Área de serviço: Como transformar sua lavanderia usando vidro e madeira

  • 0
  • 1 setembro, 2015

A área de serviço de uma casa é um lugar que, na maioria das vezes, fica meio esquecido em relação à decoração. Mas sempre que recebe um carinho na aparência dá até vontade de ficar mais tempo por lá – e muita gente pensa logo em dar outra utilidade, como fazer dela um jardinzinho ou cantinho especial.

A verdade é que a área de serviço pode ficar tão bonita quanto o resto da casa e transformar-se em um ambiente muito gostoso de ser frequentado, principalmente quando fica anexa àquele quarto de empregada que você usa como escritório. Para isso, bastam quatro ingredientes: vidro, madeira, bom gosto e criatividade.

Como a área de serviço costuma ser pequena, é mais fácil e mais barato do que se imagina dar um up no visual. Veja nesse post ideias geniais para transformar aquele cantinho esquecido no mais novo charme da sua casa!

Luz natural deve ser sempre prioridade

Primeiro pense em uma coisa: o que é essencial em uma área de serviço? Ela deve ter luminosidade, ser arejada e ter espaço suficiente para guardar objetos em geral, e não apenas para a máquina de lavar e secadora. Para manter a boa luminosidade natural, use e abuse dos vidros, eles são seus grandes aliados na decoração.

Nos apartamentos modernos cujo espaço é reduzido, é comum a área de serviço ser contígua à cozinha, o que acaba causando duas situações: ou ela tem uma parede dividindo os ambientes ou é completamente aberta. No primeiro caso a cozinha costuma ser a mais prejudicada, já que normalmente a parede inteira barra a luminosidade natural que entra pela janela da área. No segundo caso, por outro lado, se a parede for meia ou inexistente, é o cheiro e a gordura dos alimentos que podem impregnar as roupas que estão secando.

Nestes casos a solução é colocar uma parede de vidro para barrar o cheiro da comida ao mesmo tempo em que deixa passar a luz. Você pode usar vidros fixos transparentes ou verdes, feitos sob medida, de forma a aproveitar melhor o espaço. Caso o quarto de empregada esteja sendo usado como escritório, você pode proporcionar uma integração com a área substituindo parte da parede por uma cortina de vidro, garantindo maior entrada de luz natural. Você pode garantir a privacidade com cortinas romanas, venezianas de madeira ou até esteiras de palha, para quem prefere um estilo rústico. Com isso você ganha em sustentabilidade e ainda economiza na conta de energia elétrica.

Um cantinho para chamar de seu

Apartamentos térreos e casas ganham muito mais charme com áreas de serviço com largas portas de correr em vidro e moldura de madeira, que ajuda a “aquecer” o ambiente. Quando a área ficar voltada para áreas de lazer, a recomendação é usar vidro fumê ou verde para barrar a visão de roupas estendidas, por exemplo.

Mas você também pode transformar a área térrea em um cantinho muito gostoso, principalmente se ela for ao ar livre, com um teto de vidro laminado de 8 ou 10 mm. O ambiente ganha luz e aconchego, principalmente se estiver envolvido por vasos de plantas e itens de mateira e ferro.

Neste caso você pode transformar uma área de serviço fria até em um cantinho de leitura bem confortável. Para isso aposte na madeira, com uma mesa pequena redonda rústica e duas cadeirinhas de ferro, cercada por plantas em bules de alumínio antigos ou louças velhas – valem até as quebradinhas. Dê mais um toque vintage ao local, pintando em azul colonial a janela com vidros quadrados e criando apoios com tábuas de pinho ou prateleiras de madeira de demolição, ideais para apoiar o cesto de roupas e manter sabão em pó e amaciante organizados com muito charme. Use a madeira pontualmente quando o ambiente estiver muito frio, como em tampos, quadros, cadeiras e piso.

Pronto, com essas dicas você reforma a sua área de serviço em instantes, garantindo, conforto, aconchego e economia a um pedacinho da casa que costuma ficar estar esquecido!

Você tem mais ideias para decorar a área de serviço com vidro e madeira? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Espelhos Decorativos: O Guia Básico para Decorar Ambientes

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta