Acabamentos e acessórios para porta de vidro

  • 0
  • 2 agosto, 2017

Acabamentos e acessórios para porta de vidro. A porta de vidro é uma das escolhas mais acertadas para decorar qualquer ambiente, seja em espaços residenciais ou comerciais. Um dos benefícios mais evidentes e atraentes das portas feitas de vidro é a passagem da luminosidade. Torando possível que se desfrute da luz natural nos ambientes.

A luz torna não só qualquer ambiente mais agradável, como também representa uma importante forma de reduzir os custos com iluminação artificial. Além disso, o vidro é um material durável e extremamente fácil de ser limpo.

Ele não enferruja, não recolhe pó e é resistente à abrasão e à umidade. Por atender satisfatoriamente a todas essas exigências, a utilização de vidros em portas vem aumentando cada vez mais.

No mercado, existe uma ampla variedade de estilos e opções de portas de vidro e partições para deixar o seu ambiente mais atraente.

No post de hoje, vamos apresentar os principais tipos de acabamentos e acessórios para porta de vidro que podem ser utilizados em seu ambiente. Acompanhe!

acessórios para porta de vidro

Porta de vidro duplo

Além de tornar o ambiente mais bonito, as portas de vidro também podem oferecer soluções mais funcionais.

É o caso das que são feitas de vidro duplo. Constituída por dois ou mais vidros que estão separados entre si, por uma câmara de ar entre as lâminas. Sua principal vantagem é que ele é um bom isolante térmico e de ruídos. No inverno, o vidro duplo ajudar a diminuir a condensação e reduz a perda de calor, tornando a sensação de habitação mais confortável, permitindo diminuir o consumo de energia no que se refere à climatização. O mesmo efeito ocorre no verão, já que diminui a quantidade de calor que entra no ambiente, gerando economia com o uso de ventilador ou condicionador de ar.

Em ambientes comerciais, principalmente naqueles que trabalham com edição de áudio, a porta de vidro duplo também pode ajudar a minimizar o nível de ruído entre outros departamentos ou até mesmo para os vizinhos. Em casas situadas em bairros urbanizados, ruídos de trânsito e da vizinhança são abafados por esse tipo de porta de vidro.

acessórios para porta de vidro

Porta de vidro jateado

Os vidros jateados passaram por um processo de receber jatos de areia para torná-los ásperos e opacos, diminuindo os reflexos e a passagem de luz ou claridade. Sua superfície é translúcida, mas não transparente.

Uma porta de vidro jateado pode ser usada não apenas para fazer uma divisão de ambientes, como também para proporcionar mais privacidade. Seu tom opaco deixa o ambiente mais moderno, elegante, estiloso e reservado.

Como o processo de jateamento altera a textura do vidro, é possível trabalhar a criatividade e personalização na decoração do ambiente, criando relevos, desenhos e estampas na superfície.

acessórios para porta de vidro

Adesivação de portas de vidro

Hoje, com impressoras de alta definição e equipamentos de recorte eletrônico, é possível confeccionar adesivos para instalação em divisórias e em portas de vidro. Sem duvidas um dos mais inovadores acessórios para porta de vidro.

Os adesivos, feitos de vinil, podem apresentar imagens, anúncios, textos e outras informações com extrema qualidade e em grandes formatos.

O vinil reproduz com perfeição efeito transparente, brilhante ou fosco à imagem, podendo até mesmo apresentar o efeito de vidro jateado. Uma opção mais barata do que o tratamento no vidro convencional.

Vale lembrar de que, em alguns municípios, é obrigatória por lei a instalação de faixas sinalizadoras de segurança em determinados ambientes comerciais para evitar possíveis acidentes. A faixa em adesivo jateado, com impressão digital, ou ainda em vinil adesivo, pode ser uma solução decorativa e dentro das normas da prefeitura local.

acessórios para porta de vidro

Portas com vidro colorido

O vidro colorido também pode ser um recurso para valorizar a decoração de um ambiente e ajudar a ajustar o nível de iluminação. O material pode ser pintado a frio ou serigrafado com esmalte cerâmico, oferecendo uma infinidade de possibilidades em decoração.

A partir de uma paleta de películas coloridas, translúcidas, opacas e com padrões geométricos, é possível sobrepor um ao outro, criando efeitos surpreendentes no ambiente.

Uma porta de vidro pode servir de recurso para separação de ambientes ou como forma de compor a decoração, contrastando com móveis e acessórios em tons neutros e escuros. O brilho proporcionado pela pintura do vidro traz elegância e delicadeza à aos espaços.

Porta de vidro autolimpante

Sim, os vidros autolimpantes já existem! É aplicado principalmente em portas e janelas em ambientes externos. Esse tipo de vidro recebe uma camada com partículas de dióxido de titânio.

Este produto químico permite que os raios solares, ao incidirem sobre o vidro, desfaçam os materiais orgânicos, como a poeira. Durante a chuva, a água se espalha igualmente por toda a superfície do vidro, levando com ela toda a sujeira.

Outra vantagem do vidro autolimpante é que ele seca mais rapidamente e não deixa aquelas indesejadas manchas. Ele é indicado para locais poluídos, como lugares próximos às áreas industriais e aeroportos.

acessórios para porta de vidro

Puxadores

Os puxadores são as peças que auxiliam no abrir e fechar de portas. Um dos principais acessórios para porta de vidro. Estão disponíveis em diferentes formatos e materiais. Os mais recomendados são os feitos de metais, como latão ou alumínio, por apresentar maior durabilidade e facilidade de limpeza.

Além disso, os metais tendem a combinar melhor com outros tipos de materiais. Os puxadores arredondados são indicados para uma decoração mais leve. Já as maçanetas retas ficam bem com um ambiente mais rústico.

Para um efeito mais clássico, os puxadores redondos de vidro ou resina também são ótimas opções.

E então, o que acha da ideia de tornar seu ambiente mais atraente com uma porta de vidro? Qual acabamento e acessórios para porta de vidro você achou mais interessante? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta