6 aplicações inusitadas do vidro na decoração

  • 0
  • 6 maio, 2017

O vidro é um material versátil, que pode ser utilizado tanto em objetos de decoração de ambientes quanto
nos móveis que compõem os espaços. Ele é reconhecido por levar mais conforto aos ambientes, porque os deixa mais iluminados e com uma maior sensação de espaço.

Além dos usos conhecidos – como espelhos inteiros pendurados em paredes, boxes de banheiro e luminárias de vidro – o material também pode ser utilizado de maneiras inusitadas.

Se você procura criar uma decoração de ambientes mais arrojada, com elementos aplicados de forma inovadora, fique atento às ideias inspiradoras que reunimos abaixo. Elas mostram como o vidro pode ser utilizado além das – também incríveis – maneiras tradicionais. Confira.

6 inspirações criativas para usar vidro na decoração de ambientes

1. Portas e divisórias

Portas externas de vidro são uma excelente ideia, porque aproveitam o máximo da luminosidade natural. O ambiente fica com aspecto mais confortável e, quando há uma vista bonita no lado de fora, a decoração ganha em cor e beleza.

Da mesma forma, as divisórias de vidro, quando utilizadas para separar ambientes internos, contribuem para que eles pareçam mais espaçosos. A ideia pode ser utilizada para separar salas, quartos e escritórios, por exemplo.

Para que o vidro não prejudique a privacidade, especialmente quando utilizado em ambientes íntimos, a dica é usar cortinas, que podem ser fechadas sempre que necessário.

2. Telhado de vidro

Outra forma de aproveitar melhor a luminosidade natural é aplicando vidro no teto. Na decoração de ambientes, como a sala, o efeito é moderno e elegante, mas a ideia também funciona em outros cômodos, como o quarto. Já pensou poder observar as estrelas sem sair do conforto da sua cama? Ou ver pingos de chuva caindo lentamente no telhado em uma tarde de verão?

O tamanho da área envidraçada pode variar de acordo com a preferência dos moradores da casa. Já o material deve ser, preferencialmente, vidro temperado, que é mais resistente. Nesse caso, também é altamente indicado contar com o apoio de um profissional qualificado no desenvolvimento do projeto.

3. Terrário

As plantas são sempre uma boa ideia para decoração de ambientes, como a sala, o banheiro e o quarto, certo? Elas dão cor e adicionam vida aos espaços, então, que tal deixar a ideia mais arrojada e optar por um terrário de vidro?

O terrário também é chamado de micro jardim, porque consiste em um pequeno ecossistema guardado em um receptáculo de vidro. Você mesmo pode fazer o seu terrário. Escolha um recipiente de vidro, que combine com o ambiente em que ele ficará, coloque um pouco de cascalho e carvão vegetal dentro, terra adubada e plante as mudas escolhidas. Coloque mais cascalho em cima e use a sua criatividade para completar a decoração.

O recipiente do terrário pode ficar fechado ou aberto e as suas plantas nunca devem receber iluminação direta do sol.

4. Móveis de vidro

Móveis de vidro também contribuem para que a decoração de ambientes fique mais leve e aconchegante. As opções são muitas:

  • Mesas de vidro curvado – práticas e elegantes, conferem um ar moderno para a sala de jantar.
  • Tampos de mesa – você também pode aproveitar a ideia incluindo apenas um tampo feito de vidro na sua mesa. Além de deixar o móvel mais elegante, também faz com que ele seja mais fácil de limpar.
  • Mesa de centro – existem muitas opções de mesa de centro feitas de vidro. Modelos espelhados, retangulares, quadrados, com rodas e blocos inteiros são algumas das possibilidades.
  • Prateleiras – prateleiras são sempre úteis para guardar os mais diversos itens: livros, porta-retratos, brinquedos, entre outros. Quando feitas de vidro, elas contribuem para a leveza do espaço.
  • Estantes – assim como as prateleiras, as estantes também são úteis em diversas situações. Podem ser colocadas no escritório, no closet ou no banheiro. O vidro, utilizado no móvel, dá um toque moderno ao ambiente.
  • Aparadores – você também pode optar por um aparador de vidro. Clean, o item pode ser utilizado como bar, na sala de estar, ou como mesa de apoio.

5. Na fachada da casa

Muros são necessários para garantir uma maior segurança para as casas, certo? Mas e se fosse possível contar com esta segurança e ainda permitir que parte do seu jardim fosse visto da rua? Para isso, basta apostar em uma ideia que tem sido muito utilizada para valorizar a fachada de residências: os muros feitos de vidro resistente, como o temperado ou laminado.

A ideia pode ser aplicada em toda a fachada ou apenas em uma área específica. Assim, você pode usar alvenaria para garantir a privacidade de determinadas áreas, como a da piscina, e um espesso vidro em partes em que quer destacar, como a entrada da casa ou o jardim.

6. Pisos e degraus

Outra possibilidade é utilizar o material no chão ou nos degraus da escada. Esta é uma ideia segura, porque são utilizados vidros de alta resistência e estruturas de aço no projeto. Além disso, películas antiderrapantes contribuem para que os degraus e pisos fiquem menos escorregadios.

Como ainda não existem normas brasileiras para guiar projetos em que vidros são utilizados no chão e nos degraus, arquitetos se baseiam em normas internacionais e em cálculos adequados às regras estabelecidas pela ABNT.

Assim como outros itens de vidro, uma escada feita deste material agrega leveza e luminosidade ao cômodo, que também fica com ar mais moderno. Você pode optar por um vidro colorido ou transparente para complementar a decoração de ambientes.

Já no chão, é possível criar um efeito divertido quando se opta por um piso de vidro com fundo decorado. Você pode criar um ambiente temático, colocando no fundo pedras e conchas, por exemplo, ou pequenos brinquedos, no quarto das crianças.

Outra opção é fazer um mezanino com chão de vidro. Esta é uma ideia que deixa o ambiente mais interessante, porque permite que as pessoas visualizem o pavimento de baixo lá de cima e vice-versa.

O vidro é um material que agrega valor e conforto a projetos de decoração de ambientes! Você já conhece a PS do Vidro? Em nosso catálogo, você encontra móveis, espelhos e outros artigos feitos deste material. Acesse o site e confira!




Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta