3 vantagens do vidro laminado na decoração

  • 0
  • 6 novembro, 2017

O vidro laminado na decoração? Confira suas vantagens!

Considerado um vidro de segurança, o vidro laminado na decoração é uma das melhores opções para projetos que preveem grande exposição do material aos fatores externos ou a possíveis impactos. Principalmente para projetos de fachadas e fechamentos de varandas. Por exemplo, ou nas aplicações automotivas, como nos para-brisas dos veículos. A forma como é produzido – a partir de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas de resina ou polivinil butiral (PVB) – faz com que o vidro laminado tenha ainda outras vantagens.

O vidro laminado na decoração oferece ainda conforto termoacústico e grande variedade de cores. Que dependem apenas da combinação de vidros e resinas feitas durante a sua produção. Além disso, ao quebrar, ele se espatifa em cacos com poucas arestas e que ficam presos na placa laminada. Minimizando o risco de eventuais ferimentos. Por essas razões o uso do vidro laminado é uma tendência crescente em decoração e arquitetura em todo o mundo. Conheça mais sobre o material em nosso artigo especial “Tudo sobre o vidro laminado”.

vidro laminado na decoração
1. Segurança

O vidro laminado na decoração é produzido a partir da união de duas ou mais placas de vidro, que podem ser do tipo comum, temperado, impresso ou aramado. Dependendo da finalidade para a qual será empregado e as necessidades da construção. Como as placas são unidas por calor e pressão, coladas por PVB ou por resina, o produto final acaba sendo considerado um vidro de segurança. Que na verdade apresenta resistência a diferentes níveis de impacto. De acordo com a quantidade de placas e com os vidros que a compõe. Assim, além de mais resistentes, eles são também os que menos perigo oferecem em caso de quebra. Minimizando o risco de ferimentos uma vez que os estilhaços tendem a ficar presos na placa laminada. A forma como ele se fragmenta também é diferenciada, produzindo cacos menos pontiagudos, evitando lesões graves.

vidro-laminado-na-decoração3

2. Conforto termo acústico

Devido à forma como é produzido, o vidro laminado na decoração oferece também grande conforto termo acústico. De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), o PVB é uma resina muito flexível e resistente. Ao ser utilizada na junção das placas de vidro para a composição do vidro laminado, essa substância faz com que ele se torne ainda mais espesso. Reduzindo o nível de ruídos indesejáveis, que são barrados tanto pela resina quanto pelo vidro. O material ainda barra a incidência térmica e 99% da radiação transmitida pelos raios ultravioleta (UV).

Além de proporcionarem ambientes mais saudáveis e confortáveis, o vidro laminado na decoração também ajudam a proteger tecidos como tapetes e cortinas. Além dos estragos ao mobiliário causado pelos raios solares. Por isso eles são especialmente indicados para guarda-corpos, fechamento de sacadas, coberturas e claraboias. Além de serem cada vez mais utilizados para compor muros de vidro e para a divisão de ambientes internos em projetos de arquitetura.

vidro-laminado-na-decoração2

3. Múltiplas cores

Os vidros laminados podem ainda ser fabricados em múltiplas cores. De acordo com a necessidade da construção ou o projeto arquitetônico. Isso é possível devido à combinação entre os vidros utilizados na composição das camadas com o PVB, além das cores das películas. Como, além de resistente, seguro e colorido, ele pode ser desenvolvido até a espessura de 30 mm. O vidro laminado na decoração oferece uma infinidade de possibilidades na sua utilização. No entanto, não esqueça que para aproveitar ao máximo todas as características e vantagens do vidro laminado. É preciso que ele seja instalado por mão de obra especializada. E que obedeça às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A espessura ideal do vidro dependerá de cada uso e de cálculos que também devem ser realizados por pessoal qualificado, assim como a forma correta para seu encaixe e fixação.

vidro-laminado-na-decoração33
Dicas gerais: vidro laminado na decoração

O vidro laminado simples é mais utilizado em divisórias, portas, janelas, clarabóias, pára-brisas de carro, fechamento de sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas. O custo do vidro laminado também é um pouco maior que o temperado. Porém é mais adequado em algumas situações como em pára-brisas de automóveis. Janelas, varandas ou onde não pode cair o vidro quebrado, como em clarabóias e corrimãos. É possível desenvolver peças de vidro laminado de até 30 mm, o que gera uma infinidade de possibilidades de aplicação e maior segurança também como no caso de escadas.

O vidro, em geral, é um material sensível por isso é importante contratar mão de obra especializada para a sua instalação. Os cuidados devem ser tomados desde antes do processo de fabricação, durante o transporte, o armazenamento das peças e durante a instalação, para evitar quebras, rachaduras, lascas que possam afetar o material.

Na hora de escolher e instalar vidros, é preciso seguir as determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É importante que seja feito um projeto detalhado por um engenheiro ou arquiteto. Para determinar a espessura ideal do vidro e a forma correta de fixação. E para sacadas, varandas, escadas e pisos, ainda não há normas publicadas e documentos que precisam ser emitidos por estes profissionais.

E aí, se inspirou com as nossas dicas?!

Conheça a tecnologia em vidro da PS

Há mais de 30 anos no mercado, a PS do Vidro une experiência, qualidade e preços competitivos que a fizeram ser um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros de São Paulo. Com atendimento em quatro unidades espalhadas por SP: Unidade Morumbi, Unidade Vila Olímpia, Unidade Saúde e Unidade Perdizes. A PS do Vidro ainda conta a estrutura própria de produção e beneficiamento de peças sob medidas, fora de esquadro, corte, colagem e acabamento. Além de preocupação com a segurança, conforto dos clientes e ótima recepção no atendimento, escolha a PS do Vidro, pois a garantia de qualidade é certa!  Peça um ORÇAMENTO ONLINE.

 

Deixe seu comentário abaixo

Envie uma resposta