvidas sobre box de banheiro ou já decidiu qual o deseja e quer fechar negócio, entre em contato!

PS do vidro orçamento

Deixe seu comentário abaixo